Como aumentar o desempenho da placa de vídeo?

aumentar desempenho da placa de vídeo
Tecnologia

Jogar é algo que exige bastante do computador. Por isso, muitos gamers procuram formas de melhorar o equipamento já adquirido, visto que o investimento em novos produtos pode pesar no bolso. Uma das melhoras mais buscadas pelos gamers é como aumentar o desempenho da placa de vídeo.

Por mais que não seja possível melhorar drasticamente a performance do PC, há alguns truques para aumentar o desempenho da máquina durante os jogos. Confira as nossas dicas!

Game Mode – Windows 10

Computadores são dispositivos multifuncionais, ou seja, desenvolvidos para diversas atividades. Cada uma delas possui um processo diferente, e com jogos não é diferente. Por isso, ao jogar, o computador reconhece o game como apenas mais um processo.

Porém, isso mudou com uma atualização do Windows 10. Agora, o sistema conta com o Game Mode (Modo de Jogo), que melhora o desempenho da máquina durante as partidas.

O Game Mode faz com que o computador coloque o jogo como grande prioridade do PC, dedicando diversos recursos da CPU e GPU exclusivamente para ele. Além de aumentar o desempenho da placa de vídeo, permitindo maior armazenamento de dados na memória, o modo faz com que a maioria dos núcleos do processador sejam dedicados à renderização e execução do game.

Para ativar o Game Mode, clique a tecla Windows (WinKey) junto com a letra G. Alternativamente, se estiver jogando com um controle de Xbox adaptado para o PC, clique o botão Xbox (central). Marque a opção “Sim, isso é um jogo” e, ao aparecer a barra de jogos, ative o modo.

Screenshot das configurações do Modo de Jogo do Windows.
Outro caminho é entrar em Configurações > Jogos > Modo de Jogo.

Além de ativar o Game Mode, você pode usar a barra de jogos para gravações e transmissões.

Como aumentar o desempenho da placa de vídeo?

As placas NVIDIA GeForce contam com um recurso para aumentar o desempenho da placa de vídeo, de acordo com o game que está sendo jogado. Chamado de NVIDIA GeForce Experience, o recurso é compatível com mais de 500 jogos diferentes. O recurso também define automaticamente quais são as melhores configurações gráficas para o jogo que está sendo executado, de acordo com a sua placa de vídeo, CPU e monitor.

Manter os drivers da placa de vídeo também é importante. A cada atualização, os desenvolvedores procuram refiná-los para extrair o máximo possível da placa. Tanto os drivers da AMD quanto da NVIDIA possuem aplicativos que permitem que o usuário escolha configurações detalhadas, o que pode aumentar bastante o desempenho da placa.

Algumas das configurações mais importantes para aumentar o desempenho da placa de vídeo é o VSync e o número de frames pré-renderizados. Essas opções podem lhe ajudar a diminuir o lag, melhorar a qualidade gráfica e o tempo de resposta do jogo.

Banner para o teste de desempenho de PC da Shopinfo.

Intel HD Graphics

Quem joga em laptops sem placa de vídeo offboard, provavelmente possui um chip da Intel HD Graphics. É importante lembrar que essas GPUs são de baixo desempenho e não são projetadas especialmente para jogos, mas mesmo assim é possível otimizá-las.

Assim como nas placas offboard, lembre-se de manter os drivers atualizados. Além disso, você pode alterar as configurações do chip, clicando com o botão esquerdo na área de trabalho e selecionando a opção “propriedades gráficas”. Selecione a opção 3D e clique em “desempenho” dentro de configurações gerais.

Overclock da GPU

Se você deseja ainda maior performance, fazer overclock da GPU irá te ajudar. É importante lembrar que, por mais que o procedimento ajude a aumentar o desempenho da placa de vídeo, ele também traz sérios riscos. Além disso, peças danificadas por overclock não são cobertas pela garantia.
Antes de começar o overclock, garanta que os drivers estejam atualizados.

Imagem de uma placa de vídeo montada em um gabinete.

Baixe um programa de benchmark – Heaven ou 3DMark são os mais populares. Um software para overclock também é necessário, sendo que tanto a NVIDIA quanto a AMD contam com utilitários próprios para a técnica. Outro programa muito usado para overclock é o MSI Afterburner. Se você ainda não possui um software de monitoramento de velocidade e temperatura, baixe também – o GPU-Z é uma boa e leve opção.

Rode o benchmark com as configurações de sua preferência para receber os dados de como está o desempenho da sua GPU atualmente. Depois disso, abra o programa de overclock e configure a porcentagem.

Uma porcentagem segura para a maioria das placas é de 10%, que aumenta o desempenho e garante maior estabilidade. Depois de aplicar, verifique no software de monitoramento se a velocidade realmente aumentou.
Ao terminar o processo, rode o benchmark novamente para verificar o quão melhor está a performance do seu computador.

Rode o benchmark com as configurações de sua preferência para receber os dados de como está o desempenho da sua GPU atualmente. Depois disso, abra o programa de overclock e configure a porcentagem.

Uma porcentagem segura para a maioria das placas é de 10%, que aumenta o desempenho e garante maior estabilidade. Depois de aplicar, verifique no software de monitoramento se a velocidade realmente aumentou.
Ao terminar o processo, rode o benchmark novamente para verificar o quão melhor está a performance do seu computador.

Quando devo trocar a placa de vídeo?

Placas de vídeo são componentes muito importantes para quem é gamer. Ao mesmo tempo, são investimentos altos e é preciso planejamento antes de adquirir uma nova.

Se você é paciente, uma ideia bastante usada é esperar até que você consiga comprar uma nova placa que te dê entre três e quatro vezes mais desempenho e pelo mesmo preço que pagou pela sua atual. Normalmente, para chegar nesse ponto, é necessário esperar cinco anos.

Antes de trocar sua placa de vídeo, lembre-se de checar a compatibilidade da que você deseja com a placa-mãe. É importante notar que apenas uma placa de vídeo poderosa, junto com outros componentes medianos, não é o suficiente para uma boa sessão de jogos.

Está preparado e chegou a hora de adquirir uma nova placa de vídeo? Conheça as opções da Shopinfo!

Como aumentar desempenho da placa de vídeo?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *