Campeonatos de League of Legends em 2020: principais eventos

Campeonatos de League of Legends em 2019
ROTINA GAMER

LoL é um dos principais jogos no mundo dos eSports. Todos os anos, os mais diferentes campeonatos de League of Legends reúnem milhões de fãs para assistir às competições, presencialmente ou por streaming.

O cenário competitivo de LoL no Brasil é forte, com times que carregam grandes patrocínios. As partidas principais acontecem em arenas com capacidade para milhares de pessoas, além de serem transmitidas, inclusive, em algumas salas de cinema.

A estrutura de streaming, narradores e comentaristas brasileiros também é do mais alto nível, o que definitivamente contribui para o sucesso do esporte no país. Como complemento, há inúmeros canais no YouTube e Twitch e uma comunidade forte e envolvida no game.

Conheça um pouco mais sobre os principais campeonatos de League of Legends!

CBLoL

  • Primeiro split: de 25 de janeiro a 2 de maio

O Campeonato Brasileiro de League of Legends, conhecido também como CBLoL, é a competição oficial e nacional do jogo. Além da glória de ser reconhecido como o melhor time do Brasil, os vencedores também ganham vagas em campeonatos internacionais.

O campeonato acontece em duas etapas, denominadas “splits”, uma em cada semestre do ano. A disputa é realizada por oito equipes, em uma competição com 21 rodadas, além das eliminatórias e final. Para o primeiro split de 2020, os times concorrentes são: Flamengo, Prodigy, Vivo Keyd, FURIA, paiN Gaming, Redemption, KaBuM e INTZ. A final do ano passado, realizada no Rio de Janeiro, bateu recordes de audiência, com um pico de 316 mil espectadores simultâneos nas plataformas de streaming, além de um público pagante de 8 mil pessoas ao vivo.

Confira um vídeo explicando o formato do CBLOL, feito pelo canal LoL eSports BR:

https://youtu.be/3zVix2ytutg

Mais um sinal de que os eSports estão se consolidando no Brasil é o fato de que, hoje, já é possível encontrar notícias do game no site do Globo Esporte, por exemplo. Além disso, canais como o SporTV começaram a transmitir partidas do CBLoL na televisão.

O canal LoL eSports BR no YouTube também está disponibilizando todas as partidas do campeonato nacional em 2020, de forma gratuita. Clique aqui para acessar a playlist.

Campeonato Mundial de League of Legends

  • Sem data confirmada (em geral, acontece no final do ano)

O Campeonato Mundial de League of Legends foi criado em 2011, quando a presença inegável do LoL no mundo dos eSports começou a crescer ainda mais.

Campeonatos de League of Legends em 2019 - world champioship
Logo oficial do Mundial de League of Legends (Divulgação).

Também conhecido pelo seu nome em inglês, World’s Championship, ou ainda como Worlds, o campeonato segue o formato de Fase de Entrada, Fase de Grupos e Fase Eliminatória (Quartas de final, Semifinais e Finais).

As equipes vencedoras das edições regionais têm a chance de participar do torneio, cujo prêmio se aproxima de U$ 2,5 milhões. Além disso, a equipe ganhadora têm o direito de escolher seus campeões favoritos para receber uma skin especial de seu time.

UNILOL

  • Sem data confirmada

Se você sonha em ser um pro player e é universitário, vale a pena se inscrever no UNILOL. Ao se cadastrar, você pode criar um time, que representará a sua universidade em torneios e até em partidas do dia a dia.

https://youtu.be/13uaF7nBORE

Caso a inscrição seja aceita, você pode participar de diversos eventos e, quem sabe, até ser convidado para o Desafio UNILOL – que contou com sua primeira edição no evento gamer BGS de 2018.

LCK

  • Primeiro split: de 5 de fevereiro a 12 de abril

League of Legends Champions Korea é o nome da principal liga competitiva do game na Coreia do Sul, um dos países mais importantes para o cenário mundial, levando cinco dos nove títulos mundiais já disputados.

Por esse motivo, o campeonato nacional coreano é considerado um dos mais disputados. Vale um destaque para o time SK Telecom T1, três vezes campeão do mundial, casa de Lee Faker, um dos maiores jogadores de League of Legends de todos os tempos.

Banner para a página do quiz com dicas de jogos em 2 minutos.

MSI

  • Sem data confirmada

O Mid-Season Invitational convida os campeões dos splits das principais ligas em todas as regiões com campeonatos de LoL. Para times brasileiros, o evento se encaixa no intervalo do CBLoL, na metade do ano (em 2019, o MSI aconteceu entre os dias 1º e 19 de maio).

No caso do Brasil, o time escalado é aquele que vencer o primeiro split do CBLoL, unindo-se a mais doze times para disputar três vagas no evento principal do Mid-Season – alguns times não precisam jogar essa eliminatória e vão direto para os playoffs (partidas mata-mata).

No ano passado, quem representou o nosso país no evento foi a INTZ. Infelizmente, não conseguimos nos qualificar para as partidas decisivas do evento principal.

All-Star

  • Sem data confirmada

Seguindo o padrão de muitos outros esportes consolidados, o All-Star é um evento que reúne os principais jogadores profissionais e personalidades do cenário competitivo de League of Legends.

Os participantes são escolhidos por meio de votação da comunidade. Para além desses nomes, a Riot Games também convida jogadores que são relevantes na cena para compor o evento.

Com um modelo mais descontraído, o All-Star é a oportunidade perfeita para assistir aos jogadores mais famosos naquele ano, em partidas divertidas e sem a pressão que normalmente acontece em campeonatos tradicionais.

Banner para o quiz da Shopinfo para testar o PC.

Torneios amadores de LoL

Além dos eventos e competições oficiais, você pode encontrar e até participar de uma série de torneios amadores de LoL. Por mais que eles não sejam organizados de fato pela Riot Games, eles possuem apoio e podem ser uma ótima oportunidade para conhecer outros gamers.

Para encontrá-los, verifique o fórum oficial de League of Legends.

Participar e assistir campeonatos de League of Legends é uma forma de estar mais próximo do jogo, aprendendo novas técnicas e divertindo-se ao máximo. Quer mais dicas de LoL e games para PC? Preencha o formulário e receba novos conteúdos toda semana, diretamente por e-mail!

 

2 thoughts on “Campeonatos de League of Legends em 2020: principais eventos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *