Entenda o que é uma APU e seu custo-benefício para games

Detalhe de um cooler da AMD.
HARDWARE
Banner para a página do quiz com dicas de jogos em 2 minutos.

As accelerated processing units chegaram ao mercado de tecnologia como alternativas simples para solucionar dois problemas de uma só vez: processamento central e gráfico. Continue a leitura para compreender o que é uma APU e qual o seu real custo-benefício para games!

O que é uma APU?

APUs são processadores com vídeo integrado da AMD, ou seja, uma única peça que cumpre dois papéis fundamentais para o funcionamento do computador. Para quem é novo no mundo PC gamer, podemos separar essas funções da seguinte forma:

  • Processador (CPU): responsável pelo controle de todas as operações computacionais, instruções e cálculos gerais. É o “cérebro do PC”
  • Placa de vídeo (GPU): também chamada de graphics processing unit, fica encarregada de gerar as imagens que vemos na tela 

Até alguns anos atrás, não se viam no mercado muitas opções de APUs. Era mais comum montar um PC com essas duas peças separadas (uma CPU e uma GPU dedicada), ou então comprar uma placa-mãe com um chip gráfico incluso.

No entanto, desde que a AMD anunciou sua primeira linha de processadores com vídeo integrado, em 2011, as opções para gamers só evoluíram, chegando até os mais novos Ryzen 3200g e 3400g, lançados em 2019.

Como uma APU funciona

O objetivo do texto não é entrar nos detalhes de como um chip recebe os comandos, processa as instruções e devolve os resultados no computador. Mas podemos sintetizar o funcionamento de uma APU analisando a sua construção.

Basicamente, esses componentes são feitos com dois “cérebros” diferentes, um deles dedicado somente ao processamento de vídeo. Dessa forma, ao observar um modelo, conseguimos visualizar duas velocidades de clock, uma para cada parte do sistema. O chip gráfico da APU também varia nas unidades computacionais – quanto mais estiverem disponíveis, melhor o desempenho.

CPU AMD Ryzen instalada na placa-mãe.
APUs evoluíram muito e os novos modelos Ryzen trazem boa performance para games.

Por exemplo, no Ryzen 5 3400g, temos as seguintes especificações:

CPUGPU integrada (Vega 11)
4 núcleos físicos, 8 threads11 núcleos de GPU
Clock base de 3,7 GHzClock base de 1,4 GHz

A principal diferença para uma GPU dedicada fica na questão de uso de memória. Isso porque, em geral, essas placas utilizam recursos internos de memória, denominada de VRAM. No caso das APUs, o uso é compartilhado entre o chip gráfico e a CPU, aproveitando os pentes instalados na placa-mãe.

Nos modelos Ryzen mais recentes, é possível configurar uma quantidade da memória do sistema para as tarefas gráficas. Portanto, ao optar por uma APU, é interessante reservar um investimento maior na parte de RAM.

Vantagens e limitações

Quando as APUs surgiram, eram vistas como alternativas de ótimo custo-benefício, mas sem margem para exigir muita performance. No entanto, com o passar dos anos, elas evoluíram para se tornarem opções viáveis para games.

O maior exemplo da evolução dessa tecnologia são os consoles da nova geração, PlayStation 5 e Xbox Series X, ambos com processadores que misturam CPU e GPU, fabricados sob medida pela AMD.

No mundo dos PCs, ainda é cedo para definir qual o futuro dessa tecnologia. O que se pode afirmar é que as APUs estão entre as melhores escolhas para gamers iniciantes ou com orçamento apertado.

Entre as principais vantagens, além da redução no preço da máquina (por eliminar a necessidade de investir em uma placa de vídeo dedicada), temos a escalabilidade para upgrades.

Custo-benefício

Montar um PC para jogos quase sempre requer dois investimentos principais: processador e placa de vídeo. Mesmo apostando em GPUs de entrada, não há como fugir de gastos um pouco elevados, se as peças almejadas forem recentes.

Dessa forma, apostar em uma solução que ofereça essas duas funções em um único componente é uma boa alternativa para quem está procurando economizar, ainda mais se você aceitar rodar os games em qualidades de texturas e efeitos um pouco inferiores.

Banner para o teste de desempenho de PC da Shopinfo.

Escalabilidade

Um dos maiores trunfos de jogar no PC é a possibilidade de fazer upgrades. Nesse ponto, alguns modelos de APUs se saem muito bem, permitindo a instalação de uma placa de vídeo dedicada para melhor desempenho.

Portanto, uma estratégia interessante é começar com um sistema mais simples, rodando com gráficos integrados, e depois partir para um upgrade de GPU, com a segurança de que o processador não vai limitar o desempenho da placa de vídeo – o famoso gargalo.

Aqui, vale uma observação: estamos tratando de setups básicos e intermediários. Para computadores top de linha, não compensa comprar uma APU, pois com certeza o orçamento já vai conter uma placa dedicada.

Modelos mais populares

Para 2020, estamos aguardando o lançamento da quarta geração das APUs da série Ryzen, com foco na comunidade gamer. Atualmente, a linha conta com quatro modelos que são mais facilmente encontrados no mercado:

ModeloCPUGPU
Ryzen 3 2200g4 núcleos e 4 threads, 3,5 GHz de clock baseVega 8, com 8 núcleos gráficos e clock de 1,1 GHz
Ryzen 3 3200g4 núcleos e 4 threads, 3,6 GHz de clock baseVega 8, com 8 núcleos gráficos e clock de 1,25 GHz
Ryzen 5 2400g4 núcleos e 8 threads, 3,6 GHz de clock baseVega 11, com 11 núcleos gráficos e clock de 1,25 GHz
Ryzen 5 3400g4 núcleos e 8 threads, 3,7 GHz de clock baseVega 11, com 11 núcleos gráficos e clock de 1,4 GHz

Foi-se o tempo em que os computadores eram quebra-cabeças complexos, cuja montagem exigia muita paciência e atenção a detalhes. Passada a primeira década dos anos 2000, a tecnologia dos componentes de um PC chegou a um nível muito mais amigável aos consumidores.

As APUs ajudam a democratizar o acesso a computadores de entrada. Entre as versões da AMD, encontram-se ótimas opções custo-benefício, com placas de vídeo integradas capazes de rodar alguns jogos atuais, com poucos ajustes na qualidade gráfica.

A Shopinfo, loja virtual com PCs montados e testados para todos os orçamentos, conta com um catálogo de computadores com APUs AMD Ryzen. Clique no banner para conferir os modelos!

Banner para página de computadores gamer com APU na Shopinfo.

 

Se você está procurando um processador avançado que ofereça desempenho de primeira linha e economia de energia, um APU pode ser a escolha certa para você. Confira abaixo:

  • Processador Amd Ryzen 5 4600g 3.7ghz (4.2ghz Turbo), 6-cores 12-threads, Cooler Wraith Stealth, Am4, 100-100000147box

  • Processador AMD Ryzen 3 3200G AM4 YD3200C5M4MFH

  • Processador AMD Am4 Ryzen 7 Pro 4750ge 100100000152mpki

4 thoughts on “Entenda o que é uma APU e seu custo-benefício para games

  1. Com enorme satisfação e gratidão venho reconhecer a qualidade deste artigo. Muito didático, conciso e objetivo me proporcionou conhecimento sobre a tecnologia de CPU; GPU e APU. Grande abraço para o Autor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *