Jogos mais difíceis para PC: 19 títulos desafiadores!

Game Over.
GAMES

Ao finalizar um game no nível hard, a diversão é ainda mais intensa. Entre os jogos mais difíceis, existe uma infinidade de títulos para escolher, dependendo do perfil de cada um.

Para quem gosta de desafio, separamos alguns jogos difíceis para PC, que prometem muitas horas de gameplay e são um verdadeiro teste de paciência e habilidade. Confira!

1. Dark Souls

Screenshot do jogo Dark Souls.
Dark Souls é um dos jogos mais difíceis do mundo.
Imagem: Steam / Divulgação.

O lançamento de Dark Souls marcou a volta dos games com dificuldade extrema. Nascido em uma época dominada pelos tutoriais extensos e o salvamento automático de progresso, esse jogo estabeleceu regras bem diferentes.

Os checkpoints para restaurar o HP e salvar o progresso são como um oásis no meio do deserto: raridades que devem ser valorizadas. Ao morrer, prepare-se para perder muito do que foi conquistado entre um save e outro.

O jogo também não dá muitas dicas de como mandar bem numa boss fight, nem te guia dentro do extenso mapa. Para quem gosta de desafios, Dark Souls exigirá horas de tentativa e erro até decifrar os melhores caminhos.

Dados do game

Lançamento: 24/ago/2012

Desenvolvido por: FromSoftware

Compre na Steam

Requisitos mínimos Windows
Processador Intel Core 2 Duo E6850 GHz / AMD Phenom II X2 545 3.0 GHz
Memória RAM 2 GB
Placa de vídeo GeForce 9800 GTX / ATI Radeon HD 4870
Espaço em disco 4 GB

2. Spelunky

Screenshot do jogo Spelunky.
Spelunky tem um visual simples, mas não se deixe enganar. Imagem: Steam / Divulgação.

Spelunky é um jogo objetivo e simples. No estilo de exploração de cavernas, você precisa atravessar as fases e coletar recompensas, tomando cuidado para não cair em armadilhas ou ser atingido por criaturas e monstros.

A dificuldade começa quando você descobre que só tem uma vida. Ou seja, ao morrer, o jogador tem que recomeçar todo o gameplay, sem chances de salvar o progresso. Para piorar, as fases são randômicas, mudando a disposição dos objetos e tesouros.

Outro ponto que transporta Spelunky para a categoria de jogos mais difíceis é a quantidade de segredos. No meio do gameplay, você encontra relíquias escondidas, que liberam fases secretas e com recursos essenciais para fechar a campanha.

Se quiser experimentar o game, a versão clássica de Spelunky é gratuita e disponível para download – uma ótima opção se você tem um PC mais fraco.

Dados do game

Lançamento: 08/ago/2013

Desenvolvido por: Mossmouth

Compre na Steam

Requisitos mínimos Windows
Processador Intel Core 2 Duo 2.8GHz
Memória RAM 2 GB
Placa de vídeo
Espaço em disco 200 MB

3. Super Meat Boy

Screenshot do jogo Super Meat Boy.
Super Meat Boy é um jogo estilo plataforma. Imagem: Steam / Divulgação.

Super Meat Boy é, com certeza, um dos jogos mais difíceis para PC. O objetivo do jogo não poderia ser mais simples: passar de um ponto a outro do mapa, desviando de obstáculos e armadilhas, dando outro significado a essas duas palavras.

As fases são curtas, mas podem facilmente ser repetidas dezenas, ou mesmo centenas de vezes. Os controles do personagem se assemelham aos dos clássicos de plataforma, com muita liberdade de movimentação.

Um ponto que impede que a dificuldade do game cause frustração é o visual. Cada nível pode variar em cores e estilos, o que adiciona ainda mais qualidade ao trabalho de arte dos desenvolvedores.

Dados do game

Lançamento: 30/nov/2010

Desenvolvido por: Team Meat

Compre na Steam

Requisitos mínimos Windows Mac OS X SteamOS + Linux
Processador 1.4 GHz Intel 1.4 GHz
Memória RAM 1 GB 1 GB 1 GB
Placa de vídeo
Espaço em disco 300 MB 300 MB 300 MB

4. Cuphead

Screenshot do jogo Cuphead.
O jogo Cuphead é um clássico. Imagem: Steam / Divulgação.

Cuphead é um jogo de 2017, mas poderia muito bem ser da década de 1930. O game de plataforma possui uma arte audiovisual construída as mesmas técnicas das animações clássicas da época. O destaque foi tão grande que resultou no anúncio de uma série animada, produzida pela Netflix – ainda sem data de lançamento.

Uma das características da dificuldade desse jogo é a própria limitação do cenário em 2D. Com uma grande quantidade de elementos na tela, entre inimigos, tiros e armadilhas, passar pelas fases exige uma combinação de agilidade e precisão.

Dados do game

Lançamento: 29/set/2017

Desenvolvido por: Studio MDHR Entertainment Inc.

Compre na Steam

Requisitos mínimos Windows Mac OS X
Processador Intel Core2 Duo E8400, 3.0GHz / AMD Athlon 64 X2 6000+, 3.0GHz Intel Core i5
Memória RAM 3 GB 4 GB
Placa de vídeo Geforce 9600 GT / AMD HD 3870 512MB Intel HD Graphics 4000 (Metal exigido)
Espaço em disco 4 GB 4 GB

5. Dwarf Fortress

Screenshot do jogo Dwarf Fortress.
Surpreenda-se com Dwarf Fortress. Imagem: Bay 12 Games / Divulgação.

Esse game é o mais diferente da lista. Entre os jogos mais difíceis, Dwarf Fortress se destaca pela complexidade de suas mecânicas de gameplay, sem falar do visual, que pode parecer um pouco carregado de elementos.

Há, basicamente, duas opções: jogar com um personagem ou controlar uma civilização de dwarves, em um mundo que reúne elementos de fantasia, que é construído aleatoriamente pelo jogo.

É preciso estar preparado para ler muitas instruções durante o jogo, uma vez que grande parte das informações aparece como texto. O próprio mapa representa cada elemento como um único caractere – um cachorro, por exemplo, pode ser a letra “d”.

Dificuldades à parte, Dwarf Fortress encanta pela complexidade do mundo gerado pela simulação. É possível experimentar a ascensão e queda de civilizações, conforme os anos vão passando.

Ao mesmo tempo, o jogo é carregado de histórias em suas entrelinhas, oferecendo um prato cheio para a imaginação dos jogadores. Além de uma versão gratuita e disponível para download, foi anunciado um port do jogo, que virá para a Steam.

Dados do game

Lançamento: 08/ago/2006

Desenvolvido por: Bay 12 Games

Baixe no site da Bay 12 Games

Requisitos mínimos Windows
Processador Pentium II, 500 MHz
Memória RAM 256 MB
Placa de vídeo
Espaço em disco 100 MB

6. Super Hexagon

Screenshot do jogo Super Hexagon.
Um jogo fácil de entender, mas difícil de jogar. Imagem: Steam / Divulgação.

Super Hexagon é um jogo fácil de entender. Partindo de um hexágono no centro, polígonos externos vão se fechando em direção a ele, deixando apenas alguns espaços livres.

O objetivo é manter o mouse nessas lacunas, evitando encostar nos contornos dessas formas geométricas que estão se aproximando. Juntamente com a música, a velocidade vai aumentando.

As cores vibrantes e a trilha sonora frenética contribuem para criar um clima de tensão. Qualquer erro pode custar caro, e é preciso manter um bom nível de atenção e reflexos rápidos para se dar bem.

Dados do game

Lançamento: 27/nov/2012

Desenvolvido por: Terry Cavanagh

Compre na Steam

Requisitos mínimos Windows Mac OS X SteamOS + Linux
Processador 2 GHz 2 GHz 2 GHz
Memória RAM 256 MB 256 MB 256 MB
Placa de vídeo Compatível com Direct X9.0c
Espaço em disco 35 MB 35 MB 35 MB

7. Devil Daggers

Screenshot do jogo Devil Daggers.
Para quem procura um jogo desesperador, Devil Daggers é uma ótima opção. Imagem: Steam / Divulgação.

Na categoria de jogos difíceis para PC, Devil Daggers é dinâmico e desesperador, ao mesmo tempo. No game, você precisa sobreviver a uma enxurrada de monstros dentro de uma arena, disparando adagas flamejantes.

O cenário escuro, misturado com a visão em primeira pessoa, ajudam a fazer deste FPS uma experiência de ação rápida e aterrorizante, uma vez que os inimigos podem se aproximar por todos os lados.

Dados do game

Lançamento: 18/fev/2016

Desenvolvido por: Sorath

Compre na Steam

Requisitos mínimos Windows Mac OS X SteamOS + Linux
Processador Dual Core, 2 GHz Dual Core, 2 GHz Dual Core, 2 GHz
Memória RAM 1 GB 1 GB 500 MB
Placa de vídeo Dedicada, com suporte ao OpenGL 3.3 Dedicada, com suporte ao OpenGL 3.3 Dedicada, com suporte ao OpenGL 3.3
Espaço em disco 500 MB 500 MB 500 MB

8. NetHack: Legacy

Screenshot do jogo NetHack: Legacy.
Você não vai encontrar nem um outro jogo assim. Imagem: Steam / Divulgação.

NetHack: Legacy é uma versão do jogo NetHack, que já está em desenvolvimento há trinta anos, com uma comunidade de desenvolvedores e contribuintes buscando criar um simulador de RPG perfeito.

Você acompanha a jornada de um aventureiro procurando um tesouro, enquanto explora um cenário revelado aos poucos, como se estivesse jogando uma campanha de RPG de mesa.

O visual do game é limitado a uma tela de cor sólida com caracteres coloridos, seguindo a linha de Dwarf Fortress. A cada movimento, a tela mostra um texto com informações sobre o que está acontecendo.

Para os fãs hardcore do universo D&D (Dungeons and Dragons), NetHack: Legacy é um ótimo mod, de um jogo complexo e que oferece desafios complicados, entrando no grupo dos jogos que demoram para zerar.

Dados do game

Lançamento: 10/ago/2018

Desenvolvido por: FrozenCrate

Compre na Steam

Requisitos mínimos Windows Mac OS X SteamOS + Linux
Processador 2 GHz 2 GHz 2 GHz
Memória RAM 256 MB 256 MB 256 MB
Placa de vídeo 1 GB VRAM, compatível com OpenGL 3.3 1 GB VRAM, compatível com OpenGL 3.3 1 GB VRAM, compatível com OpenGL 3.3
Espaço em disco 200 MB 200 MB 200 MB

9. The Binding of Isaac: Afterbirth

Screenshot do jogo The Binding of Isaac: Afterbirth.
Com uma história trágica, esse jogo é desesperador. Imagem: Steam / Divulgação.

Em The Binding of Isaac: Afterbirth, você é transportado para um mundo de dungeons cheias de inimigos. Durante as fases, o personagem vai coletando itens, entre armaduras e armas que parecem verdadeiros superpoderes.

Com espaços limitados e poucas chances de erro, o game figura entre os jogos mais difíceis por seu estilo tudo ou nada. Ou seja, caso você seja derrotado, prepare-se para recomeçar desde o primeiro nível, além de perder todos os itens acumulados.

Outra característica de The Binding of Isaac são as fases geradas aleatoriamente. Dessa forma, existem chances de encontrar um item raro logo no começo da campanha – mas saiba que o contrário também pode acontecer.

Dados do game

Lançamento: 30/out/2015

Desenvolvido por: Nicalis; Edmund McMillen

Compre na Steam

Requisitos mínimos Windows Mac OS X SteamOS + Linux
Processador Intel Core i3 Intel Core i3 Intel Core i3
Memória RAM 2 GB 2 GB 2 GB
Placa de vídeo
Espaço em disco 500 MB 500 MB 500 MB

10. FTL: Faster Than Light

Screenshot do jogo Faster Than Light.
Faster Than Light é perfeito para apaixonados por espaço. Imagem: Steam / Divulgação.

Quando um jogo te oferece a função de pausar o gameplay, pode desconfiar que a dificuldade vai ser grande. Esse é o caso de Faster Than Light, um RPG espacial que te coloca no comando de uma nave na missão de salvar a galáxia.

A mecânica de jogo envolve alocação de recursos energéticos, distribuição de funções entre a tripulação e estratégias de combate aos inimigos. O mapa também é construído de forma aleatória, prometendo novas experiências em cada nova campanha.

FTL também te permite personalizar a nave, por meio de upgrades. Vale mencionar que esse jogo também funciona com o mecanismo de morte permanente, obrigando o jogador a pensar bem antes de realizar alguma ação que possa resultar no fim do jogo.

Dados do game

Lançamento: 14/set/2012

Desenvolvido por: Subset Games

Compre na Steam

Requisitos mínimos Windows Mac OS X SteamOS + Linux
Processador 2 GHz Intel 2 GHz 2 GHz
Memória RAM 1 GB 1 GB 1 GB
Placa de vídeo
Espaço em disco 175 MB 175 MB 175 MB

11. Another World – 20th Anniversary Edition

Screenshot do jogo Another World.
Another World é um jogo que foi famoso no passado e agora está voltando com tudo. Imagem: Steam / Divulgação.

Esse remake de jogo traz de volta um clássico de 1991. A história de Another World acompanha um cientista que, após um experimento que deu errado, é transportado para um mundo alienígena, cheio de obstáculos e puzzles para resolver.

Os gráficos do jogo possuem um visual original e minimalista, com uma atmosfera que lembra os games indie – antes mesmo do hype sobre esses títulos. Sem dicas ou pistas, você terá que descobrir tudo sozinho. Então, também vamos colocar Another World entre os jogos que demoram para zerar.

Dados do game

Lançamento: 4/abr/2013

Desenvolvido por: Eric Chahi, DotEmu

Compre na Steam

Requisitos mínimos Windows Mac OS X SteamOS + Linux
Processador 1.6 GHz 1.6 GHz 1.6 GHz
Memória RAM 2 GB 2 GB 2 GB
Placa de vídeo
Espaço em disco 800 MB 800 MB 800 MB

12. Contra Anniversary Collection

Screenshot do jogo Contra.
Divirta-se com Contra. Imagem: Steam / Divulgação.

Contra é um clássico da época dos arcades, agora com ports para PC. A edição de aniversário, disponível na Steam, traz um pacote com vários títulos, incluindo Contra III: The Alien Wars, um dos jogos mais difíceis da franquia.

A quantidade limitada de vidas, boss fights rápidas e o mapa de tamanho reduzido aumentam a dificuldade de concluir o game, garantindo boas horas de gameplay e muitas tentativas.

Dados do game

Lançamento: 20/fev/1987 (originalmente)

Desenvolvido por: Konami Digital Entertainment

Compre na Steam

Requisitos mínimos Windows
Processador Intel Core i3-4160
Memória RAM 4 GB
Placa de vídeo Intel HD Graphics 4400 (VRAM 128 MB)
Espaço em disco 504 MB

13. Devil May Cry 3

Screenshot do jogo Devil May Cry 3
Com um nome desses, não é difícil entender porque Devil May Cry é um jogo desafiador. Imagem: Steam / Divulgação.

A série Devil May Cry coloca o jogador em um universo cheio de inimigos sobrenaturais, armas à vontade e lutas de ótima qualidade em ambientes abertos. Além do tamanho das criaturas, a trilha sonora frenética ajuda a criar um ambiente alucinante de ação neste hack n’ slash.

Em Devil May Cry 3, originalmente lançado no Japão, o nível hard foi transformado na dificuldade normal da versão americana, o que garantiu ao jogo o título de um dos games mais difíceis de PS2.

Para além das mecânicas do gameplay, a história também chama atenção, voltando ao passado do personagem Dante e a rivalidade com seu irmão gêmeo. Prepare-se para repetir algumas fases, que te obrigam a voltar ao início em caso de morte.

Dados do game

Lançamento: 23/mai/2006

Desenvolvido por: CAPCOM

Compre na Steam

Requisitos mínimos Windows
Processador Intel Pentium III, 1.0 GHz
Memória RAM 256 MB
Placa de vídeo
Espaço em disco 2 GB

14. Sekiro: Shadows Die Twice

Muito premiado, Sekiro: Shadows Die Twice é um jogo que surpreendeu os críticos e o público. Imagem: Steam/Divulgação

Eleito Jogo do Ano no The Game Awards 2019 e Melhor Jogo de Ação de 2019 no IGN, Sekiro: Shadows Die Twice é um daqueles games surpreendentes. Ganhador de mais de 50 prêmios, foi desenvolvido pelos mesmos criadores de Bloodborne e da franquia Dark Souls. 

Prepare-se para trilhar seu próprio caminho enquanto busca vingança e honra. Nesse game, você encontra chefes que são muito difíceis de passar, imagens belíssimas de um Japão dos anos 1500 e conflitos mortais. 

Com excelentes reviews, Sekiro: Shadows Die Twice é um jogo que testará suas habilidades. 

Dados do game

Lançamento: 21/mar/2019

Desenvolvido por: FromSoftware

Compre na Steam

Requisitos mínimos Windows
Processador Intel Core i3-2100
Memória RAM 4 GB
Placa de vídeo Nvidia GeForce GTX 760
Espaço em disco 25 GB

15. Hollow Knight

Com personagens fofos e assustadores, esse game possui uma fotografia incrível. Imagem: Steam/Divulgação

Outro jogo de ação bastante premiado, Hollow Knight tem uma estética clássica em estilo 2D. O enredo se passa em um reino antigo e devastado, abaixo da cidade moribunda de Dirtmouth, onde é possível encontrar muitas cavernas repletas de segredos e mistérios. 

Atraídas pelas riquezas e glórias, diversas criaturas malignas e insetos bizarros se encontram nessas cavernas. Em cada novo caminho, é possível descobrir lindos e terríveis personagens. 

O que torna esse jogo difícil são os mais de 130 inimigos e os 30 chefes épicos. 

Dados do game

Lançamento: 24/fev/2017

Desenvolvido por: Team Cherry

Compre na Steam

Requisitos mínimos Windows Mac OS X SteamOS + Linux
Processador Intel Core 2 Duo Intel Core i3 Intel Core 2 Duo
Memória RAM 4 GB 4 GB 4 GB
Placa de vídeo GeForce 9800GTX+ GeForce GTX 470 GeForce 9800GTX+
Espaço em disco 9 GB 9 GB 9 GB

16. Blasphemous

Blasphemous é um jogo de plataforma para os fortes.Imagem: Steam/Divulgação

Estilo RPG roguelike – uma modalidade em que há uma geração de níveis aleatórios –, Blasphemous é um jogo em plataforma brutal. Recomendado para a faixa etária acima dos 18 anos, é repleto de combates desafiadores e violência visceral. 

O enredo do game se passa em Cvstodia que, após um massacre denominado “Sofrimento Silencioso”, caiu em um verdadeiro caos. Penitente é o único sobrevivente e parte para a missão de devolver ordem ao lugar. 

O que torna esse jogo tão difícil são a não linearidade do mundo, os combates brutais, as execuções e as batalhas com as quais o personagem principal tem que lidar. 

Dados do game

Lançamento: 10/set/2019

Desenvolvido por: The Game Kitchen

Distribuído por: Team17

Compre na Steam

Requisitos mínimos Windows Mac OS X SteamOS + Linux
Processador Intel Core2 Duo E8400 ou AMD Phenom II x2 550 2.7 GHz Intel Core i5 Intel Core2 Duo E8400 ou AMD Phenom II x2 550
Memória RAM 4 GB 4 GB 4 GB
Placa de vídeo GeForce GTX 260 ou Radeon HD 4850 Nvidia GeForce GT 640M GeForce GTX 260 ou Radeon HD 4850
Espaço em disco 4 GB 4 GB 4 GB

17. Dead Cells

Inspirado em Dark Souls, Dead Cells é um jogo desafiador. Imagem: Steam/Divulgação

Dead Cells também é um roguelike de plataforma no estilo Metroidvania. A dificuldade desse jogo, para além da aleatoriedade, é que ele não possui checkpoints. Nesse game de ação, o player precisa explorar um castelo que sempre está mudando enquanto enfrenta guardiões inspirados em Dark Souls. 

Os jogadores precisam passar de nível com perfeição, já que a morte significa voltar desde o início do game. 

Dados do game

Lançamento: 6/ago/2018

Desenvolvido e distribuído por: Motion Twin

Compre na Steam

Requisitos mínimos Windows Mac OS X SteamOS + Linux
Processador Intel Core i5 Intel Core i5 Intel Core Duo
Memória RAM 2 GB 2 GB 2 GB
Placa de vídeo Nvidia 450 GTS / Radeon HD 5750 OpenGL 3.2+ Nvidia 450 GTS / Radeon HD 5750
Espaço em disco 500 MB 500 MB 500 MB

18. Trials Fusion

Trials Fusion é perfeito para quem gosta de jogos de corrida. Imagem: Steam/Divulgação

Trials Fusion é um jogo estilo plataforma de corrida. São diversos desafios em que os players terão que utilizar suas habilidades para atravessar as pistas cheias de obstáculos e rampas. 

A ideia é que você bata os recordes dos melhores jogadores de Trials Fusion de todo o mundo. É possível pilotar em pistas oficiais e também nas personalizadas. 

O que torna esse jogo mais difícil é que qualquer erro significa queda na certa. Além disso, é preciso lembrar de cada desafio de cada fase para conseguir avançar, o que pode ser problema para alguns. 

Dados do game

Lançamento: 24/abr/2014

Desenvolvido e distribuído por: Ubisoft

Compre na Steam

Requisitos mínimos Windows
Processador Intel Core i3 550
Memória RAM 3 GB
Placa de vídeo Nvidia GeForce GTS450 / AMD Radeon HD5770
Espaço em disco 8 GB

19. Flywrench

Não deixe se enganar pelo visual simples de Flywrench. Imagem: Steam/Divulgação

Flywrench é um jogo com estética bastante simples e tem cara de ser superfácil. O enredo também não é complicado: em uma nave, o player precisa navegar em labirintos que mudam de cor e de formato conforme avança. 

No entanto, já no começo, o nível de dificuldade e a velocidade do jogo aumentam e você morre. Não se engane, você continua recebendo game over todas as vezes e nunca zera o jogo.

Flywrench possui uma trilha sonora incrível desenvolvida por Daedelus e foi nomeado para o prêmio alemão Amaze em 2015. 

Dados do game

Lançamento: 24/ago/2015

Desenvolvido e distribuído por: Messhof

Compre na Steam

Requisitos mínimos Windows Mac OS X
Processador 1.2 GHz 1.2 GHz
Memória RAM 512 MB 512 MB
Placa de vídeo –  – 
Espaço em disco 150 MB 150 MB
Banner para o teste de desempenho de PC da Shopinfo.

Entre os games mais difíceis para PC, encontramos jogos que demoram para zerar, mas não por causa do tamanho da história ou da campanha. Muitas vezes, mesmo com poucas fases, a falta de amor dos desenvolvedores obriga os jogadores a investirem bastante tempo.

Em uma era de jogos casuais, com todas as instruções disponíveis e sistemas de recompensa perfeitamente sincronizados – feitos para que o gameplay nunca pare –, alguns títulos fogem à regra e merecem ser lembrados.

Nesses casos, temos a oportunidade de voltar no tempo, até a época em que nenhum jogo trazia instruções muito claras. A cada segredo descoberto, a sensação de satisfação se tornava muito grande.

E aí, o que achou da lista? Faltou algum jogo? Diga nos comentários (e assine a newsletter para receber mais listas de games, diretamente por e-mail)!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *