Qual o setup ideal de PC para jogar LoL no Ultra?

Jogadores profissionais de League of Legends.
League of Legends

Não existe apenas um modelo de PC para jogar LoL no ultra. Com a variedade de peças disponíveis e as possibilidades de upgrade que um computador oferece, é possível montar muitos setups que cumprem a função.

Porém, alguns fatores devem ser considerados, uma vez que League of Legends é um jogo multiplayer e depende da Internet. A experiência completa no game corresponde a gráficos excelentes e um bom FPS, que não caia durante as team fights.

Partindo do princípio de que a conexão rápida já está garantida, confira algumas dicas sobre qual o setup ideal para jogar nos melhores gráficos possíveis. Boa leitura!

Monitor

O setup do PC gamer para LoL depende muito do monitor que você possui. Quanto maior a resolução da tela, mais processamento será exigido. Por isso, antes de escolher as peças para o computador, é preciso levar em consideração a qualidade do monitor.

Setup com dois monitores.
Monitores gamer com resoluções altas exigem mais processamento do computador, para garantir a qualidade da imagem.

As taxas de atualização de uma tela projetada para games, hoje em dia, ultrapassa facilmente o padrão de 60 Hz. Além disso, monitores de 144 Hz estão cada vez mais comuns, oferecendo agilidade e maior resposta aos jogadores.

Em momentos como as team fights do LoL, é comum observar uma queda de FPS. O ideal é que a taxa não caia para menos do que 60 FPS, em monitores 60 Hz, e 144 FPS nas telas gamer de 144 Hz.

CPU

Antes de começar a listar as principais peças do PC, vamos analisar os requisitos recomendados pela RIOT para rodar League of Legends:

  • CPU: Processador dual-core de 3 GHz
  • RAM: 4 GB de RAM
  • Espaço em disco: 16 GB de espaço em disco disponível
  • GPU: Nvidia GeForce 8800 / AMD Radeon HD 5670 ou placa de vídeo equivalente (Placa de vídeo dedicada com memória de vídeo de 512 MB ou superior (VRAM))
  • OS: Windows 7, Windows 8.1 ou Windows 10 com o Service Pack mais recente instalado

O primeiro componente ao montar um PC para jogar LoL no ultra é a CPU. Aqui, é importante garantir uma velocidade de clock de, pelo menos, 3 GHz. Portanto, mesmo que o processador possua vários núcleos (multicore), o desempenho individual precisa estar nessa faixa.

Como recomendação, listamos o AMD Ryzen 5 2400 (3,6 GHz), o Intel Core i3 8100 (3,6 GHz) e o i5-9400F (necessita placa de video; clock de 2,9 GHz).

CPU da série Ryzen.
Processadores com mais de 3,0 GHz por núcleo são os recomendados para jogar LoL no ultra.

Placa de vídeo

Tão importante quanto a CPU é a placa gráfica, que cuida do processamento da parte visual do game. Para GPU, a Riot recomenda alguns modelos de entrada, lançados em 2014.

Isso quer dizer que, graças aos desenvolvedores de League of Legends, o jogo não demanda tanto investimento em uma placa de vídeo, fazendo com que a configuração mínima para jogar LoL no ultra seja mais acessível.

Nessa parte, recomendamos GPUs que garantirão gráficos ótimos com tranquilidade, mesmo nos monitores mais exigentes: uma Nvidia GTX 1050 ou uma AMD Radeon RX 570.

Banner para o teste de desempenho de PC da Shopinfo.

Memória RAM

No caso da memória RAM, não há segredo: 8 GB. 

Mesmo sendo o dobro do que é recomendado pela RIOT, faz sentido investir em mais memória, uma vez que as pessoas costumam utilizar mais de um programa ao mesmo tempo, como jogar e abrir o Google Chrome ou Spotify, além do Discord, para se comunicar com a party.

PC para jogar LoL no ultra: opções na Shopinfo

As peças recomendadas foram baseadas em um artigo do site Logical Increments, que lista muitos setups para dar conta de jogar em monitores com várias resoluções e qualidades gráficas diferentes. Clique aqui para acessar a lista com links para os PCs.

A Shopinfo, especialista em PCs e acessórios gamer, conta com uma lista de setups montados para jogos MOBA, oferecendo configurações para todos os bolsos. Clique no banner para conhecer a linha Neologic MOBA Box!

Banner para a página de PCs Neologic MOBA Box da Shopinfo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *