Como escolher um monitor gamer?

como escolher monitor gamer
Games

Um PC gamer de qualidade precisa mais do que uma excelente CPU. Os hardwares periféricos, como um monitor gamer adequado, são essenciais para levar suas partidas ao próximo nível.
Por mais que seja comum ver pessoas se preocupando apenas com o tamanho do monitor na hora da compra, esse fator não é de grande importância. Uma grande tela pode ser um bônus, há outras características mais importantes.
Fatores como a resolução, tempo de resposta e frequência são muito importantes na hora da escolha. Por isso, listamos algumas configurações que devem ser levadas em conta na hora da escolha de um monitor gamer. Continue a leitura e confira!

LED vs LCD

Ao procurar um monitor gamer, você encontrará duas principais opções de tecnologia da tela: LCD e LED. Em comparação, cada uma se sai melhor em diferentes pontos.
As telas de LCD são as mais baratas e com cores mais frias. A tecnologia consiste em uma tela do chamado cristal líquido com uma lâmpada fluorescente a iluminando por trás. Essa luz branca, chamada tecnicamente de CCFL, ilumina células de cores primárias (azul, verde e vermelho, ou o RGB) e forma as imagens na tela.
As propriedades das telas de LCD garantem um bom nível de brilho, mas também deixa a tela mais escura quando vista de certos ângulos. Além disso, a cor branca fica mais “pura”. Por essas características, um monitor gamer LCD é mais indicado para quem curte jogos bem coloridos e claros, como por exemplo o Overwatch.
Já monitores em LED são mais caros e deixam as cores mais vivas, graças à sua tecnologia de iluminação mais refinada. Porém, tenha em mente que o brilho pode ser excessivo e as cores penderem para tons quentes – por exemplo, o branco pode ficar levemente amarelado. Monitores gamers em LED são recomendados para aqueles que preferem jogos escuros e sombrios, como a franquia Dark Souls.

Tempo de resposta

Outra característica importante é o tempo de resposta do monitor. Esse fator mede o tempo que o dispositivo demora para reproduzir uma imagem, então, quanto menor ele for, melhor para jogar. O tempo de resposta é calculado a partir de quanto é preciso para um pixel totalmente preto consiga atingir um branco puro, em milissegundos.
Um monitor gamer de qualidade deve possuir um tempo de resposta menor do que 2 milissegundos. Mais do que isso, a performance dele pode atrapalhar suas partidas. O modelo G2260VWQ6, da AOC, possui tempo de resposta de 1 milissegundo, ideal para jogar.
botão-200218b

Taxa de atualização

Diretamente ligada ao tempo de resposta, temos a taxa de atualização. Esse fator mede a frequência que um monitor consegue atualizar as imagens, que é medido em Hz (hertz). Quanto maior for esse número, mais fluídas serão as imagens no monitor.
A taxa de atualização de monitores comuns é de, em média, 60 Hz. O recomendado para um bom monitor gamer é 75Hz, sendo possível encontrar no mercado monitores que alcançam até 12Hz. Isso porque, durante uma partida, é necessário mais velocidade para atualizar as imagens e garantir a maior precisão possível.

Resolução e tamanho

A cada ano, a tecnologia dos games evolui e traz inovações incríveis. Se a sete anos não imaginávamos a possibilidade de jogar em 4k, hoje isso é uma realidade. É por esse motivo que a resolução do monitor é tão importante – não adianta uma placa de vídeo poderosa quando o periférico não é capaz de gerar imagens incríveis.
É possível encontrar um monitor gamer acessível com resolução full HD (1920×1080 @ 75Hz). Um bom tamanho para essa resolução é de 21,5 polegadas. Atenção: não seja seduzido por tamanhos gigantescos de tela! Normalmente, jogamos a uma curta distância do monitor, então tamanhos médios de monitores são os mais recomendados.

Conectores

Monitores possuem, normalmente, três entradas diferentes. Elas são VGA, HDMI e DisplayPort. Confira alguns detalhes sobre elas:

  • VGA: o tipo de conector mais antigo, normalmente encontrado em equipamentos mais antigos. Não é recomendado para quem quer jogar em alta qualidade
  • HDMI: a entrada mais comum em dispositivos modernos, o HDMI transfere vídeo e áudio em alta qualidade. Porém, o HDMI ainda não consegue transferir altas resoluções com boas taxas de atualização
  • DisplayPort: é a melhor opção para quem deseja jogar com qualidade.

Essas características são as mais importantes em um monitor gamer. Agora que já possui esse conhecimento, que tal conhecer os monitores disponíveis na Shopinfo? Clique aqui e confira as nossas opções!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *