Conheça alguns dos melhores jogos de estratégia para PC

Screenshot do jogo Age of Empires: Definitive Edition.
GAMESLISTAS

Selecionar os melhores jogos de estratégia para PC não é uma tarefa fácil. Ao longo da história dos videogames, muitos títulos marcaram suas épocas, e alguns continuam até hoje, como Age of Empires e Starcraft.

Para quem não é familiarizado com essa categoria de games, também chamada de RTS (Real Time Strategy), ela se refere aos jogos que têm como característica o controle de personagens e estruturas em massa, com ações em tempo real.

Por exemplo, imagine que você precise comandar uma tropa de guerreiros em um combate. Metade deles vai atacar pelos flancos, e os outros devem continuar em linha reta. Em um game de estratégia, você pode selecionar essas unidades e comandá-las separadamente, como quiser.

Acompanhe o post para conferir a nossa lista de jogos de estratégia para PC que vale a pena jogar!

1. Age of Empires: Definitive Edition

(2) Screenshot do jogo Age of Empires: Definitive Edition.
(Imagem: Steam / Divulgação).

Age of Empires é uma das séries de jogos RTS para PC mais conhecidas. O primeiro título, lançado em 1997, deu origem a diversas sequências e jogos derivados.

Controle diferentes civilizações, conquiste territórios e desenvolva tecnologias para avançar na história e se tornar um grande império. Age of Empires traz muitos elementos de época, além de diferentes possibilidades de gameplay.

O jogador pode optar por seguir a campanha, com missões e roteiro pré-determinados, ou apenas jogar mapas aleatórios, criando partidas personalizadas para batalhar com amigos ou contra o PC.

Nesse modo, todos começam do zero e precisam criar seus impérios a partir de coleta de recursos naturais, construção de estruturas para treinamento de guerreiros, formação de exércitos e desenvolvimento tecnológico, passando por “eras” de evolução das civilizações.

Dados do game

Lançamento: 19/ago/2019

Desenvolvido por: Forgotten Empires, Tantalus

Compre na Steam

Requisitos mínimosWindows
ProcessadorDual Core 1.8 GHz
Memória RAM4 GB
Placa de vídeoIntel HD 4000 / NVIDIA GT 430 / AMD Radeon HD 5500
Espaço em disco20 GB
Banner para a página do quiz com dicas de jogos em 2 minutos.

2. Age of Mythology: Extended Edition

Screenshot do jogo Age of Mythology: Extended Edition.
(Imagem: Steam / Divulgação).

Um jogo da mesma família de Age of Empires, mas com uma temática voltada para a mitologia grega. Em Age of Mythology, o estilo RTS se mistura com uma mecânica de heróis e deuses, com seus poderes sobrenaturais.

A campanha do game é muito boa, com uma história que passa por diversos capítulos mitológicos, trazendo desafios que inserem os poderes de cada civilização, que vão além da quantidade de homens no exército.

Desde que Age of Empires teve sua versão definitiva, há rumores de que Age of Mythology também pode receber um tratamento parecido. Mas, até o momento, não temos nada confirmado.

Dados do game

Lançamento: 8/mai/2014

Desenvolvido por: SkyBox Labs, Ensemble Studios 

Compre na Steam

Requisitos mínimosWindows
Processador1.6 GHz
Memória RAM1 GB
Placa de vídeoIntel HD 3000 / NVIDIA GeForce 8600GT
Espaço em disco3 GB

3. Warcraft III: Reforged

Os títulos da Blizzard já apareceram em muitas listas por aqui, como a de games de RPG (Diablo) e a de jogos FPS (Overwatch). Com títulos que ficam anos em desenvolvimento, a expectativa criada pela desenvolvedora é sempre grande entre os fãs.

Warcraft III é um RTS que chama atenção pela história e o universo fantástico que foi criado em torno dos personagens e da campanha principal, com foco nos heróis (que assumem protagonismo durante as partidas, além dos exércitos).

As quatro raças – humanos, orcs, mortos-vivos e elfos noturnos – protagonizam dezenas de missões e também outros modos de jogo criados pelos próprios usuários.

Banner para o teste de desempenho de PC da Shopinfo.

O background desses personagens e as criaturas deram origem ao primeiro grande MOBA: DotA, que surgiu como um mod de Warcraft III e utilizou muitos de seus elementos visuais.

Warcraft III: Reforged é o nome do próximo lançamento, esperado até o fim de 2019 e que vai reunir todas as expansões anteriores do game. Infelizmente, não é possível comprar as edições passadas diretamente da Blizzard.

Dados do game

Lançamento: previsto para até o dia 31/dez/2019.

Desenvolvido por: Blizzard

Compre antecipadamente no site da Blizzard

Os requisitos mínimos de sistema ainda não foram divulgados, mas o jogo estará disponível nas plataformas Mac e Windows.

4. Startcraft II

O vídeo acima ilustra um pouco do tamanho que Starcraft tem na comunidade gamer. Como em vários outros jogos de estratégia para PC, a habilidade dos jogadores é medida não só nas decisões durante as partidas, mas em uma métrica que se chama APM (ações por minuto).

Entre coleta de recursos, deslocamento de trabalhadores para construção de estruturas e o controle de tropas em ataques, quanto mais rápido o jogador comandar as ações, melhor será o seu desempenho em relação aos oponentes.

Por isso, como podemos ver pelo vídeo, jogadores profissionais de Starcraft conseguem feitos incríveis, com velocidades da ordem de centenas de ações por minuto.

Starcraft II também foi desenvolvido pela Blizzard, e traz um RTS com estilo futurista e de ficção científica, com raças alienígenas batalhando por recursos e se enfrentando com armas de alta tecnologia.

Dados do game

Lançamento: 27/jul/2010

Desenvolvido por: Blizzard

Baixe grátis no site da Blizzard

Requisitos mínimosWindowsMac OS X
ProcessadorIntel Core 2 Duo / AMD Athlon 64 X2 5600+Intel Core 2 Duo
Memória RAM2 GB4 GB
Placa de vídeo
Intel HD Graphics 3000 / NVIDIA GeForce GT 7600 / ATI Radeon HD 2600 XT
NVIDIA GeForce GT 330M / ATI Radeon HD 4670
Espaço em disco30 GB30 GB

É difícil escolher apenas um, entre tantos jogos ótimos. A seleção do melhor da lista vai depender muito do seu estilo preferido: ficção científica, medieval, realismo histórico, entre outros.

E aí, sentiu falta de algum game? Fique à vontade para contribuir na seção de comentários! E não se esqueça de preencher o formulário para assinar a newsletter do blog e receber todos os conteúdos, diretamente por e-mail.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *