Processador Intel Core i3 i5 ou i7: entenda qual o melhor para suas preferências

intel core i3
HARDWARE

O primeiro processador criado pela Intel, surgido em 1971, já completa 40 anos e em todo este tempo as evoluções passaram a ser mais rápidas, dificultando o acompanhamento por quem não é profissional da área.

Os processadores são responsáveis por calcular e responder a todos os comandos dados à sua máquina. São eles que irão preparar dados e processar as informações com base em instruções armazenadas na memória interna. Como utilizamos cada vez mais quantidade de arquivos e programas simultaneamente, exigimos processadores cada vez mais poderosos.
Tratando de uma forma geral sobre cada um dos processadores, já que existem diversos modelos disponíveis para cada um deles, as três opções podem rodar programas semelhantes, entretanto o que varia é a velocidade e desempenho. Veja a seguir as características principais de cada Intel Core.

Intel Core i3

O Intel Core i3 foi a primeira evolução depois do Core2Duo e voltado para usuários domésticos, que utilizam o computador para atividades triviais como navegar na internet, acessar redes sociais, assistir vídeos, ouvir músicas, checar o e-mail, entre outras.
Apesar de ser um processador mais voltado a atividades simples, o Core i3 oferece algumas vantagens e condições melhores para funcionamento do PC. Entre os componentes do i3 se encontra um controlador de memória DDR, que possibilita a realização de 8 acessos por ciclo, diretamente do processador interno.
No core i3 existem dois propensos canais de memória RAM, possibilitando utilização em pares DualChannel. Basicamente o que muda é o controlador de acesso à memória RAM na placa-mãe, que passa a ter dois canais ao invés de um; porém, para esse esquema funcionar é necessário instalar na placa-mãe dois módulos de memória, um para cada canal de acesso.
A maioria dos programas e jogos roda no Intel Core i3, especialmente se utilizado em conjunto com uma boa placa de vídeo e placa mãe. Entretanto, caso você deseje o melhor desempenho, vale a pena investir em um processador Core i5 para evitar problemas de lentidão, travamento ou demais tipos de engasgos no computador.

MOBA Box com Intel Core i3 6ª Geração

1017489-1-5
cta-comprar-agora

Intel Core i5

A principal diferença entre o Core i3 e o i5 é o perfil do usuário. Isto porque, enquanto o i3 disponibiliza apenas dois processadores, o i5 conta com seis. Este processador tem capacidade para rodar qualquer programa ou jogo desde que não sejam utilizados muitos programas simultaneamente.
Voltados para o segmento intermediário, o i5 se encontra em máquinas mais potentes que as de baixo custo, porém não com o mesmo desempenho que os top de linha. Uma de suas maiores vantagens é que o i5 possui um clock bem menor do processador, diminuindo o aquecimento e o gasto de energia.
Para o uso de jogos e programas mais pesados, o Intel Core i5 é suficiente e tem resposta rápida, desde que seja sustentado por uma memória RAM em boa quantidade para manter o processador alimentado de dados e instruções.
A sexta geração (Skylake) do processador Core i5 para desktops possui sete modelos, com algumas diferenças entre si. O clock base pode variar de 2,2 GHz no modelo mais básico até 3,5 GHz no mais parrudo. No modo Turbo Boost, o clock sobe para 2,8 GHz no modelo básico para 3,9 GHz no modelo top de linha. O clock de vídeo varia de 950 MHz para 1,15 GHz e o TDP varia entre 35W até 91W.
Entre as semelhanças, todos os processadores Core i5 de sexta geração possuem quatro núcleos físicos e não suportam a tecnologia Hyper-Threading. O chip gráfico embutido em todos os modelos é um HD 530 com clock base de 350 MHz. Além disso, todos possuem 6 MB de memória cache L3.

Processador Intel Core i5 6ª Geração

processador-core-i5
cta-comprar-agora

Intel Core i7

Os processadores Core i7 são os pensados para o mercado high-end, os usuários mais exigentes. Isso significa que os chips são mais potentes, mais rápidos e, consequentemente, mais caros.
Este processador foi especialmente formulado para pessoas que utilizam programas de edição de imagem ou vídeo profissionais simultaneamente, assim como para os gamers que desejam máxima qualidade gráfica e tempo de resposta para o melhor desempenho.
A sexta geração de processadores Core i7 conta com três modelos. O clock base mínimo é de 2,8 GHz e pode chegar a até 4,0 GHz. Em Turbo Boost ele pode chegar a até 4,2 GHz. O chip gráfico utilizado também é um HD 530 com clock base de 350 MHz, mas que podem chegar a até 1,15 GHz em modo Boost. Os Core i7 possuem 8 MB de cache L3 e um TDP que varia de 35W na versão mais básica a até 91W no modelo mais poderoso.

Sendo assim, a escolha do processador é diretamente ligada ao perfil de uso do usuário e às necessidades. Considerando apenas o processador, desvinculado dos outros componentes do PC, para quem exige um tempo de resposta melhor em qualquer tarefa, investir em um Core i7 é mais vantajoso.
Entretanto, o mais importante é lembrar que qualquer processador precisa estar em equilíbrio com todos os outros componentes, sendo os principais a memória RAM, placa de vídeo e fonte de alimentação. Para a maioria das atividades realizadas com desempenho suficiente, um Core i5 cumpre bem o seu papel.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *