Qual o melhor sistema operacional para PC fraco?

Computador de mesa antigo e desgastado.
HARDWARE

A batalha entre Windows, Mac e Linux já vem se desenrolando há muito tempo. No mundo gamer, a discussão para definir o melhor sistema operacional para PC fraco tem ganhado novos rumos nos últimos anos, com otimizações de drivers e uma atuação forte da comunidade e dos desenvolvedores de jogos.

O Windows continua sendo a opção mais segura para jogos, por sua popularidade e compatibilidade. No entanto, não é necessariamente o software mais leve do mundo, ainda mais com todos os seus efeitos ligados.

Neste post, vamos apresentar os principais argumentos nessa briga, dando espaço e voz para a comunidade Linux, que vem conquistando cada vez mais força e ameaçando a hegemonia da Microsoft. Continue a leitura e confira!

Mac, Windows ou Linux?

Desde quando os computadores passaram a fazer parte do cotidiano das pessoas, passando pelo boom de jogos para PC nos anos 90 e chegando às plataformas de lojas virtuais, um único sistema operacional sempre reinou absoluto quando o assunto são games: Windows.

É nele que está concentrada a maioria dos títulos, com compatibilidade para inúmeras plataformas de desenvolvimento. Drivers de placa de vídeo e otimizações de hardware também chegam primeiro no sistema da Microsoft.

Esse sistema também é o mais instalado em computadores, presente em mais de 75% das máquinas – tudo isso contribui para que fabricantes de hardware (como placas de vídeo) deem preferência para otimizar suas peças para Windows.

Gráfico de market share de sistemas operacionais em desktops.
O Windows é o sistema operacional mais utilizado em computadores pelo mundo. Fonte: Blog ELGScreen (Imagem: ELGScreen/Reprodução).

Paralelamente, Linux e Mac disputam uma pequena fatia desse mercado. De um lado, a Apple oferece um ambiente elegante e funcional, amigável para qualquer usuário novo e com integrações quase “mágicas” entre outros gadgets da fabricante, dos iPhones aos tablets.

Em contrapartida, a comunidade Linux é conhecida pela variedade nas distribuições do sistema, famoso pela estabilidade e segurança, e continua sendo a escolha preferida para servidores e aplicações que necessitam de alto grau de confiabilidade.

Banner para o teste de desempenho de PC da Shopinfo.

Linux: o melhor sistema operacional para PC fraco

As qualidades descritas no tópico anterior não são as únicas pelas quais o Linux se destaca. Seu ponto forte é ser um sistema operacional leve, capaz de rodar em quase qualquer máquina, com pouquíssimos requisitos de memória e processamento.

Antes de entender melhor como isso acontece, é importante esclarecer um conceito: Linux não é um software pronto no modelo do Windows, mas um kernel, ou “núcleo”, que gerencia os níveis mais básicos da interação entre os programas e o hardware.

Então, por cima desse kernel, diversos sistemas, ou distribuições (“distros”) Linux, são desenvolvidas. Algumas das mais famosas são Ubuntu, Linux Mint, Debian, Fedora, Manjaro e PopOS.

É essa versatilidade, proporcionada por um código aberto à comunidade, que possibilita o desenvolvimento dessas versões super leves. No entanto, algumas delas podem exigir um conhecimento mais profundo de computação para serem configuradas e utilizadas.

Depois de compreender por que esse é o melhor sistema para computadores mais fracos, surge a pergunta sobre a real utilidade para games. E é nesse momento que entra em cena a comunidade gamer de Linux.

É possível jogar no Linux?

Se um desenvolvedor de jogos está pensando em criar algo que possa ser jogado pelo maior número de pessoas possível, é natural que o trabalho seja mais direcionado para o ambiente Windows.

É por isso que Mac e Linux sempre sofreram com a escassez de títulos em seu repertório, mesmo existindo versões das lojas virtuais de games (como a Steam) para esses sistemas operacionais. No entanto, enquanto o ambiente da Apple é tranquilo e fechado, o outro é caótico e aberto, o que traz algumas vantagens interessantes.

Banner para a página do quiz com dicas de jogos em 2 minutos.

Foi graças a uma comunidade de pessoas engajadas que alguns jogos, antes apenas disponíveis para Windows, entraram na biblioteca do Linux. Plataformas como o Lutris permitem rodar praticamente qualquer game, emulando o software da Microsoft.

Outro recurso que vem ganhando força é a qualidade dos drivers de placas de vídeo dedicadas, que são fundamentais para que o sistema operacional aproveite o máximo de performance que a GPU pode oferecer.

Isso demonstra o poder que um sistema aberto pode proporcionar, a partir do momento em que uma comunidade se une para trabalhar em um objetivo comum. Para além da compatibilidade, vale dizer que existe também uma série de jogos feitos para Linux.

Por fim, fica uma ressalva: se o computador é fraco, não é o sistema que vai fazer com que os jogos rodem. Portanto, se está procurando por um PC novo, seja você usuário de Linux ou Windows, não deixe de conferir as opções da Shopinfo, para todos os tipos de gamers. Clique no botão abaixo para acessar a loja virtual!

  • PC Gamer Intel G6400 8GB DDR4, SSD 120GB, 500W 80 Plus, Neologic – NLI83927

  • Pc Gamer AMD Ryzen 3 3200G 8GB (Radeon Vega 8 Integrado) SSD 120GB, 500W 80 Plus, Neologic – NLI84252

  • Pc Gamer AMD Ryzen 3 3200G 8GB (Radeon Vega 8 Integrado) SSD 120GB, 500W 80 Plus, Neologic – NLI84254

Banner para página de computadores gamer da Shopinfo.

5 thoughts on “Qual o melhor sistema operacional para PC fraco?

  1. De fato o Linux é um sistema operacional aberto, não para todos, pois a maioria quer o que é mais comodo e tem preguiça de entender o funcionamento de qualquer coisa que seja, ele sendo Linux, Mac ou Windows, mas gostaria de saber o que o mesmo tem de “caótico”?
    Acredito que o texto deveria ser mais informativo e imparcial!

    1. Bom dia, Fabiana! Obrigado pela mensagem.

      Aqui, a palavra “caótico” não foi utilizada como um adjetivo negativo. Fizemos apenas uma comparação com outros sistemas mais fechados, como o da Apple. Para jogar todos os títulos no Linux, ainda é necessário utilizar plataformas third-party, ou seja, fora das lojas tradicionais, ao contrário do Windows, que já facilita o acesso aos jogos por ser o foco dos desenvolvedores.

      Pensando nos jogadores que querem o mínimo de atrito entre comprar um jogo e começar a jogar, distros de Linux ainda oferecem um pequeno nível de “caos” para atingir esse objetivo. Por outro lado, é justamente essa característica que permite explorar configurações e ajustes, para aqueles que desejam se aprofundar mais no sistema.

      Esperamos ter esclarecido nossa opinião. A ideia do post é justamente apresentar as possibilidades para além do Windows, que hoje existem graças aos esforços de uma comunidade extremamente engajada.

      Tenha um ótimo dia!

      1. Olá!
        Tenho ciência de que o Windows é o Sistema que obtém o foco dos desenvolvedores de jogos, já que é o sistema que “a maioria” utiliza e como sou uma amante de distros Linux, realmente a palavra “caótico” na minha opinião não foi bem empregada mas fico grata pela resposta.

  2. Boa noite, recentemente baixei o linux mint e percebi que ao rodar a página a tela fica vibrando sendo impossível vizualizar o conteúdo, o mesmo para vídeos.
    Já instalei o linux mint, majara.. mas ambos dão esse erro.
    Por favor!!! Pode me ajudar?

    1. Boa tarde, Matheus!

      O último sistema que testamos foi o Pop!_OS, e também encontramos esse tipo de efeito ao dar scroll na tela. Não chegamos a investigar o motivo, mas talvez seja um bug da versão mais nova (versões antigas não pareciam apresentar erros como esse).

      Infelizmente, não somos especialistas em Linux. Se quiser se aprofundar mais, indicamos o canal do Diolinux, que costuma comentar todas as versões novas dessas distros de Linux (link: https://www.youtube.com/user/Diolinux/videos).

      Esperamos poder ajudar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *