Como começar a jogar League of Legends: controles, campeões e dicas para ir longe

começar a jogar league of legends
ROTINA GAMER

O League of Legends já deixou há muito tempo de ser um simples jogo para se tornar um universo, uma profissão e um esporte. Este jogo Moba de batalha já possui milhões de entusiastas, gamers e campeonatos de e-sports espalhados por todo o mundo e continua a crescer.

Tem um amigo gamer e quer aprender logo a jogar? Para começar a jogar League of Legends da forma certa, vamos indicar aqui os primeiros passos para se tornar um invocador, qual campeão escolher, quais ferramentas utilizar e como partir para suas primeiras batalhas.

Como escolher meu campeão

Seu primeiro passo dentro de cada partida será a escolha do campeão. Cada um deles tem diferentes papéis e utiliza diferentes estratégias, por isso é importante conhecer e tentar jogar com todos para ver qual mais se adequa ao seu estilo de jogo. As classes de campeões são: assassino, lutador, mago, suporte, tanque e francoatirador. São mais de 120 opções e cada campeão pode estar em mais de uma classe. Veja todas as opções de campeões aqui e acesse cada um para conhecer seus atributos.
Alguns dos preferidos para começar a jogar são: a Katarina, rápida na luta corpo a corpo; o Gangplank, com uma ultimate poderosa; a Miss Fortune, com tiros bastante certeiros; a LeBlanc, com alta capacidade de fuga; e o Darios, campeão muito resistente e que causa bastante dano.

Quais são os mapas de Jogo (Campos da Justiça)

Summoner’s Rift, o campo da justiça preferido de League of Legends, onde duas equipes de cinco campeões batalham em três rotas e numa selva extensa, onde se encontram bônus escondidos e objetivos neutros importantes. Além dele existe o campo Twisted Treeline, com duas rotas para equipes de três campeões, e o Howling Abyss, com uma rota para equipes de cinco campeões. O recomendado para o início é aprender a jogar no Summoner’s Rift, o mesmo campo utilizado para as competições em campeonatos de LoL.

Como controlar meu campeão

Salvo alguns casos, os campeões usam os controles tradicionais de jogos de estratégia. Para mover o personagem é só clicar com o botão direito no terreno para onde quiser ir. Para atacar um inimigo é só clicar com o botão direito no alvo e para lançar um feitiço é preciso clicar com o botão esquerdo no ícone dele ou nos atalhos (Q, W, E e R nos padrões) e depois clicar no alvo. Todos os controles podem ser personalizados de acordo com suas preferências no menu Opções.

Como funcionam as batalhas

No mapa principal, existem três caminhos que conectam sua base à do inimigo. Esses caminhos são as rotas, e são nelas que acontecem os mata-matas para alcançar o coração da base inimiga e destruir o nexus. Além delas, existe o terreno neutro, chamado de selva, onde vivem os monstros que concedem dinheiro e atributos.
Nas rotas, irão surgir tropas suas e de seu inimigo, soldados controlados pelo jogo que atacam o time oposto que aparecem pelo caminho. Especialmente no início do jogo, não subestime as tropas. Aplicar o golpe final em uma tropa concede ouro ao seu campeão.
Pelo caminho você também irá encontrar as Torres. Essas estruturas defensivas atacam os inimigos com rajadas letais de energia. Seus alvos são normalmente outras tropas no lugar de você, mas se você for o último alvo ao alcance ou começar uma batalha embaixo de uma torre, ela irá te atacar.
Além das torres, estão os inibidores. Essas estruturas estão localizadas onde as rotas se ligam à base nos dois lados do mapa. Destruir um inibidor cria uma super-tropa toda vez que novas tropas surgem na rota. Super-tropas são mais resistentes e ideais para liderar a chegada na nexus do inimigo. Destruir os três inibidores de um inimigo fará com que surjam duas super-tropas em cada rota toda vez que tropas são criadas.
Seu objetivo principal na partida é chegar até o Nexus. Protegido por duas torres, esta é a estrutura responsável por fazer surgir as tropas e, ao ser destruído, determina qual equipe é a vitoriosa.

Como posso aperfeiçoar meu campeão

Numa partida de League of Legends, seu campeão ganha ouro destruindo unidades e estruturas inimigas. Dar o golpe final numa tropa ou campeão, prestar assistência ao matar um campeão e adquirir certas runas ou itens são algumas das maneiras de gerar ouro extra.
Com este ouro é possível comprar itens na loja, dentro da plataforma do invocador. Clique na loja ou no botão próximo ao seu total de ouro para abri-la. Esses itens concedem bônus assim que comprados, sem precisar equipar. Para escolher seus itens, pense em combinações para seu campeão e na sua estratégia. No início, acessar o site Moba Fire é um bom conselho para entender melhor como montar a build do seu campeão. Além disso, também existem itens consumíveis, como poções e sentinelas, que podem ser usados ao clicar no inventário ou nos atalhos.
No jogo também existem os RT (Riot Points), a moeda comprada com dinheiro de verdade, similar ao cash de outros jogos, utilizada para adquirir novos campeões, aparências diferenciadas e boosts que aumentam a taxa de Influence Points adquiridos em cada partida. Esses Influence Points também são utilizados com os mesmos objetivos, mas levam mais tempo para serem conseguidos.
Com essas informações você já pode partir para testes! Monte seu time de 5 amigos e jogue algumas vezes contra os bots do jogo para aprender. Depois você já pode ir batalhar com outros invocadores no modo PvP para sentir a verdadeira adrenalina.
Quando começar a jogar com outros campeões, lembre-se sempre de que o objetivo em jogos de estratégia como LoL é permanecer vivo o maior tempo possível. Ao morrer, seu invocador perde experiência e ouro, além de que seu time é penalizado por sua morte. Além disso, siga sempre o Código do Invocador, que você pode ver aqui, para nunca ser reportado ou banido do jogo.
Por fim, lembre-se de tentar novos campeões, estar sempre atento ao mapa e em comunicação constante com seu time em cada partida. Boa aventura!
Veja aqui os requisitos mínimos que sua máquina precisa ter para você começar a jogar League of Legends no ultra!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *