PC game mods: entenda o que são e quais os melhores

melhores mods para pc
GAMES

Imagina se a gente pudesse jogar aquele GTA de sempre, mas com todos os personagens parecendo zumbis? Ou engatar uma partida de CS no meio do Rio de Janeiro? Saiba que isso é possível, graças aos PC game mods.

Desde que os jogos eletrônicos se popularizaram, fãs e aspirantes a desenvolvedores de games criaram uma nova forma de diversão, modificando seus jogos favoritos. Para muitas pessoas dessa comunidade, o passatempo virou profissão, uma vez que alguns dos melhores mods de jogos acabam, eventualmente, virando games originais.

Isso porque, além de introduzir novas funções e recursos, algumas dessas modificações praticamente reescrevem todo o jogo original, usando-o apenas como base. E quem ganha são os próprios jogadores, que podem desfrutar de novas experiências dentro dos games.

Que tal conhecer um pouco mais sobre essa cultura de mods para jogos de PC? De quebra, também indicamos ótimas opções para jogar. Bora?

O que é um mod?

Na essência, um mod é qualquer modificação feita em um game, que pode alterar desde cores ou formas até todo o modo de jogo. Eles também são capazes de inserir novos itens, climas e cenários no jogo, adicionar modelos diferentes de partidas, entre outros.

Clássicos como Counter-Strike e Dota também nasceram como mods, e hoje estão entre os games mais importantes no cenário dos eSports, ganhando versões próprias, desenvolvidas do zero. Esses são ótimos exemplos do potencial incrível que uma comunidade engajada tem sobre a vida útil de um game.

Banner para o teste de desempenho de PC da Shopinfo.

O nascimento de um PC game mod

A ciência por trás da construção de um mod de jogo para PC é um exercício de paciência que requer muito esforço e tempo. Para além da ideia principal, os desenvolvedores (modders) precisam se dedicar para entender como cada jogo funciona, da construção de cenários até o movimento dos objetos, para então aplicar as modificações.

Os games, em geral, oferecem ferramentas específicas para criação de mods, que vão variar de estúdio para estúdio. Outro caminho é pelo SDK (Software Development Kit) da engine em que aquele título foi baseado – engine é como se fosse o motor principal que faz um jogo funcionar.

De posse desses programas, os desenvolvedores têm acesso a estruturas de modificação que podem ser tão simples quanto um sistema de arrastar e soltar elementos. Com bibliotecas de objetos e itens, criar um mod passa a depender mais das escolhas criativas do que de dificuldades técnicas.

É por isso que, quando nos deparamos com um mod original e bem feito, podemos dizer que estamos diante do resultado de muitas horas de trabalho e testes, que devem ser reconhecidos, uma vez que o produto final é disponibilizado de graça para todos.

Mods de Minecraft

Não tem como falar em mods sem lembrar de Minecraft. Um dos jogos mais versáteis do mundo (o mais vendido na história dos games) também traz oportunidades para quem curte criar novos elementos e modificações no gameplay.

Entre as possibilidades, existem mods que incluem criaturas novas no jogo, mudam o clima e os biomas, permitem ver as coordenadas de posição em tempo real (x, y e z), e até criam novos modelos de partidas, tanto single quanto multiplayer. Confira alguns dos mais interessantes a seguir.

The Aether II

Quem nunca se viu empolgado ao entrar no Nether pela primeira vez, descobrindo a dimensão secreta de lava, cheia de monstros diferentes e um mineral especial, a Pedra Luminosa? Pois bem, o mod Aether funciona de forma semelhante.

Utilizando a Pedra Luminosa para construir um portal semelhante ao do Nether (também ativado por um balde de água), você será capaz de criar uma passagem para uma dimensão nova, composta por ilhas suspensas no céu, com vários elementos e criaturas diferentes.

Screenshot de uma das ilhas do mod Aether de Minecraft.
Um dos biomas criados no mod The Aether II (Imagem: Curseforge / Divulgação).

RLCraft

Considerado o mod mais difícil de todos, RLCraft adiciona elementos de realismo ao universo de Minecraft. Experimente derrubar uma árvore removendo apenas o bloco da base, inimigos novos e mais perigosos e uma nova barra de sede, que exige que o jogador, além de comida, também precise se abastecer com água.

The Hunger Games

Esse mod cria um modo de jogo no estilo Jogos Vorazes, disponível para partidas multiplayer. Assim como na série de livros/filmes, vários jogadores são colocados em uma arena, com alguns itens iniciais, para então se enfrentarem até que reste apenas um.

The Hunger Games é um desafio não apenas de conhecimento de materiais e itens de Minecraft, mas um teste de velocidade, em que cada segundo desperdiçado com um bloco minerado ou equipamento craftado pode fazer a diferença entre a vida e a morte. Podemos dizer que esse mod transforma o game em um clássico battle royale.

Banner para a página do quiz com dicas de jogos em 2 minutos.

Esses são apenas alguns dos muitos mods de Minecraft. Existe um número infinito de outras modificações mais simples, que incluem novos itens no jogo, ou inserem biomas diferentes, por exemplo. Vale a pena pesquisar e descobrir esses recursos, que deixam o Minecraft ainda mais interessante!

Outros mods famosos

Depois de falar dos mods de Minecraft, vamos listar alguns outros que merecem destaque. Todos eles são modificações que criaram praticamente um jogo novo, proporcionando ótimas experiências.

A Game of Thrones [mod de Crusader Kings 2]

Gamers amantes de Game of Thrones vão se sentir representados com esse mod de Crusader Kings. Baseado no primeiro livro da saga, lançado em português com o nome de A Guerra dos Tronos, o mod permite que os jogadores entrem no universo criado por George R. R. Martin. Confira um gameplay, criado pelo canal EnterElysium:

No mod, você começa a jogar em um período a 300 anos da conquista de Aegon e vai até aproximadamente o começo do quarto livro. A visão do mapa completo de Westeros e dos outros continentes da saga complementa bem a história, dando uma noção da localização das principais cidades.

Counter-Strike [mod de Half-Life]

Se você é fã de CS, provavelmente já conhece essa história. Em 1999, os desenvolvedores independentes Gooseman e Jess Cliffe lançaram um mod de Half-Life chamado Counter-Strike. O sucesso foi tanto que a Valve, desenvolvedora do jogo original, contratou a dupla. E assim nasceu a famosa franquia Counter Strike.

Screenshot do jogo Counter-Strike.
Counter-Strike nasceu como um mod do jogo Half-Life e, hoje, é uma das maiores franquias de games de eSports.

O jogo se tornou um dos principais no mundo dos eSports, na sua versão Counter-Strike: Global Offensive, com grandes competições em nível internacional.

No Brasil, o Counter-Strike foi fenômeno da época de ouro das lan-houses, e a comunidade gamer ao redor do jogo é expressiva até hoje. No cenário competitivo, o país possui grandes nomes, como FalleN, Coldzera, TACO e Fer, que já conquistaram campeonatos de nível mundial, quando faziam parte da SK Gaming.

Defense of the Ancients (DotA) [mod de Warcraft III: Reign of Chaos]

Continuando com os melhores mods que ganharam jogos próprios, o próximo da lista é o famoso Defense of the Ancients, mais conhecido como DotA. Nessa modificação de Warcraft III, foi criado um novo modo de jogo competitivo.

Reunindo dois times de cinco jogadores cada, o objetivo é destruir a Árvore da Vida (Ancient) do inimigo. Esse game foi um dos grandes responsáveis pela popularização do gênero MOBA (multiplayer online battle arena).

Um dos mods mais famosos da história dos games, os direitos do DotA foram adquiridos pela Valve em 2009, sendo que em 2013 foi lançado o aclamado Dota 2. A sequência é, ainda hoje, responsável por uma grande quantidade de competições de eSports.

O campeonato mundial organizado pela Valve, The International, é a competição de esportes eletrônicos com maior premiação atualmente, alcançando a marca das dezenas de milhões de dólares.

DayZ e DayZ: Battle Royale [mods de ARMA 2]

ARMA 2 foi outro jogo com uma grande comunidade de modders. O DayZ é, com certeza, uma das principais modificações do game, em que o jogador precisa sobreviver, com limites escassos, a todas as adversidades e zumbis que encontrar pelo caminho. Confira o trailer:

Com o sucesso do mod, foram lançadas novas modificações criadas por fãs usando como base o DayZ. A principal se chama DayZ: Battle Royale, responsável pela febre dos jogos nesse estilo.

Muito mais do que simples modificações, os mods são responsáveis pela descoberta de novos talentos da indústria do videogame. Graças a eles, podemos aproveitar e expandir os horizontes dos nossos games favoritos, participando de uma cultura cheia de cooperação da comunidade gamer.

Sentiu falta de algum mod? Conte para a gente nos comentários!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *