Como analisar a qualidade da placa mãe de seu computador e qual a hora de trocar

Tecnologia

São diversas as marcas e modelos de placa mãe no mercado atual. Com este cenário, fazer a escolha de uma placa mãe para games depende do conhecimento de seus componentes para poder analisar a qualidade da placa mãe antes da compra.

A placa mãe junto com o processador são os componentes mais importantes para melhorar o desempenho do computador. Por este motivo, é preciso ter planejamento para a compra dos dispositivos. A placa mãe é quem determina a escolha do processador (CPU), do tipo de memória e das portas do periférico (portas gráficos, conexões Sata para discos rígidos e leitores óticos). Com pesquisa é possível evitar comprar produtos incompatíveis e ter a necessidade de trocar componentes, gastando mais.
A compatibilidade de geração e às vezes de fabricante na escolha destes componentes também é importante para o bom funcionamento do desktop. Se algum dos componentes de processador e memória foi trocado por uma nova geração, a placa mãe também deve ser trocada.

Como analisar a qualidade da placa mãe

Com isso definido, existem alguns componentes essenciais na placa mãe que devem ser analisados antes da compra, especialmente quando ela será utilizada para games. Veja mais sobre cada um deles.
Compatibilidade: O primeiro ponto é verificar a compatibilidade do chip com os processadores, pois o chip Intel não funciona para processadores AMD, por exemplo. Verifique a lista de processadores que a placa mãe suporta no site do fabricante.
Memória RAM: Verifique os recursos da memória RAM e preveja os upgrades que serão necessários para solucionar a que se adequa a suas necessidades.
Armazenamento: Prever a quantidade de portas que serão necessárias na placa mãe diz respeito à quantidade de HDs que estarão conectados a ela. A interface mais utilizada no momento é o SATA 3 (6GiB/s) que oferece o dobro da velocidade em relação ao SATA 2 (3GiB/s). Ao montar um pc gamer a escolha por um SSD é a melhor opção para influenciar no desempenho, assim como o SATA 3 também auxilia.
Slots de expansão: O número de slots de expansão devem ser considerados por quem quer um computador para jogos mais pesados ou que deseja adicionar uma placa de som mais potente. As melhores placas mãe atuais vem com um slot PCIe x16, onde é possível aumentar o desempenho com mais de uma placa de vídeo das tecnologias AMD, SLI e Nvidia.
Tamanho: O tamanho da placa mãe que você irá comprar é determinado pelo espaço disponível para o computador e influencia diretamente na escolha do gabinete.
Soquete: É sempre recomendado que o padrão do soquete da placa mãe seja o mais recente do mercado, independente de Intel ou AMD.
Recursos onboard: Entre os recursos mais válidos para a placa mãe está o vídeo integrado, rede e áudio, receptor wi-fi e bluetooth.

Quando realizar a troca da placa mãe

Existem diversos motivos para realizar a troca da placa mãe por outra de melhor qualidade. Os principais deles você vê a seguir:

  • Placa anterior estragada: se sua placa sofreu algum dano, isso será bastante perceptível durante o uso do computador. Em casos de placas danificadas, não tem saída, é preciso realizar a troca.
  • Sistemas desatualizados: hardwares desatualizados também causam danos para o desempenho do computador, sendo necessário realizar a troca destes aparelhos, especialmente em se tratando de máquinas antigas.
  • Melhoria do desempenho do computador: se o seu objetivo é melhorar o desempenho do computador para games, as placas mãe combinada com os processadores são essenciais.

Está na hora de trocar a placa mãe de seu computador? Confira opções com as especificações perfeitas para seus jogos acessando aqui!
cta-placa-mae


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *