Como limpar PC gamer de forma básica e fácil

Tecnologia

Se você possui um computador gamer, já deve saber que um hardware de qualidade não é a única coisa necessária para mantê-lo funcionando corretamente. É preciso, também, realizar a higienização da máquina regularmente, para evitar acúmulo de sujeira que pode resultar em superaquecimento e outros problemas.
Pensando nisso, separamos dicas importantes sobre como limpar PC de uma forma fácil e rápida e importância em fazer. Confira!

Por que é importante aprender como limpar PC?

Não importa o quanto você usa, cuida ou protege o seu computador: todas as máquinas acumulam partículas de sujeira com o tempo. Esse acúmulo acontece, principalmente, devido ao funcionamento de ventoinhas que fazem parte do sistema de refrigeração da máquina.
A recomendação é levar seu PC para uma higienização profunda e completa em uma assistência técnica de sua confiança a cada seis meses. Mesmo assim, é válido aprender como limpar PC de forma mais básica e corriqueira. Só não vale limpá-lo deste jeito:

Limpeza dos cabos e as entradas do computador

Uma vez que limpar o PC exige que você desconecte todos os cabos da máquina, é importante fazer algo para lembrar exatamente em quais entradas cada um fica. A forma mais fácil de realizar esse processo é tirando fotos com seu celular da parte traseira.
Tire fotos em diversos ângulos, em uma boa iluminação, para garantir que a conexão de cabos posterior seja rápida e fácil. Não pule esse passo mesmo que seja um usuário avançado: por mais que diversos dispositivos possam ser conectados em várias entradas, muitas vezes a escolha de entrada é feita pensando na comodidade e facilidade de uso.
Aproveite e tire alguns minutos para limpar os cabos e os conectores dos mesmos. Para os cabos, use uma flanela umedecida e passe em todo o comprimento dos fios. Tome cuidado para não passar nos conectores!
como limpar pc gamer
Para limpar as entradas do PC e os conectores do cabo, utilize um pincel de cerda finas. Insira-o com bastante cuidado e retire a poeira acumulada. Nessa parte, não é recomendado a utilização de cotonetes ou similares, visto que podem soltar pequenas partículas de algodão. Essa dica também pode ser usada para limpar o conector do seu celular.

Limpeza interna do PC

Com os cabos, conectores e os plugs limpos, é hora de realizar a limpeza interna do PC.

Gabinete

O primeiro passo é desparafusá-lo. Aproveite para limpá-lo com um pano umedecido. Dê uma atenção especial à grade de ventilação, pois é um local propenso a acumular mais poeira.
Para limpar sua estrutura interna e as ventoinhas do cooler, utilize um cotonete umedecido. A sujeira presente na parte interna traseira do gabinete pode ser limpa com um pequeno aspirador de pó, sempre com bastante cuidado.

Cabos internos

Podem ser limpos da mesma forma que os externos. Utilize uma flanela levemente umedecida e a passe pelo cabo, com cuidado para não atingir os conectores.
Para limpar os cabos internos, assim como todos os outros componentes essenciais para o bom funcionamento da máquina, é importante tomar muito cuidado e deixar a limpeza profunda por conta de uma assistência técnica de sua confiança.

Monitor

Antes de limpar seu monitor, certifique-se que o mesmo está desligado, fora da tomada. Umedeça levemente um pano limpo, de preferência de microfibra, e passe gentilmente pela tela.
Caso seja necessário, utilize apenas um pouco de detergente neutro. Existem também produtos específicos para limpar telas de televisões e monitores – você pode encontrá-los em lojas de informática.
Nunca utilize produtos abrasivos ou corrosivos! Telas são sensíveis e esses produtos podem danificar permanentemente seu monitor.
Gostou das dicas? Assine nossa newsletter e receba listas de jogos, dicas de manutenção e hardware para seu PC gamer todas as semanas!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *