PC ou Console: por que investir em um computador gamer?

PC Gamer jogando.
HARDWARE

A velha disputa entre PCs e consoles gera muita discussão na comunidade gamer. Existem vários argumentos para defender os dois lados. Fãs de console e de PC são públicos fiéis, que acompanham as novidades das principais marcas, com seus equipamentos e jogos exclusivos.

Neste post, tentamos resolver a disputa PC ou console, trazendo algumas vantagens de investir em um computador gamer. GO!

Versatilidade

A maior qualidade de um PC é a versatilidade de configurações. Isso quer dizer que cada player pode montar um computador gamer com as peças que quiser (ou puder pagar).

Isso abre muitas possibilidades, principalmente no campo dos PCs mais fracos. Dessa forma, pessoas com orçamentos variados conseguem aproveitar para investir no que acharem mais importante: processador, GPU e memória, entre outros componentes.

Banner para o teste de desempenho de PC da Shopinfo.

Upgrades

Quando um novo console é lançado, não existe a opção de atualizar apenas algumas partes – como o processador ou a placa de vídeo, por exemplo. Na disputa entre PC ou console, os computadores ganham quando o quesito é upgrade.

Assim, o player tem maior liberdade para comprar peças melhores, mas não precisa fazer isso de uma vez. Podemos atualizar apenas a GPU, o que vai melhorar o desempenho dos gráficos, sem ter que trocar o PC todo, por exemplo.

Acessórios gamer

Outro diferencial nas configurações é com relação aos acessórios e periféricos. Isso porque, para PCs, conseguimos encontrar muitas opções de mouses, teclados e controles. Os consoles, em geral, possuem limitações maiores quanto à compatibilidade desses componentes.

Além disso, existe um mercado de acessórios dedicado ao público gamer, com várias marcas e modelos de periféricos. No site da Shopinfo, você encontra desde cadeiras até mousepads!

Qualidade do gameplay

Uma discussão que acontece muito no debate PC ou console é a qualidade do gameplay. Isso porque, como o hardware dos PCs não segue um padrão, não há como otimizar o desempenho durante o desenvolvimento do game.

As desenvolvedoras de jogos conseguem trabalhar melhor quando a configuração do dispositivo é sempre a mesma, caso de videogames como PS4. No entanto, existe outro argumento a favor dos PCs.

Setup gamer com duas telas.
PCs gamer podem chegar a setups absurdos em poder de processamento, suportando jogos pesados em resolução altíssima.

Um computador pode ter as configurações melhoradas sempre que novas peças são lançadas. Por isso, a qualidade dos gráficos e o FPS de um gameplay atingem os maiores valores nos PCs gamer.

O canal do YouTube Candyland comparou a performance do jogo Battlefield 5 em um PC, um Xbox One e um PlayStation 4. Você pode visualizar a diferença de FPS e nível de detalhes clicando aqui.

Custo-benefício

O custo-benefício é outro ponto que gera discussão. Os consoles, por mais que tenham preços altos, podem ficar em cena durante vários anos. Os PCs, por outro lado, podem ficar mais caros, se considerarmos todos os upgrades e as melhores peças atuais.

No entanto, é possível montar um computador gamer com componentes medianos e de entrada. Por mais que alguns jogos sofram com perda de desempenho, ou mesmo não rodem de maneira satisfatória, ainda há todo um catálogo de games para PCs mais fracos.

Portanto, para gamers iniciantes, um PC pode ser uma opção com ótimo custo-benefício, proporcionando boas horas de diversão e com abertura para ir “upando” as peças com o tempo.

O embate PC ou console vai persistir por um bom tempo, enquanto as fabricantes continuarem a produzir máquinas cada vez mais poderosas, testando os limites dos jogos e melhorando a experiência dos usuários. A Shopinfo trabalha com uma variedade de PCs gamer, para todos os gostos e orçamentos. Clique no banner para conferir as opções do site!

Banner para a página de computadores gamer da Shopinfo.

2 thoughts on “PC ou Console: por que investir em um computador gamer?

    1. Olá, Franco!

      Estamos trabalhando para trazer esta possibilidade em breve! Assim como outras novidades, para sempre acrescentar positivamente a experiência de nossos consumidores 😉

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *