Você já ouviu falar de jogos de gerenciamento para PC?

Tubulações, sendo uma delas vermelha.
ROTINA GAMER

Recursos escassos, falta de mão-de-obra e tempo curto. Essas palavras podem parecer a receita completa para boas dores de cabeça. No entanto, quando falamos de jogos de gerenciamento para PC, elas são os ingredientes principais para muitas horas de gameplay.

A proposta dessa categoria de games é a de trazer um novo tipo de experiência, dando origem a títulos divertidos e complexos, reunindo comunidades gamer para quem gosta de distribuir tarefas, criar sistemas e assistir aos resultados de um bom planejamento.

Se você ainda não conhece nada sobre jogos de gerenciamento, veio ao lugar certo. Faça um alongamento, relaxe na cadeira e leia mais sobre um dos gêneros mais diferenciados e próximos, ironicamente, do conceito de “trabalho”. Confira!

O que são jogos de gerenciamento?

De forma resumida, esses games trazem desafios de administração na sua essência, com base na alocação de recursos limitados no tempo, que é crucial para determinar o desempenho no jogo.

Como exemplos de possíveis cenários para jogos de gerenciamento para PC, podemos colocar:

  • Cidades
  • Indústrias
  • Parques de diversão
  • Estabelecimentos comerciais
Banner para quiz para descobrir novos games

Entre as principais mecânicas durante o gameplay, estão a coleta ou produção de recursos, a resposta rápida a imprevistos e a escalabilidade dos sistemas construídos durante as partidas.

Os games de gerenciamento estimulam o jogador a pensar estrategicamente, estabelecendo limites de eficiência para cada tarefa. Como o foco está no comando das ações e no acompanhamento “de longe”, a dinâmica leva a tomadas de decisão e planejamento a todo momento.

Neste tópico, vale destacar uma particularidade desse tipo de jogos. Em geral, eles costumam vir carregados de informações sobre itens, jogadas e cenários, além de possuírem uma certa complexidade dentro do lore do game – suas histórias, geografia, personagens, entre outros.

Dicas Gamer Info

Para você que deseja começar no universo dos jogos de gerenciamento para PC, vamos indicar alguns títulos que trazem propostas originais e divertidas, fugindo dos tradicionais games de estratégia.

Planet Coaster

Imagem: Steam/Reprodução.

Herdeiro dos clássicos da série RollerCoaster Tycoon, este jogo traz aos PCs mais novos a dinâmica de construir e cuidar de um parque de diversões, com o objetivo de levar alegria aos visitantes.

O papel do jogador em Planet Coaster envolve todas as áreas administrativas do entretenimento, do projeto das voltas que farão parte de uma montanha-russa até a sua construção e operação.

Ao fornecer diversão a um número cada vez maior de pessoas, o parque ganha dinheiro e consegue investir em novas atrações. No entanto, o jogador precisará lidar com a insatisfação dos clientes que não gostarem do que o local está oferecendo.

Game Dev Tycoon

Game Dev Tycoon
Imagem: Steam/Reprodução.

Um jogo sobre gerenciar uma empresa de desenvolvimento de games eletrônicos é, sem dúvida, uma bela homenagem a essa forma de entretenimento. A história dos videogames vem aumentando a cada ano, e Game Dev Tycoon é uma viagem pelos principais acontecimentos e evoluções tecnológicas.

O começo se dá nas garagens dos anos 80. Os projetos de games vão exigir tomadas de decisão sobre quais pontos devem ser trabalhados de forma mais intensa, alocando recursos para encaixar o produto final dentro do que é possível fazer no momento.

Com o sucesso nas vendas dos primeiros títulos, haverá mais dinheiro para investir em funcionários, programadores e estúdios, por exemplo, abrindo a possibilidade de trabalhar em jogos mais complexos e demorados.

O jogo conta com uma comunidade grande de game mods, que adicionam mais consoles, gêneros de videogame para explorar, itens novos, entre outros complementos para aumentar as possibilidades durante o gameplay.

Oxygen Not Included (inglês)

Game Oxygen not included
Imagem: Steam/Reprodução.

É difícil não mencionar um jogo indie em qualquer lista neste blog, uma vez que essa categoria é responsável por tanto material criativo e títulos incríveis. Oxygen Not Included é mais um deles.

No game, você comanda uma trupe de personagens – duplicantes, cada um com atributos e emoções específicas – em um asteroide com um ecossistema hostil e muito trabalho a fazer. O processo de gerenciar tarefas é automático, com base no nível de ocupação de cada um e suas preferências ou habilidades.

Uma das características mais interessantes são as camadas de visualização do cenário. Mesmo sendo feito no estilo de jogos de plataforma, é possível modificar o mapa para destacar os gases presentes em cada área, bem como o nível de conforto e a temperatura, entre outras propriedades.

Isso adiciona um elemento de dificuldade a mais durante o gameplay, obrigando o jogador a pensar os melhores locais para instalar equipamentos ou fazer escavações de minérios.

Esses fatores contribuem para a atmosfera do game, fazendo com que o jogador se sinta, de fato, em um asteroide hostil à sobrevivência.

Conforme as pesquisas científicas dos seus duplicantes avançarem, será possível construir sistemas automatizados para geração de comida, tratamento de água e transmissão de energia elétrica.

Este é um exemplo de um dos jogos de gerenciamento de tempo em que há muito interesse em ser eficiente, para economizar nos recursos e conseguir explorar mais o mapa, sem comprometer a base.

Factorio

Imagem: Steam/Reprodução.

Um jogo sobre construir fábricas do zero. Em Factorio, um mapa 2D gigantesco apresenta recursos a serem explorados pelo jogador, que combina materiais simples em itens cada vez mais complexos.

A estrutura da fábrica vai exigir um planejamento não apenas de recursos, mas de logística, transportando substâncias dentro da planta industrial. Um prato cheio para quem aprecia sistemas de esteiras automáticas!

O que chama atenção em Factorio é a escalabilidade que as construções possuem, com plantas industriais que podem ficar enormes, com grandes sistemas dedicados apenas a fornecer recursos para outras áreas da fábrica.

A diversão por trás de programar tarefas

Em geral, a obrigação de distribuir atividades – durante turnos ou em tempo real – faz com que o sucesso seja maior quanto mais eficiente forem as decisões durante o jogo. Portanto, as escolhas precisam levar em conta os objetivos no curto, médio e longo prazo.

Justamente nesse ponto é que está um dos maiores atributos dos games de gerenciamento. A mágica de criar sistemas e pensar de forma eficaz faz com que a simples visualização do resultado, como um sistema de geração de energia autônomo ou um caminho para transporte rápido de minerais, seja extremamente satisfatória.

Os jogos de gerenciamento para PC estão entre os exemplos mais fortes de games diferenciados, com propostas originais e que oferecem liberdade criativa ao jogador – além de muitas horas de gameplay.

Se estiver em dúvida sobre qual deve ser o seu próximo jogo, a Shopinfo preparou um quiz com várias recomendações, que demora apenas 2 minutos para ser feito. Confira pelo banner abaixo!

Banner para quiz para descobrir próximo jogo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *