Conheça as diferenças entre o mouse óptico e mouse laser

mouse óptico
HARDWARE

Um bom mouse faz parte da armadura de um gamer. Uma das maiores dúvidas de quem procura um novo modelo são as diferenças entre o mouse óptico e mouse laser.
Por isso, é necessário muita pesquisa para entender melhor o papel do hardware e suas características durante as partidas, tornando a escolha mais fácil, uma vez que cada modelo possui vantagens e desvantagens.
Para saber mais sobre, continue a leitura!

Como os mouses ópticos e a laser funcionam?

A definição simples do funcionamento de um mouse é a mesma para as duas categorias: o hardware lança uma espécie de luz na superfície e analisa o reflexo dela por meio de um sensor chamado CMOS.
Simplificando, o mouse tira milhares de pequenas fotos por segundo. A partir dessas imagens, o mouse identifica como foi o movimento, sua direção e velocidade. Enquanto a luz do mouse óptico é de LED, a outra tecnologia utiliza um laser. Essa diferença impacta, principalmente, na sensibilidade e precisão de cada um.

Sensor CMOS do mouse
O sensor CMOS é responsável por identificar os movimentos do mouse.

Diferenças entre o mouse óptico e o mouse a laser

Por mais que a explicação simples do funcionamento desses acessórios pode dar a impressão que são iguais, existem diferenças muito importantes entre um mouse óptico e o mouse a laser.

Sensibilidade

A sensibilidade dos mouses é definida pela métrica “pontos por polegada” (DPI), e é comum encontrar artigos falando que a tecnologia define se um mouse é de qualidade ou não. No entanto, nem sempre é o caso.
Mesmo mouses econômicos, feitos para o dia a dia, podem ultrapassar facilmente a marca de 1000 DPIs, mas isso não quer dizer que eles são recomendados para o nicho gamer. Com a evolução da tecnologia dos sensores CMOS, até mesmo mouses com DPI abaixo de 1000 podem alcançar resultados ótimos.

Mouse sem fio
Nem sempre um alto DPI é sinônimo de qualidade.

Precisão

A precisão é outro fator que merece muita atenção e, provavelmente, a característica que mais evidencia a diferença entre mouse óptico e laser. Portanto, quão maior ela for, mais precisa será a análise dos movimentos feitos.

O mouse a laser é, via de regra, muito mais preciso do que o mouse óptico. Porém, é necessário ficar de olho: nem sempre precisão é sinônimo de qualidade.
Enquanto a luz do mouse óptico não é capaz de penetrar a superfície, o laser consegue, aumentando a sua precisão. Essa característica do mouse óptico faz com que ele necessite estar em uma superfície plana e reflexiva para funcionar satisfatoriamente, sem “engasgos” ou movimentos errôneos. Por outro lado, o mouse a laser é capaz de entregar bons resultados em praticamente qualquer superfície.
Mouses ópticos não funcionam em qualquer superfície
Ao mesmo tempo, uma sensibilidade muito alta pode ocasionar problemas. Movimentos lentos, que são necessários em diversos momentos da partida, podem ser mal interpretados pelo mouse a laser, o que causa instabilidade.

Por isso, uma alta precisão é uma faca de dois gumes. Na hora da escolha entre mouse óptico ou a laser, é necessário identificar qual é a sua prioridade.
Confira uma tabela comparativa:

Mouse óptico Mouse a laser
Tecnologia Luz de LED Laser infravermelho
Precisão Ideal para qualquer superfície Ideal para qualquer superfície
Sensibilidade Alta Satisfatória
Mousepad Recomendado usar Não necessita

 

Como comprar

Ao comprar, a escolha entre qual tipo de mouse é melhor depende muito das necessidades e condições de quem joga.
O mouse óptico é mais confiável, visto que tem boa sensibilidade e precisão ideal para jogar. Ao mesmo tempo, eles precisam estar em superfícies específicas para que o funcionamento seja satisfatório, muitas vezes precisando de um mousepad para entregar bons resultados.
Ao mesmo tempo, o mouse a laser funciona em praticamente qualquer superfície. Por isso, esse modelo é ideal para quem não quer se preocupar com mousepads, visto que a mobilidade exige um padrão que funcione bem em diversas situações.
Mesmo assim, o excesso de precisão pode ser uma dor de cabeça durante a partida. Esse problema pode ser minimizado configurando a sensibilidade e precisão do mouse pelo computador.
A Shopinfo conta com boas opções de mouses nas diferentes categorias. Clique no banner e confira!
Mouses gamer da Shopinfo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *