Qual o setup ideal de PC para jogar LoL no Ultra?

Jogadores profissionais de League of Legends.
ROTINA GAMER

Não existe apenas um modelo de PC para jogar LoL no ultra. Com a variedade de peças disponíveis e as possibilidades de upgrade que um computador oferece, é possível montar muitos setups que cumprem a função.

Porém, alguns fatores devem ser considerados, uma vez que League of Legends é um jogo multiplayer e depende da Internet. A experiência completa no game corresponde a gráficos excelentes e um bom FPS, que não caia durante as team fights.

Partindo do princípio de que a conexão rápida já está garantida, confira algumas dicas sobre qual o setup ideal para jogar nos melhores gráficos possíveis. Boa leitura!

Monitor

O setup do PC gamer para LoL depende muito do monitor que você possui. Quanto maior a resolução da tela, mais processamento será exigido. Por isso, antes de escolher as peças para o computador, é preciso levar em consideração a qualidade do monitor.

Setup com dois monitores.
Monitores gamer com resoluções altas exigem mais processamento do computador, para garantir a qualidade da imagem.

As taxas de atualização de uma tela projetada para games, hoje em dia, ultrapassa facilmente o padrão de 60 Hz. Além disso, monitores de 144 Hz estão cada vez mais comuns, oferecendo agilidade e maior resposta aos jogadores.

Em momentos como as team fights do LoL, é comum observar uma queda de FPS. O ideal é que a taxa não caia para menos do que 60 FPS, em monitores 60 Hz, e 144 FPS nas telas gamer de 144 Hz.

CPU

Antes de começar a listar as principais peças do PC, vamos analisar os requisitos recomendados pela RIOT para rodar League of Legends:

  • CPU: Processador dual-core de 3 GHz
  • RAM: 4 GB de RAM
  • Espaço em disco: 16 GB de espaço em disco disponível
  • GPU: Nvidia GeForce 8800 / AMD Radeon HD 5670 ou placa de vídeo equivalente (Placa de vídeo dedicada com memória de vídeo de 512 MB ou superior (VRAM))
  • OS: Windows 7, Windows 8.1 ou Windows 10 com o Service Pack mais recente instalado

O primeiro componente ao montar um PC para jogar LoL no ultra é a CPU. Aqui, é importante garantir uma velocidade de clock de, pelo menos, 3 GHz. Portanto, mesmo que o processador possua vários núcleos (multicore), o desempenho individual precisa estar nessa faixa.

Como recomendação, listamos o AMD Ryzen 5 2400 (3,6 GHz), o Intel Core i3 8100 (3,6 GHz) e o i5-9400F (necessita placa de video; clock de 2,9 GHz).

CPU da série Ryzen.
Processadores com mais de 3,0 GHz por núcleo são os recomendados para jogar LoL no ultra.

Placa de vídeo

Tão importante quanto a CPU é a placa gráfica, que cuida do processamento da parte visual do game. Para GPU, a Riot recomenda alguns modelos de entrada, lançados em 2014.

Isso quer dizer que, graças aos desenvolvedores de League of Legends, o jogo não demanda tanto investimento em uma placa de vídeo, fazendo com que a configuração mínima para jogar LoL no ultra seja mais acessível.

Nessa parte, recomendamos GPUs que garantirão gráficos ótimos com tranquilidade, mesmo nos monitores mais exigentes: uma Nvidia GTX 1050 ou uma AMD Radeon RX 570.

Banner para o teste de desempenho de PC da Shopinfo.

Memória RAM

No caso da memória RAM, não há segredo: 8 GB. 

Mesmo sendo o dobro do que é recomendado pela RIOT, faz sentido investir em mais memória, uma vez que as pessoas costumam utilizar mais de um programa ao mesmo tempo, como jogar e abrir o Google Chrome ou Spotify, além do Discord, para se comunicar com a party.

PC para jogar LoL no ultra: opções na Shopinfo

As peças recomendadas foram baseadas em um artigo do site Logical Increments, que lista muitos setups para dar conta de jogar em monitores com várias resoluções e qualidades gráficas diferentes. Clique aqui para acessar a lista com links para os PCs.

A Shopinfo, especialista em PCs e acessórios gamer, conta com uma lista de setups montados para jogos MOBA, oferecendo configurações para todos os bolsos. Clique no banner para conhecer a linha Neologic MOBA Box!

Banner para a página de PCs Neologic MOBA Box da Shopinfo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *