Jogos relaxantes para PC: opções para a quarentena

Pai e filho jogando videogame.
LISTAS

A pandemia do novo coronavírus colocou o mundo de cabeça para baixo, e o mercado de PCs brasileiro não ficou de fora, sofrendo com a baixa na produção de peças e dificuldades com a alta do dólar. Em momentos difíceis como este, jogos relaxantes podem ajudar a aliviar o estresse e lidar com a quarentena.

Se você se encontra nessa situação, existem diversas opções para PC que não vão te deixar na mão. Acreditando no poder de entretenimento que os videogames têm, reunimos alguns títulos que fogem do conceito tradicional de “vitória e fracasso”, apostando em gameplays com foco em diversão e passatempo. Confira!

Jogos para relaxar a mente: nossas recomendações

Direto para as recomendações! Abaixo, você confere uma lista com jogos tranquilos, alguns gratuitos, tanto single quanto multiplayer e nos mais diferentes estilos.

1. Stardew Valley

Screenshot do jogo Stardew Valley.
Imagem: Steam/Reprodução.

Uma homenagem à Harvest Moon e todos os melhores jogos de “fazendinha”. Stardew Valley mistura as atividades repetitivas relacionadas ao cultivo das plantas com os mistérios de uma cidade repleta de pessoas interessantes, além de contar com um dos melhores sistemas de pesca já vistos em um game de RPG.

Aventure-se entre as estações e descubra os segredos conversando e trocando presentes com os outros moradores. O tempo não é um inimigo, e não há jeito certo de completar o game ou os objetivos específicos. Você joga como quiser e se diverte no processo. Resumindo, é uma ótima escolha para passar o tempo em casa.

A cereja do bolo fica para a excelente trilha sonora e os gráficos em pixel art.

Dados do game

Lançamento: 26/fev/2016

Desenvolvido por: ConcernedApe

Compre na Steam

Requisitos mínimosWindowsMac OS XSteamOS + Linux
Processador2 GHz2 GHz2 GHz
Memória RAM2 GB2 GB2 GB
Placa de vídeoCom ao menos 256 MB de VRAMCom ao menos 256 MB de VRAMCom ao menos 256 MB de VRAM
Espaço em disco500 MB500 MB500 MB

2. ABZU

Screenshot do jogo ABZU.
Imagem: Steam/Reprodução.

AB significa água; ZU, conhecer. ABZU traz a essência do jogo no nome, com uma aventura de exploração submarina cercada de segredos à medida que se aproxima do fundo do oceano.

Dos mesmos artistas responsáveis por Journey – que já apareceu no nosso Guia de Jogos Indie –, este game não economiza na riqueza de detalhes dos gráficos, que são de arregalar os olhos. Uma ótima opção para quem gosta de passar um tempo vagando sem pressão (tirando a hidráulica, é claro).

Dados do game

Lançamento: 2/ago/2016

Desenvolvido por: Giant Squid

Compre na Steam

Requisitos mínimosWindows
ProcessadorDual core de 3 GHz
Memória RAM4 GB
Placa de vídeoNvidia GeForce GTX 750 / AMD Radeon R7 260X
Espaço em disco6 GB

Pausa estratégica: no nosso canal do YouTube, publicamos uma lista com jogos leves para curtir na quarentena. Dá uma conferida também!

3. flOw

Screenshot do jogo flOw.
Imagem: Jenova Chen/Reprodução.

A história de flOw é muito interessante. Lançado em 2006 como parte da tese de mestrado de Jenova Chen, a estrutura do game é baseada em uma teoria de adaptação de dificuldade dinâmica. Em poucas palavras, é um jogo que ajusta a dificuldade de acordo com o desempenho de cada jogador.

Por cima dessa ideia, criou-se uma experiência que desperta calma e tranquilidade, muito simples e, ao mesmo tempo, muito fácil de gostar e passar o tempo. O modo de jogo lembra o clássico Spore, da Electronic Arts, em que você é um organismo aquático que absorve seres menores e vai crescendo.

É possível jogar a primeira versão de flOw baixando diretamente do site da desenvolvedora, no qual também está disponível a tese escrita para leitura (em inglês). O game pesa apenas 9,6 MB e foi feito em Flash, portanto, dá para rodar em praticamente qualquer PC

Banner para o teste de desempenho de PC da Shopinfo.

4. Katamari Damaci Reroll

Este jogo traz muitos elementos malucos e uma jogabilidade um tanto inusitada. Katamari Damaci Reroll continua a saga de games que começou no PlayStation 2 com sua proposta bem diferente: no controle de uma bola magnética e mágica (Katamari), você sai pelo mundo recolhendo objetos e crescendo – pois eles vão grudando no seu globo.

Começando com pequenos brinquedos, de repente sua Katamari passa a absorver carros e até prédios! Além de relaxante, a experiência traz um elemento de exploração, ao catalogar todas as coisas que ficam grudadas na bola mágica.

A proposta do game ganhou até um vídeo explicativo no canal Meteoro Brasil, com muitas curiosidades sobre a franquia:

Dados do game

Lançamento: 6/dez/2018

Desenvolvido por: MONKEYCRAFT 

Compre na Steam

Requisitos mínimosWindows
ProcessadorIntel Core i3-2125 / AMD Phenom II X4 965
Memória RAM4 GB
Placa de vídeoIntegradas: Intel Iris Pro 580 / AMD Radeon Vega 8; Dedicadas: Nvidia GeForce GTX 750 / AMD Radeon HD 6950
Espaço em disco4 GB

5. A Short Hike

A Short Hike é um jogo curto e casual. Você controla um pinguim em uma pequena ilha, com alguns poucos segredos. Ao conversar com as pessoas, descobre que existe um desafio de chegar ao topo de uma montanha bem alta que fica no centro.

Para dominar essa subida, você precisará melhorar suas habilidades, que envolvem pulos e uma espécie de gliding (planagem). E essa é uma das melhores partes do game: no caminho para o cume da montanha, simplesmente se jogar e ficar voando enquanto cai lentamente até a superfície.

Se estiver procurando um jogo calmo, com uma trilha sonora especial, gráficos coloridos e zero preocupações, esta é uma ótima opção!

Dados do game

Lançamento: 30/jul/2019

Desenvolvido por: adamgryu

Compre na Steam

Requisitos mínimosWindowsMac OS XSteamOS + Linux
ProcessadorDual core de 2 GHzDual core de 2 GHzDual core de 2 GHz
Memória RAM2 GB2 GB2 GB
Placa de vídeoIntel Graphics 4400Intel Graphics 4400Intel Graphics 4400
Espaço em disco400 MB400 MB400 MB

Dica bônus: jogos tipo Agar.io

Aqui vai uma dica de games que não são necessariamente calmos, mas podem ajudar a passar o tempo com os amigos durante a quarentena. O estilo de Agar.io trouxe uma dinâmica simples (parecida com flOw, mas voltada ao multiplayer) e que entra na categoria de jogos online, free-to-play e que são jogados diretamente pelo navegador de internet.

Videogames e relaxamento

Cada pessoa tem seus gostos e preferências de como passar o tempo, assim como sua comida favorita ou o animal de estimação que mais se identifica. Quando falamos em games, é impossível cravar que tal título vai ter o efeito de relaxamento para alguém.

Mas, de maneira geral, podemos afirmar que os jogos eletrônicos estão entre as opções de entretenimento mais versáteis, ainda mais em tempos de distanciamento social. Uma partida de CS com os amigos, por exemplo, tem chances de ser tão divertida quanto sair para um bar ou restaurante.

Da mesma forma, jogos em realidade virtual são ótimos para sentir que estamos em outro lugar, mesmo sem sair de casa. A tecnologia joga a favor do combate ao vírus, nesse caso.

O objetivo deste texto não é indicar uma solução perfeita para lidar com o tédio de ficar isolado, mas apresentar alternativas válidas para ajudar neste período complicado que estamos vivendo.

A escolha do que jogar depende do que você prefere. A beleza dos jogos está na pluralidade, dos FPS aos de estratégia, luta, RPG, plataforma, entre tantos. Se estiver procurando títulos novos, aproveite para fazer o quiz da Shopinfo, que te ajuda a escolher qual será o seu próximo jogo em apenas 2 minutos!

Banner para o quiz da Shopinfo com dicas de jogos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *