O que é o clock do processador e como ele afeta o desempenho do PC

Detalhe de placa-mãe e CPU.
HARDWARE

Os processadores são os componentes principais de um PC. Com arquiteturas complexas, muita coisa acontece dentro desses pequenos chips, que possuem uma série de características específicas.

Nesse contexto, um dos conceitos mais populares é o clock do processador, que é frequentemente utilizado para comparação entre modelos de CPU. Confira, neste post, uma explicação sobre esse termo e entenda como ele afeta o desempenho do computador. Boa leitura!

A função principal do processador

Antes de entender o que é o clock, é preciso esclarecer qual a função principal de um processador, ou CPU — Central Processing Unit. Esse chip, que é uma das peças mais caras de um PC, é responsável por fazer os cálculos exigidos pelas mais diversas atividades do computador.

Um pouco diferente de uma placa de vídeo (GPU), que cuida especificamente da renderização das imagens que aparecem na tela, a CPU é adaptada para um número maior de atividades diferentes. Portanto, sua construção é preparada para lidar rapidamente com instruções diversificadas.

CPU Intel Core i9.
Processadores são pequenos chips que executam as principais atividades de um PC.

Basicamente, quanto mais potente for o processador, mais rápido ele resolverá essas instruções, diminuindo o tempo de execução de programas e tornando a experiência de uso mais fluida.

O que é o clock do processador?

Processadores de computador trabalham em ciclos. A cada novo pulso de energia elétrica recebido, ele executa instruções, enviando comandos para a máquina. Cada um desses ciclos é chamado de clock. A velocidade de clock, portanto, mede quantos ciclos são executados por um núcleo do processador por segundo.

A unidade de medida padrão é o Hertz, que pode ser entendida como uma quantidade de ciclos por segundo. Processadores modernos possuem taxas na ordem dos gigahertz (GHz), ou seja, trilhões de Hertz.

Cada fabricante terá seus próprios tipos de processadores, com clock speeds diferentes. CPUs da Intel, por exemplo, possuem diversos modelos com velocidade do clock diferente.

A relação entre a velocidade do clock e o desempenho

A velocidade do clock é um dos fatores determinantes para o desempenho do processador. Quanto maior o valor em gigahertz, mais ciclos poderão ser realizados por aquele núcleo de processamento a cada segundo.

Porém, há outros fatores que também são importantes quando se analisa a eficiência de uma CPU. Um deles é a própria arquitetura do processador, que pode variar entre modelos diferentes.

Dependendo do fabricante, o modo como esse chip irá tratar as instruções e resolver os cálculos é diferente, como quando se comparam CPUs da Intel e da AMD, por exemplo.

Detalhe do chip de um processador.
A arquitetura dos CPUs é complexa e seu desempenho depende de outros fatores, além da velocidade do clock.

Outro fator a se considerar é a quantidade de cache, um tipo de memória super-rápida, que fica alocada junto ao processador e é dedicada a resolver instruções urgentes com enorme velocidade.

Por fim, o próprio número de núcleos de processamento interfere no desempenho, uma vez que algumas instruções podem ser alocadas em paralelo, aumentando a velocidade de execução. Portanto, ao comparar dois processadores diferentes, não é sempre verdade que a CPU com mais velocidade de clock será mais rápida.

Na hora de comprar um PC, é importante ter em mente qual o tipo de uso que aquele computador terá. Para usuários que executam muitos programas de uma só vez, é mais interessante investir em mais núcleos de processamento, por exemplo.

A velocidade do clock interfere com mais intensidade em aplicativos que utilizam apenas um núcleo por vez. Nesses casos, um processador com uma maior clock speed vai proporcionar uma experiência mais satisfatória. A Shopinfo possui uma seleção de processadores, além de uma série de produtos especializados para o público gamer. Clique no banner para conhecer mais!

Banner para a seção de processadores do site da Shopinfo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *