Jogos em pixel art para PC: estilo único!

Screenshot do jogo Hyper Light Drifter.
GamesLISTAS DE JOGOS
Banner para o teste de desempenho de PC da Shopinfo.

Jogos em pixel art para PC existem nos mais diferentes gêneros, trazendo sentimentos de nostalgia pelos games mais antigos, que eram todos produzidos dessa forma.

Na época dos primeiros videogames, a técnica era utilizada por falta de poder de processamento, sendo uma alternativa para a quantidade reduzida de pixels que os consoles eram capazes de reproduzir.

No entanto, com o passar do tempo, a pixel art para games se tornou um padrão de estilo, com vários títulos escolhendo esse caminho de forma intencional. A combinação de quadrados coloridos, com cantos retos e sem curvas, acabou se transformando em referência no design de jogos.

Continue a leitura para conhecer alguns games de PC que utilizam essa estética!

1. Terraria

Screenshot do jogo Terraria.
(Imagem: Steam / Divulgação).

Com cenários bem construídos e um belo trabalho de cores, luz e sombra, Terraria pode ser considerado como uma versão de Minecraft em plataforma, no estilo mundo aberto e com uma infinidade de possibilidades de exploração.

O jogador pode se aventurar em biomas diferentes, com paisagens que variam entre campos verdes e terrenos na neve, coletando recursos naturais e criando uma infinidade de equipamentos e armas.

Dados do game

Lançamento: 16/mai/2011

Desenvolvido por: Re-Logic

Compre na Steam

Requisitos mínimosWindowsMac OS XSteamOS + Linux
Processador2.0 GHz2.0 GHz2.0 GHz
Memória RAM2.5 GB2.5 GB2.5 GB
Placa de vídeo128 MB128 MB128 MB
Espaço em disco200 MB200 MB200 MB

2. Stardew Valley

Screenshot do jogo Stardew Valley.
(Imagem: Steam / Divulgação).

Quem é da época do Super Nintendo presenciou o fenômeno do jogo Harvest Moon, o pai de todos os simuladores de fazenda, muito antes dos games casuais no Orkut e Facebook.

Stardew Valley é um jogo indie, desenvolvido inteiramente por Eric Barone, muito inspirado em Harvest Moon, com uma história interessante e muitas atividades diferentes para fazer.

O jogador precisa administrar o terreno de uma fazenda, mas também pode explorar os cenários, interagir com pessoas e fazer parte da comunidade ao redor.

Junte isso ao design bem trabalhado, com cores vibrantes e trilha sonora caprichada, e você terá a receita para muitas horas de gameplay e descobertas no mundo de Stardew Valley.

Dados do game

Lançamento: 26/fev/2016

Desenvolvido por: ConcernedApe 

Compre na Steam

Requisitos mínimosWindowsMac OS XSteamOS + Linux
Processador2.0 GHz2.0 GHz2.0 GHz
Memória RAM2 GB2 GB2 GB
Placa de vídeo256 MB256 MB256 MB
Espaço em disco500 MB500 MB500 MB

3. Hyper Light Drifter

(2) Screenshot do jogo Hyper Light Drifter.
(Imagem: Steam / Divulgação).

Hyper Light Drifter é um game no estilo RPG de ação, com inspirações que lembram os títulos Diablo e Zelda: A Link to the Past. A história se passa em um mundo destruído e cheio de tecnologias misteriosas.

A pixel art dá a esse jogo uma estética única, que ajuda a criar uma atmosfera de exploração, tornando complexas as descobertas de elementos secretos no jogo, que acabam camuflados pelo design.

Dados do game

Lançamento: 31/mar/2016

Desenvolvido por: Heart Machine

Compre na Steam

Requisitos mínimosWindowsMac OS XSteamOS + Linux
Processador1.2 GHz1.2 GHz1.2 GHz
Memória RAM4 GB4 GB4 GB
Placa de vídeo512 MB512 MB512 MB
Espaço em disco2 GB2 GB2 GB
Banner para a página do quiz com dicas de jogos em 2 minutos.

4. FEZ

FEZ pode ser descrito como um jogo único. O design do jogo, em pixel art, é combinado com cenários que giram (com comandos do jogador), como se fizessem parte de um cubo, como mostra o trailer acima.

Sem objetivos claros, o personagem principal se encontra em um mundo de infinitas possibilidades de exploração, com novas descobertas a cada cenário – dependendo do ângulo em que o personagem está posicionado.

Com uma trilha sonora imersiva e diversos quebra-cabeças escondidos no mapa, FEZ traz muito segredos divertidos e difíceis de descobrir, garantindo boas horas de diversão (ou não).

Dados do game

Lançamento: 1/mai/2013

Desenvolvido por: Polytron

Compre na Steam

Requisitos mínimosWindowsMac OS XSteamOS + Linux
ProcessadorIntel Core 2 Duo 2.8 GHzIntel Core 2 Duo 2.8 GHzIntel Core 2 Duo 2.8 GHz
Memória RAM2 GB2 GB2 GB
Placa de vídeoIntel HD 2000/3000Com suporte a OpenGL 3.0+Com suporte a OpenGL 3.0+
Espaço em disco500 MB1 GB1 GB

5. Papers, please

Screenshot do jogo Papers, Please.
(Imagem: Steam / Divulgação).

O país fictício de Arstotzka é o cenário de Papers, please. O jogador assume o cargo de um funcionário da imigração, cujo trabalho é aprovar ou desaprovar a entrada de pessoas, com base nas documentações apresentadas.

Com os ganhos no trabalho, é preciso pagar por casa e comida. A trama do jogo, que pode parecer simples e tediosa, ganha nuances de mistério, uma vez que possíveis espiões podem estar tentando atravessar a fronteira do país, portando documentos falsos.

O design em pixel art combina bem com o estilo mais “burocrático” das mecânicas de Papers, please, fazendo dessa uma boa opção para quem curte jogos no estilo puzzle.

Dados do game

Lançamento: 8/ago/2013

Desenvolvido por: Lucas Pope

Compre na Steam

Requisitos mínimosWindowsMac OS XSteamOS + Linux
ProcessadorIntel Core 2 Duo 1.5 GHzIntel Core 2 Duo 1.5 GHzIntel Core 2 Duo 1.5 GHz
Memória RAM2 GB2 GB2 GB
Placa de vídeo---
Espaço em disco100 MB100 MB100 MB

Mesmo não sendo mais uma necessidade, uma vez que os computadores estão mais poderosos atualmente, ainda existem títulos que optam pelo design em pixel art, como os apresentados nessa lista.

Isso acontece porque esses jogos causam um efeito imersivo que nos ajuda a entrar fundo no clima do gameplay, além de exigirem menos trabalho da equipe de animação e contribuírem no orçamento de desenvolvedoras menores.

O mercado de videogames entendeu o que é pixel art e o seu potencial para dar estilo e originalidade aos jogos. Agora que esse estilo se estabeleceu no mercado, podemos esperar muitos outros games no futuro. E aí, faltou algum jogo na lista? Conte para nós na seção de comentários!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *