PC gamer top de linha: apostas para 2020 [atualizado]

Tecnologia

Acompanhar todos os lançamentos de peças para um PC gamer top de linha não é fácil. A cada ano, as fabricantes de componentes aceleram o desenvolvimento de hardwares, que chegam mais potentes e com menor intervalo de tempo.

Quase no final de 2019, temos uma boa ideia sobre como selecionar as melhores peças do ano, buscando performance de alto nível para todos os lançamentos de jogos em 2020.

Se você deseja montar um PC gamer de respeito, continue a leitura para conferir dicas valiosas na escolha de cada componente!

Processador (CPU)

É engraçado pensar que, no começo dos anos 2000, os primeiros processadores com mais de um núcleo eram o que havia de mais moderno. De lá para cá, presenciamos um aumento significativo nesse sentido.

Hoje, é possível encontrar CPUs com velocidades de clock próximas dos 5,0 GHz em overclock, juntamente com soluções de refrigeração líquida que garantem uma temperatura segura de operação.

Em 2019, a Intel atacou com seu i9-9900KS, oito núcleos e 4,0 GHz de clock base, com turbo clock de até 5,0 GHz. Por outro lado, a AMD revidou com seu Ryzen 9 3900x, com impressionantes doze núcleos e clock base de 3,8 GHz, chegando até 4,6 GHz.

Para gamers, esses números são sinais de que toda a categoria de processadores está em evolução. Ou seja, as CPUs de entrada, mais baratas, estão cada vez melhores e capazes de rodar jogos.

Banner para o teste de desempenho de PC da Shopinfo.

Para exemplificar, vamos analisar a primeira geração dos chips Intel Core i7. Lançada em 2008, esses processadores quad core tinham uma velocidade de clock base na ordem de 3,3 GHz.

Agora, em 2019, o modelo de entrada Intel Core i3 já vem com os mesmos quatro núcleos e uma frequência de 3,6 GHz! E o melhor de tudo, com preços mais baixos do que o i7 mencionado anteriormente. Ou seja, a CPU mais básica já bateu o processador top de linha de antigamente.

Em pouco mais de dez anos, presenciamos uma grande mudança no padrão de CPUs gamer. Isso significa maior acessibilidade para builds de entrada, além de peças low end cada vez mais capazes de trabalhar com GPUs high end e rodar games com gráficos insanos.

Para 2020, a expectativa é que a barreira dos 16 núcleos seja ultrapassada por mais modelos, tornando este o novo padrão para um PC gamer top de linha. Por isso, vale a pena ficar de olho, também, em modelos antigos que podem experimentar boas quedas de preço.

Placa de vídeo (GPU)

Um ponto para ficar de olho, quando falamos em processamento de gráficos para 2020, são os modelos de monitores em alta resolução e taxa de atualização, que já se fazem presentes no dia a dia dos gamers.

Setup com notebook e monitor externo.
Monitores de alta resolução e taxa de atualização exigem mais processamento do computador.

O padrão de monitores Full HD e 60 Hz está dando lugar a telas 4K e com frequência de 144 Hz. Para se ter uma ideia, é como se somássemos a resolução de quatro telas 1080p – em um arranjo 2×2 – com mais que o dobro da velocidade de atualização.

Tudo isso dificulta o trabalho para processar as imagens, exigindo componentes mais potentes. Em 2019, A Nvidia despontou com suas RTX 2080 Ti e a linha SUPER, com especificações melhoradas e preços interessantes.

A AMD lançou as Radeon RX 590, RX 5700 e a Radeon VII, com opções que cabem em vários orçamentos e o foco no custo-benefício para o consumidor.

A expectativa para 2020 é o lançamento da nova série de GPUs da AMD, apelidada de Navi. Uma notícia que ajuda a aumentar o hype nessas placas de vídeo para PC gamer é a de que os consoles da próxima geração (Playstation e Xbox) vão utilizar essa tecnologia.

Memória RAM

O panorama atual para memórias RAM é o padrão DD4, com frequências na ordem de 3.000 MHz. A capacidade também aumentou, com vários setups gamer abrigando 64 GB.

Entre as peças para PC gamer, no caso das memórias RAM, a maioria dos modelos possui boa performance. Para maior desempenho, é recomendado instalar os pentes de memória aos pares, para utilizar o recurso dual channel.

Vale lembrar que é preciso checar a compatibilidade da placa-mãe e do processador, para garantir que essas configurações são possíveis de serem aplicadas no setup em questão.

Placa-mãe, a “gerente” do seu PC

A placa-mãe é, sem dúvidas, o componente mais crítico de seu computador. Ela é a responsável por enviar comandos e é nela que dispositivos como placa de vídeo, processador, memória e outros são conectados.

A melhor escolha é aquela compatível com as peças selecionadas. Verifique as entradas disponíveis, o chipset da mesma e, quando possível, dê preferência para placas com formato ATX, que garantem melhor escalonamento do hardware.

Atualmente, já conseguimos encontrar modelos de motherboards que suportam mais de uma CPU, para builds específicas que exigem muito poder de processamento, como os workstation PCs, por exemplo.

Outra característica que promete ser tendência para os modelos dos próximos anos é a compatibilidade com as portas USB-C e Thunderbolt 3, cada vez mais comuns em dispositivos móveis e notebooks.

Detalhe de uma porta Thunderbolt 3.
Portas USB-C compatíveis com a tecnologia Thunderbolt 3 estão cada vez mais presentes nos laptops e dispositivos móveis.

Outros componentes importantes

Aqui, vamos fazer um lembrete para as fontes de alimentação. Componentes high end, em geral, costumam consumir mais eletricidade, por isso, uma fonte que seja capaz de fornecer energia de maneira uniforme e garantida é essencial.

Nesse sentido, uma fonte para PC gamer deve levar em conta as exigências de energia de todos os componentes do computador, para que o suprimento seja suficiente.

Um dos maiores obstáculos para o perfeito funcionamento de um computador é o superaquecimento. O calor em excesso prejudica a performance, uma vez que os componentes possuem mecanismos de segurança para diminuir o desempenho nessas situações, a fim de evitar danos maiores.

Portanto, escolher um bom sistema de refrigeração (coolers ou watercooling) vai garantir que o computador opere em sua capacidade máxima. Isso é especialmente importante para componentes em overclock.

Cuidados ao montar um PC gamer top de linha

É importante lembrar que uma máquina avançada demandará um investimento alto. Para escapar disso, algumas pessoas preferem focar em apenas um item top de linha e escolher as outras peças medianas.

Um PC gamer top de linha não é, necessariamente, montado com as peças mais avançadas e recentes. Além de tais dispositivos não serem necessários para rodar os games mais atuais, alguns deles não são projetados para jogar, mas para quem precisa realizar tarefas extremamente exigentes, como renderização de projetos arquitetônicos muito detalhados.

A palavra-chave é equilíbrio. Um processador robusto com uma placa de vídeo não muito boa não é uma combinação que trará ótimos resultados. Por isso, faça o questionamento: é necessário possuir uma Ferrari para andar dez quilômetros por dia?

Se você deseja montar uma máquina avançada, converse com seus amigos gamers e pegue dicas. Quem já possui um PC gamer top de linha poderá te ajudar nas escolhas, tornando o processo mais certeiro.

Além disso, é preciso tomar muito cuidado com a compatibilidade, como falamos anteriormente. Se os componentes escolhidos não forem compatíveis entre si, a máquina não funcionará corretamente.

O ano que passou trouxe evolução na capacidade dos componentes de hardware, e aumentou as expectativas sobre o que está por vir em 2020. Se você busca fazer um upgrade, ou montar um setup completo, essa é uma boa época para comparar preços entre os modelos novos e os mais antigos.

Já quem não se sente cem por cento confiante para montar um PC do zero, pode procurar por outras opções, com setups prontos. No site da Shopinfo, por exemplo, você encontra uma série de categorias para te ajudar a escolher a melhor opção de acordo com o seu uso.

A linha E-sports Box, por exemplo, traz modelos de PCs Neologic com foco nos jogos mais famosos do cenário competitivo, como League of Legends, CS:GO, PUBG e Fortnite. Para saber mais, acesse a loja virtual pelo banner abaixo, ou clicando aqui!

Banner para a página de computadores gamer da Shopinfo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *