jogos de rpg para pc - final fantasy

13 jogos de RPG para PC que todo mundo precisa conhecer

Os primeiros jogos de RPG para PC apareceram ainda na década de 70, em gigantescos computadores rudimentares e inspirados em Dungeons & Dragons, o maior clássico dos RPGs de mesa.

O sucesso dos RPGs eletrônicos começou com Dragon Quest, para o NES. Desde então, todas as plataformas de jogos passaram a contar com diversos títulos e subgêneros, sendo que os jogos de RPG para PC nunca deixaram de conquistar um grande público.

Se você curte jogar um bom role-playing game, confira nossa lista com 13 jogos essenciais de RPG para PC!

1. The Elder Scrolls V: Skyrim

jogos de rpg para pc: skyrim

Lançado em 2011, The Elder Scrolls V: Skyrim virou uma lenda dos games. É praticamente consenso que o game é um dos melhores jogos de RPG para PC de todos os tempos. Com mais de 200 prêmios relevantes conquistados desde seu lançamento, o jogo já deixou sua marca na história.

A atmosfera detalhada e bem construída é ainda mais marcante com uma trilha sonora icônica. As possibilidades nesse jogo de mundo aberto são tão grandes que o game continua fazendo sucesso, mantendo antigos fãs e conquistando novos jogadores mesmo depois de sete anos de lançamento.

Em 2016, foi lançada a versão definitiva do jogo, chamada The Elder Scrolls V: Skyrim Special Edition. A versão conta com todas as DLCs e expansões já lançadas.

2. Diablo II

Capa do jogo Diablo II.

A franquia Diablo dá o que falar desde seu primeiro lançamento. O primeiro jogo da série foi lançado em 1996 e obteve sua sequência no ano 2000. No segundo game da série, o gameplay cheio de ação, combinado a uma infinidade de itens e árvores de habilidades para os personagens, garantiu a posição de RPG para PC obrigatório para conhecer.

Diablo II ainda conta com um modo de jogo multiplayer online, com a possibilidade de jogar campanhas cooperativas e travar duelos entre jogadores. Existem rumores de uma possível versão remasterizada do game, que não foi confirmada pela desenvolvedora (Blizzard).

Enquanto isso, um desenvolvedor independente, sob o nome de egod123, está recriando o Diablo II, como um mod dentro do novo Starcraft. O canal Game Over comentou esse episódio.

3. Final Fantasy VI

Screenshot do jogo Final Fantasy VI.

Independentemente da plataforma, é impossível falar de jogos de RPG sem citar Final Fantasy, o primeiro RPG japonês da lista — subgênero que também é conhecido como JRPG.

Com 15 jogos na série principal, inúmeros remakes e spin offs de sucesso, como Kingdom Hearts, não é difícil encontrar quem considere Final Fantasy a maior franquia de RPG já feita.

Originalmente lançado em 1994 para SNES, Final Fantasy VI é um dos mais marcantes da série, com uma história que aborda temas pesados, como as consequências das guerras, além de trazer um gameplay diferenciado para a época — todos os personagens são capazes de utilizar magias, desde que estejam com os itens adequados, quebrando o anterior sistema de classes.

4. Undertale

jogos de rpg para pc: undertale

Undertale é um bom exemplo da nova geração de jogos, desenvolvidos por quem cresceu apaixonado por games. Inicialmente, o jogo era um fangame de Earthbound, uma criação pequena e tímida de Toby Fox. Porém, ao perceber o potencial da história, o desenvolvedor iniciou um projeto no Kickstarter que excedeu todas as expectativas.

Um dos melhores jogos de 2015 (e um dos melhores RPGs para PC), Undertale continua firme e forte mesmo três anos após seu lançamento. A combinação de uma história rica com o charme e nostalgia de seus gráficos, personagens cativantes e puzzles intrigantes prometem muitas horas de jogo. O game ainda oferece ao jogador diferentes caminhos para lidar com os conflitos e batalhas, o que resulta em finais alternativos.

Toby Fox está produzindo um próximo jogo, spin off de Undertale, chamado Deltarune. Com lançamento previsto para 2019, o primeiro capítulo desse game já pode ser jogado gratuitamente.

5. The Witcher 3: Wild Hunt

jogos de rpg para pc: the witcher

Além de ser um jogo de mundo aberto com visual impecável, adversários desafiadores e jogabilidade excepcional, The Witcher 3: Wild Hunt ainda trata de assuntos delicados, como ambiguidade moral, racismo e ignorância.

Com quests complexas e interessantes, o game consegue ainda fugir de estratégias baratas utilizadas em diversos RPGs mundo aberto, como, por exemplo, quests com o objetivo de matar um número específico de monstros. Além do jogo base, as expansões Hearts of Stone e Blood Line deixam a experiência ainda mais fantástica.

6. Chrono Trigger

Screenshot do jogo Chrono Trigger.

Chrono Trigger é um dos jogos de RPG antigos que permanece entre os melhores. A história apresenta o elemento de viagem no tempo, que funciona também como recurso no gameplay. Outros destaques vão para a trilha sonora e os múltiplos finais diferentes, a depender das escolhas que o jogador faz no game. Lançado originalmente para Super Nintendo, hoje já existe uma versão para PC.

7. World of Warcraft

Capas de World of Warcraft.

Esse game, também chamado de WoW, é um dos maiores da categoria dos MMORPGs. Desde seu lançamento, em 2004, o jogo não parou de receber expansões e atualizações, que ajudam a manter uma atmosfera única e dinâmica em World of Warcraft.

Além da história extensa que envolve o gameplay, as inúmeras possibilidades de criação de personagem, classes de combate e quests fazem dele um RPG completo. Os itens do game e a economia movimentada pelos jogadores são outro diferencial.

8. Dark Souls

Screenshot do jogo Dark Souls.

Esse foi um jogo que, logo de cara, ficou conhecido por uma característica específica: um gameplay extremamente difícil. Desde o começo do game, o jogador se depara com adversários muito mais fortes, necessitando encontrar saídas alternativas ao combate.

Além disso, o jogo conta com um sistema rígido de combate, respeitando regras como peso dos equipamentos e desgaste de armas. Por fim, as duras penalidades que o personagem sofre ao morrer fazem de Dark Souls um dos RPGs para PC mais difíceis de se completar.

9. Baldur’s Gate II

Screenshot do jogo Baldur's Gate II.

Mais um dos jogos de RPG clássicos, esse game não chama atenção pelos gráficos, mas brilha no que é a essência de um bom role-playing game: a história. Baldur’s Gate II também possui uma mecânica que busca ser fiel às regras de Dungeons and Dragons, oferecendo uma experiência que respeita todas as características do clássico RPG de mesa.

Uma vantagem é que, com os computadores modernos, esse game se enquadra como um ótimo jogo para PC fraco, sendo mais leve e fácil de rodar.

10. Secret of Mana

Screenshot do jogo Secret of Mana.

Lançado originalmente em 1993 para Super Nintendo, Secret of Mana é um clássico dos JRPGs, que recentemente ganhou uma versão remasterizada para PC, com gráficos em 3D e dublagem. O destaque desse RPG fica para a trilha sonora, uma das principais responsáveis pela imersão do jogo.

11. Mass Effect 2

Screenshot do jogo Mass Effect 2.

Com uma temática espacial, Mass Effect 2 é um RPG de tiro em terceira pessoa, com o principal elemento de uma boa ficção científica: discussões e críticas aos problemas sociais da humanidade.

Além disso, o universo de Mass Effect traz elementos políticos e relações entre humanos e outras raças alienígenas, além de cenários inovadores e tecnologias futurísticas.

12. Stardew Valley

Screenshot do jogo Stardew Valley.

Stardew Valley pode ser considerado como um filho do clássico jogo Harvest Moon. A mecânica principal do jogo é administrar o cultivo de produtos em uma fazenda, mas as possibilidades são muito maiores.

Além da enorme variedade de plantas e animais, o jogo oferece um mapa repleto de cenários para explorar, uma história envolvente e um ambiente adaptável ao tempo real de jogo, com um sistema de estações do ano.

13. Bastion

Screenshot do jogo Bastion.

O diferencial desse game é a história, que é contada por um narrador no decorrer do jogo. Porém, dependendo das ações do personagem, a narração também muda, acompanhando seus movimentos.

Outro elemento do jogo que segue esse padrão é o cenário, que vai se montando aos poucos, conforme o jogador vai avançando no mapa. Bastion é um jogo de RPG para PC que conta com uma ótima trilha sonora, gráficos cheios de estilo próprio e um gameplay fluido com batalhas dinâmicas.

Seja qual for seu subgênero de RPG favorito, o universo desses jogos é gigantesco e conta com opções para todos. Sentiu falta de algum game? Conte para a gente nos comentários e assine a nossa newsletter para receber mais conteúdos sobre jogos e tecnologia!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *