Como montar um PC Gamer: escolha de acordo com seus jogos

homem montando pc gamer
HARDWARE

Se você gosta de acompanhar os principais lançamentos do mundo dos games ou joga online com seriedade, buscando sempre uma evolução no seu desempenho, precisa contar com uma máquina à altura para corresponder e dar conta das suas habilidades.

Todo gamer pensa em algum momento se o seu equipamento está adequado às suas necessidades suprindo as demandas de desempenho dos seus jogos favoritos.

Nessa hora, é preciso considerar quais os componentes mais importantes, onde você deve investir pesado, onde dá para fazer uma economia. Tudo isso para que você consiga montar uma máquina equilibrada.

Qual o seu objetivo para montar um PC Gamer e quais tipos de jogos você pretende jogar?

Na hora de fazer um investimento em um PC Gamer com bom custo-benefício, leve em consideração qual é o seu principal objetivo com o seu novo PC e quais são os principais games que você quer jogar. Títulos como Cyberpunk 2077, Resident Evil Village, Assassin’s Creed: Valhalla e até The SIMS 3 exigem um sistema mais parrudo e, consequentemente, um investimento maior na hora de comprar os componentes.

Mas se você busca apenas momentos de diversão em uma batalha no League of Legends ou Counter Strike, uma configuração mais leve pode te fornecer uma ótima experiência.

Antes de mais nada, o que você precisa saber é quais são os componentes necessários para montar um PC Gamer. Os componentes internos são responsáveis pelo desempenho gráfico e visual do jogo e é muito importante pesquisar com calma e entender o que cada especificação significa.

Para facilitar o seu lado, se você está entrando nesse universo agora ou ainda tem dúvidas sobre qual a função de cada componente, acompanhe quais são os principais e quais informações são relevantes em cada um deles.

homem mexendo no computador pc gamer

O que saber na hora de montar um PC Gamer: componentes

Para ter um bom desempenho durante os jogos sem travamentos ou delays, você precisa montar um PC Gamer equilibrado. Não adianta ter uma super placa de vídeo se o processador não der conta dos gráficos que a GPU exige.

Além disso, o mercado de hardware e acessórios é imenso e está em constante evolução. Você também precisa pensar na vida útil dos componentes para manter a qualidade e capacidade máxima de desempenho de cada parte. Se você prefere comodidade, veja se é vantajoso comprar PC gamer pronto ou montar do zero.

Mas se a sua ideia é montar do seu jeito, pode usar nossos modelos prontos como referência e seguir as dicas deste post para montar um PC nervoso! Entre os principais componentes de um PC estão:

  • Placa-mãe;

  • Processador;

  • Placa de vídeo;

  • Memória RAM;

  • Memória HD/SSD;

  • Fonte de alimentação;

  • Gabinete.

Além disso, você também vai precisar de periféricos como mouse, teclado e headset, além de outros acessórios. Leia até o final e monte sua estação gamer completa.

1. Placa-mãe

A placa-mãe é um dos principais componentes de um PC Gamer, pois a ela todos os outros se conectarão. Por esse motivo, ela precisa ser confiável, robusta e se adequar às suas necessidades conforme o desempenho que deseja alcançar. Por isso, é importante analisar a qualidade da placa-mãe. Pesquise os componentes de fabricantes consolidados no mercado, como a Gigabyte e ASUS.

O primeiro ponto a se considerar é a compatibilidade com a CPU. Quando for escolher os próximos componentes, verifique sempre se a placa-mãe suporta as configurações. Um processador da AMD, por exemplo, não é compatível com uma placa-mãe da Intel.

placa mãe fundo com borrão neon

2. Processador

Na hora de escolher o processador, você estará considerando diretamente o desempenho do seu PC Gamer. Como o próprio nome sugere, este componente é responsável por processar todas as informações que você envia para o sistema, e quanto melhor for o seu processador mais rápido e mais tarefas sua máquina conseguirá executar simultaneamente.

Dada a sua importância, você deve imaginar que os processadores não são componentes baratos. É aquele investimento que vale a pena. Para não ficar na mão, mas também não precisar fazer um investimento tão alto, você pode optar por processadores de desempenho intermediário como o Intel i3 7350k ou o i5 7600, por exemplo.

fundo de microchip inteligente close-up processador

Se você quiser investir no que há de melhor, o Intel Core i9 12900F da 12ª geração deve ser a sua escolha. É o mais novo e forte processador da marca, perfeito para jogos, streaming, criação de conteúdo, edição de vídeo e outras tarefas que exigem processamento pesado.

3. Placa de vídeo

A placa de vídeo será o componente mais caro e também o mais importante para melhorar o desempenho dos jogos. A GPU é responsável por transformar as informações binárias em imagens gráficas. Você pode optar entre placas de vídeo integradas, que oferecem um desempenho inferior, ou uma Unidade de Processamento Gráfico dedicada para uma experiência de primeira.

placa de vídeo para jogos de computador com luz de led refletindo

Após escolher a sua GPU, você vai precisar saber como instalar a sua placa de vídeo. É um processo delicado e que precisa de atenção para ser feito da maneira correta e com segurança.

5. Memória RAM

O padrão de memória RAM atual é o DDR3 e DDR4, por isso fique atento para não se confundir com o anterior DDR2, que pode não ser compatível com outros componentes lançados mais recentemente.

Para jogar com tranquilidade, você precisa de uma memória mínima de 6GB ou 8GB. Agora, se quiser arrojar e investir em uma memória RAM para jogos mais pesados e com alto FPS, placas de 16GB vão garantir um desempenho satisfatório. E se você quer o melhor para jogar e fazer transmissões ao vivo simultaneamente, somente uma memória RAM com 32GB vai “dar conta do recado”.

placas de memoria ram

Este é um componente que também requer cuidados e um pouco de conhecimento técnico. Para instalar a memória RAM você vai começar desmontando o seu gabinete, então já separe as ferramentas necessárias.

6. Memória HD / SSD

As opções de armazenamento para um PC gamer são HDs tradicionais (Hard Disk) ou os SSDs (Solid State Drive), um novo tipo de memória de armazenamento que é mais rápida tanto para leitura quanto para gravação de dados. Outro componente que, se você quiser apostar em tecnologia de ponta com melhor desempenho, vai precisar desembolsar um pouco mais. No final, você verá que o investimento vale a pena, afinal o objetivo é a melhor experiência na hora de jogar.

Também é possível usar os dois tipos de memória juntos, tanto o SSD quanto o HD, para aumentar a sua capacidade de armazenamento de dados sem comprometer o desempenho da máquina. Antes, verifique a compatibilidade da sua placa-mãe com os outros componentes para não ter surpresas desagradáveis.

close-up da memoria hd ssd

7. Fonte de alimentação

A fonte de alimentação é um componente que muitas vezes passa despercebido, mas é o principal fornecedor de energia para todo o sistema do seu PC Gamer. Por isso, na hora de escolher uma fonte de alimentação, fique atento a dois pontos principais: a potência e a compatibilidade.

O mínimo recomendado é 600W de potência para que você consiga usar todos os seus componentes em boas configurações de desempenho sem ter picos de energia na fonte.

8. Monitor

A escolha do monitor gamer certo pode determinar como será a sua experiência visual durante a jogatina. O primeiro ponto a considerar é se a resolução do aparelho é compatível com a sua placa de vídeo. A opção mais popular são os monitores que operam com resolução de 1080p (Full HD), mas já existem monitores no mercado capazes de atingir incríveis 2160p, uma resolução de 4K.

A taxa de atualização é outra informação relevante para o desempenho do seu monitor e você encontra modelos que trabalham com frequências de 60Hz, 144Hz e 240Hz. Quanto maior a taxa de atualização, mais fluida fica a transição entre os quadros estáticos do jogo, dando uma naturalidade para a movimentação gráfica sem atrasos e pixelização da imagem.

monitor moderno na mesa elegante com fundo de janela aberta

9. Gabinete

O gabinete precisa ter medidas ideais para acomodar todos os componentes, cabos e conectores, e também garantir uma boa ventilação da máquina, evitando problemas que o superaquecimento possa causar.

Além disso, o gabinete protege os componentes de agentes externos como a poeira e deixa a aparência do conjunto com uma estética agradável. Alguns modelos inclusive têm luzes de LED, são feitos de vidro e até submersos em fluído. Só depende da sua criatividade, disponibilidade de investimento e estilo.

gabinete de pc em fundo preto em cima de suporte com led

Periféricos e acessórios

Para deixar o seu PC Gamer com um excelente desempenho e ainda muito estilo para você poder fazer suas transmissões com um visual personalizado, considere investir também em acessórios e equipamentos periféricos como mouse, teclado e headset. Segue as nossas dicas!

10. Teclado e mouse

Para escolher um mouse gamer, leve em consideração a resolução (DPI), a taxa de captação e a anatomia do periférico. A grande maioria dos gamers concorda que o investimento em um mouse de qualidade, que oferece botões extras, precisão e sensibilidade na hora certa faz toda a diferença na jogabilidade.

Por isso, vale a pena investir em um kit de teclado e mouse gamer. Além de levar seus jogos a um nível acima, os acessórios também dão um “up” na estética do PC.

close-up de kit de teclado e mouse gamer em cima de mesa cinza

11. Headset gamer

Headsets de qualidade são acessórios fundamentais para uma experiência imersiva, focada e intensa. Se você não pensava em investir em um headset, reconsidere. A experiência sonora dos games é pensada e produzida com a melhor qualidade e você não vai querer desperdiçar esse recurso com um fone genérico, não é?

Se você mora em um lugar barulhento ou deseja a mais intensa imersão, dê preferência para aqueles com cancelamento de ruído tanto nos fones quanto no microfone.

close-up do Headset gamer

Entre os mais procurados na Shopinfo está o Headset Gamer Fortrek Vickers RGB 70556. Porém, se precisão e qualidade são suas prioridades, escolha modelos com tecnologia surround. O Headset Gamer DAZZ Antares Scorpions tem som virtual com 7.1 canais!

Veja com mais detalhes como escolher um headset para jogos.

12. Cadeira gamer

Para finalizar nossa lista, não deixe de pensar em ter uma cadeira gamer. Uma má postura pode comprometer a sua jogabilidade e atrapalhar o seu desempenho. Preste atenção no conforto, nas opções de customização e regulagem para que, independentemente do tempo que você passe na frente do PC, os incômodos físicos não sejam um problema.

Por serem projetadas especialmente pensando em um público que passa muitas horas sentado, alguns modelos possuem inclusive encaixes para mouse e teclado, tornando a jogabilidade ainda mais confortável. Por isso, pesquise bastante na Shopinfo para escolher a melhor cadeira gamer para você!

cadeira gamer em fundo preto com luzes neon multicoloridas

Montar um PC gamer ou comprar um pronto é uma tarefa que exige muito cuidado e pesquisa. A Shopinfo conta com produtos de qualidade de todos os níveis, sempre entregando informações de qualidade para você fazer as melhores escolhas. Visite a nossa loja!

Banner para a página de computadores gamer da Shopinfo.

5 thoughts on “Como montar um PC Gamer: escolha de acordo com seus jogos

  1. Boa Noite. Gostei muito. Bem simplificado para quem não entende muito e deseja fazer uma aquisição.
    poderia me dizer se as seguintes características são boas ou se eu estaria gastando dinheiro atoa com esse PC?
    Computador Gamer G-FIRE Hermes V GKH
    Processador AMD A4 7300 AMD A4 7300 3.8/ 4.0GHz, Dual Core FM2
    O Processador AMD A4 7300 possui placa de v?deo integrada AMD Radeon? HD 8470D com velocidade de 800MHz, que permite executar v?deos em Full HD, jogar e muito mais!
    N?s mudamos as regras do jogo para os PCs revolucionando o processador acelerado para desktop, que combina o poder de uma CPU de v?rios n?cleos com as placas gr?ficas AMD Radeon?, tudo em um ?nico chip eficiente em termos de energia.
    Placa De V?deo Integrada ao Processador -AMD Radeon HD 8470D
    A AMD Radeon HD 8470D? uma Placa De Processamento Gr?fico Integrada ao Processador. As Placas Gr?ficas AMD Radeon?ajudam a superar as expectativas quanto ? reprodu??o acelerada em HD e ao desempenho no dia a dia.
    HD de 1TB
    O HD possui capacidade para 1TB de armazenamento de dados
    Uma enorme capacidade de armazenamento para seus jogos, m?sicas e filmes.
    Capaz de armazenar acima de 300 mil fotos em 10 MP, 265 mil m?sicas em MP3 ou 900 Filmes Full-HD em MP4.
    ESPECIFICA??ES T?CNICAS
    Caracter?sticas:
    – Marca: G-Fire
    – Modelo: HTG-96
    – EAN: 7898640421254
    Especifica??es:
    -HD: 1TB
    Processador:
    – AMD A4 7300 3.8GHz (4.0GHz Max Turbo)
    – Socket: FM2
    – Cache: 1MB
    Mem?ria RAM:
    – Capacidade: 8GB (2 x 4GB)
    – Velocidade De Frequ?ncia: 1600MHz
    – Tipo: DDR3
    Placa M?e:
    – ?udio: ?udio HD
    – Rede: Gigabit LAN 10/100/1000 Mb/s
    – HDMI
    – Portas USB integradas
    Fonte:
    – 200W Real ou Superior
    – Voltagem: Bivolt
    Gabinete:
    – Gabinete Gamer HTMK03 com cooler LED vermelho
    – Suporte para placa m?e micro ATX e ATX
    – Revestimento interno na cor preta
    – 2 entradas USB 2.0
    – ?udio Frontal: HD ?udio
    Placa de V?deo:
    – AMD Radeon? HD 8470D (Integrada ao Processador) 800MHz
    – N?cleos Gr?ficos: 192
    Acess?rios:
    KIT de Acess?rios Gamer
    Teclado Gamer Profissional: KMG27 G-FIRE
    Mouse Gamer: MOG14 G-FIRE
    Mouse PAD: MP2014 G-FIRE
    Headset: EPH222 PIXXO
    Conte?do da Embalagem:
    – 01 Computador Gamer G-Fire
    – 01 Manual
    – 01 CD com drivers
    – 01 Teclado
    – 01 Mouse
    – 01 Headset
    – 01 Mouse PAD
    *Sistema Operacional: Windows 10 64 Bits vers?o de avalia??o v?lida por 60 dias. Ap?s esse per?odo o produto deve ser ativado, ou a instala??o n?o ser? mais original.
    Desde já obrigado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *