Qual a configuração mínima para fazer stream?

Um PC gamer preocupado e seu gato, em frente ao computador.
Tecnologia

A configuração mínima para fazer stream depende do tipo de jogo que vai ser transmitido e da qualidade da imagem que será projetada na tela para os espectadores.

Com isso em mente, podemos estabelecer alguns padrões para começar no mundo do streaming. Mais do que o FPS e a resolução da imagem, o conteúdo é a peça principal para uma boa transmissão.

Acompanhe a leitura para saber mais sobre como o computador encara esse tipo de tarefa, juntamente com algumas recomendações de peças fundamentais para fazer uma stream de respeito! 

O processamento de uma stream

Para transmitir o conteúdo de um game pela internet em tempo real, alguns recursos a mais são exigidos do computador. Em primeiro lugar, a renderização das imagens do jogo fica a cargo da GPU.

No entanto, o processador é a peça chave de um PC para fazer stream. Isso porque, além de ter que realizar os cálculos do jogo, a CPU precisa receber as imagens da placa de vídeo e transformá-las em um código a ser interpretado pela plataforma de streaming.

O processo acontece da seguinte forma:

1. O jogo exige que o computador trabalhe as imagens e processe as ações dos players

2. As imagens são renderizadas, gerando um fluxo de vídeo

3. O PC precisa receber o conteúdo, transformá-lo em código e enviar até a plataforma – Twitch, por exemplo

Banner para o teste de desempenho de PC da Shopinfo.

A dificuldade de realizar todas essas operações em tempo real aumenta, à medida que a qualidade dos gráficos do jogo e das imagens também cresce. Portanto, vamos nos basear em uma stream com gráficos em 1080p (Full HD) rodando a 60 FPS.

Para além do hardware, é preciso dizer que a conexão de internet também precisa ser rápida, para dar conta de enviar todos os arquivos até a plataforma sem qualquer tipo de lag.

Por isso, no streaming, conexões por cabo são preferíveis ao Wi-Fi, por terem menos risco de instabilidades e garantirem uma velocidade consistente.

Requisitos para fazer stream

Como discutimos antes, o setup ideal vai depender do tipo de jogo. Depois de entender um pouco mais sobre como os recursos do PC são utilizados nessa tarefa, vamos recomendar algumas configurações para garantir uma performance satisfatória:

CPU

Para o processador, uma CPU quad core (de quatro núcleos) com mais de 2 GHz de velocidade do clock é um bom ponto de partida, capaz de abrigar o multiprocessamento necessário quando estamos jogando e transmitindo.

Como indicações, vamos deixar dois processadores, um Intel e um AMD:

CPU Ryzen instalada na placa-mãe.
CPUs Ryzen oferecem boa performance e ótimo custo-benefício.

GPU

A placa de vídeo não é necessariamente obrigatória para fazer stream, mas é fundamental para rodar alguns jogos mais pesados. Portanto, vamos indicar alguns modelos de entrada, que já vão dar conta de garantir um gameplay fluido.

Aqui, uma Nvidia Geforce GTX 1650 já é suficiente para começar, considerando que as configurações de vídeo dos games não vão estar nos valores máximos.

Memória RAM e armazenamento

Para finalizar, recomendamos escolher memórias RAM na faixa de 8 GB de capacidade, para conseguir uma boa performance nos jogos, além das outras atividades que acontecem enquanto fazemos uma stream.

Esse componente não é o mais caro do setup. Portanto, caso consiga investir em um segundo pente e totalizar 16 GB, as tarefas vão ganhar um desempenho ainda melhor durante a transmissão.

Ao pensar em armazenamento, a disputa entre HDs e SSDs parece cada vez mais vencida pelo segundo lado. Porém, buscando a economia total, um disco rígido convencional não vai comprometer o processo.

Software

O sistema operacional mais indicado para fazer stream é o Windows 10, pela compatibilidade com os jogos e alguns programas para transmissão de tela, como OBS.

Esses softwares são responsáveis por traduzir as imagens do jogo em dados que serão interpretados pelas plataformas de streaming, além de oferecer algumas funcionalidades úteis, como configuração de múltiplas telas, inserção de banners e ajustes na resolução e no áudio de saída.

Acessórios e periféricos

Depois de analisar o hardware principal do computador, precisamos de alguns acessórios para conseguir gravar a voz e a imagem, deixando a stream mais completa e a interação mais dinâmica.

Em primeiro lugar, para capturar a voz, muitos streamers utilizam headsets, com fones de ouvido combinados a microfones. Além da comodidade, você garante que o áudio do jogo não vai ser captado juntamente com a fala.

Para um setup iniciante, qualquer headset cumprirá o papel. No entanto, os mais sofisticados trazem mais conforto e qualidade de som, essenciais para streams que duram muito tempo.

Gamers utilizando headsets.
Headsets gamer possuem boa qualidade de som e microfones embutidos para maior comodidade.

No caso do vídeo, você pode capturar a sua imagem por meio de uma webcam. Hoje em dia, há vários modelos que suportam resolução Full HD e altas taxas de atualização. Apenas tenha em mente que esse complemento também vai consumir recursos do PC.

Outro acessório importante é a cadeira. Justamente por ficarmos muito tempo sentados durante a transmissão, investir em um produto confortável e ergonômico é ótimo para diminuir o estresse sobre o corpo.

Por fim, vale lembrar que também existe a possibilidade de utilizar um segundo computador só para fazer stream, separado do PC que está executando os jogos. Nesse caso, a carga sobre a máquina é menor, assim como as configurações mínimas.

Para utilizar outro computador, é preciso enviar as imagens transmitidas do PC principal, o que pode ser feito por meio de uma placa específica para captura de vídeo, que também vai garantir que o envio das imagens ocorra de forma fluida.

E o seu PC, já está preparado para fazer uma stream? Se precisar fazer um upgrade, ou estiver em busca de uma nova máquina, não deixe de conferir o site da Shopinfo, com opções de setups para vários orçamentos diferentes. Clique no banner para acessar a loja virtual!

Banner para a loja virtual da Shopinfo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *