Como jogar jogos VR no PC: veja os equipamentos necessários

Pessoa vestindo óculos de realidade virtual.
Tecnologia

Hoje em dia, há uma série de games que se aproveitam do efeito imersivo da realidade virtual (RV ou VR). A tecnologia já pode ser aproveitada pelos gamers de PC, com várias empresas investindo em acessórios e sensores.

Para games de computador, alguns equipamentos específicos são necessários. Se você tem dúvidas sobre como jogar jogos VR no PC, continue a leitura e entenda os principais requisitos para aproveitar a realidade virtual.

Equipamentos para realidade virtual no PC

Em resumo, a VR se propõe a dar a impressão de que estamos em outra realidade. Os princípios de funcionamento possuem duas bases principais: sensores de movimento e a redução do campo de visão do usuário.

Isso é possível por meio da utilização de um óculos de realidade virtual. O equipamento se conecta ao computador e possui sensores para rastrear os movimentos da pessoa, além de cobrir completamente a região dos olhos com sua tela. 

Banner para o teste de desempenho de PC da Shopinfo.

As fabricantes de equipamentos para VR também oferecem, na maioria dos casos, alguns controles manuais (joysticks), para que o jogador tenha mais opções de interação com o game – grande parte dos jogos necessitam desses acessórios.

A partir das informações enviadas pelos sensores, as imagens geradas pelo computador são ajustadas para acompanhar a movimentação do usuário, criando o efeito de imersão completa.

Entre os modelos de óculos, podemos citar o Oculus Rift e o HTC Vive como líderes em VR para computadores. É importante destacar que cada um possui suas próprias exigências de hardware, para que o PC seja capaz de realizar todos os processamentos necessários.

Configurações de PC recomendadasHTC ViveOculus Rift
GPUNVIDIA GTX 1060, AMD Radeon RX 480, equivalente ou superiorNVIDIA GTX 1060, AMD Radeon RX 480, equivalente ou superior
CPUIntel™ Core™ i5-4590, AMD FX™ 8350, equivalente ou superiorIntel i5-4590, AMD Ryzen 5 1500X, equivalente ou superior
RAM4+ GB8+ GB
Conexões1x HDMI 1.4 (ou DisplayPort 1.2, ou mais recente), 1x USB 2.0 (ou mais nova)1x HDMI 1.3, 3x USB 3.0, 1x USB 2.0
OSWindows 7 ou mais recenteWindows 7 ou mais recente

Caso você já tenha um computador, a Steam oferece uma ferramenta de teste, para saber se o hardware será capaz de executar os jogos em VR – que exigem mais processamento do PC.

Pessoas vestindo óculos e acessórios para VR.
Os óculos de realidade virtual podem vir acompanhados de controles manuais, para mais funções dentro dos jogos.

Jogos de realidade virtual para PC

A parte mais importante, quando falamos de como jogar jogos VR no PC, são os games. A plataforma Steam possui vários títulos compatíveis com realidade virtual em sua biblioteca.

A quantidade de jogos que utilizam o recurso da realidade virtual tende a crescer, uma vez que mais pessoas comecem a ter acesso a essa tecnologia e o número de usuários aumente.

PCs para jogar VR

Os acessórios de realidade virtual, com todos os sensores de movimento, exigem muito processamento do computador, para que a experiência seja imersiva e não haja travamentos nem perda na qualidade das imagens.

A Shopinfo trabalha com peças separadas e setups gamer completos, incluindo os exigentes PCs para jogar jogos em VR. Como exemplo, temos máquinas com placas de vídeo GTX 1660 e 1660TI, capazes de altos índices de FPS.

Outros modelos, equipados com as mais novas placas de vídeo da série RTX da Nvidia, garantem a performance ideal. Clique no banner para conferir!

Banner para o site da Shopinfo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *