placa-mãe gamer

Como escolher uma placa-mãe gamer?

Você costuma passar horas jogando no seu PC e quer saber como escolher uma placa-mãe gamer, mas não sabe por onde começar? Fica tranquilo, que vamos te ajudar!

Antes de tudo, é importante entender o que é esse componente. Todo mundo que já ouviu falar sobre a tal da placa-mãe do computador pelo menos suspeita que ela é importante. Mas, você sabe qual é exatamente a função dela?
A principal atividade da placa-mãe é fazer a conexão entre os componentes essenciais dos computadores, como memória RAM, processador, placa de vídeo e muito mais.

O processador e a placa de vídeo são essenciais para uma boa performance nos games. Mas é preciso também saber que é na placa-mãe que a placa de vídeo é alocada (no caso das integradas) e, por esse motivo, ela também acaba se tornando um item prioritário para um alto desempenho durante os jogos.
Para saber como escolher uma placa-mãe gamer, apresentamos a seguir alguns itens básicos que você deve observar. Vamos lá?

Compatibilidade é tudo

A placa-mãe deve ser compatível com o tipo e a geração do processador. O processador é instalado no socket da placa-mãe, por isso é essencial comprar peças que combinem entre si. Caso as peças sejam incompatíveis, será impossível usá-las juntas. Por exemplo, a Placa Mãe ASRock Z87E-ITX é compatível com processadores da 4ª geração da Intel Core, em LGA1150.

Pesquise sobre a modelagem dos conectores e dos soquetes do equipamento que você pretende adquirir. Nos casos em que a placa de vídeo está integrada à placa-mãe é fundamental que os conectores das suas peças sejam compatíveis. Nesses casos, lembre-se que como a placa de vídeo foi acoplada à placa-mãe, ela utiliza a memória RAM do seu computador.

É necessário também verificar a compatibilidade de sua placa de vídeo com a placa-mãe. A compatibilidade é observada descobrindo se o slot e a velocidade de sua placa de vídeo offboard é suportada pela placa-mãe. Caso não possua mais o manual de instruções do componente, procure no site da fabricante, que contará com essas informações sobre seu produto.

As entradas de placas de vídeo vêm em três tipos diferentes: PCI Express, AGP ou PCI. Atualmente, a grande maioria das placas usam o PCI-Express, que substitui os outros dois modelos, presente também na placa-mãe B85M-D3Ph.

Leia também: Quando é a hora de trocar a placa-mãe do seu PC?

Memória

Na hora de escolher sua placa-mãe gamer, verifique a quantidade de memória RAM e qual a tecnologia dela. Isso influencia na velocidade em que seus comandos serão processados durante os jogos.
Atualmente, a tecnologia mais avançada de memória é DDR4, que são significativamente melhores que o padrão DDR3. Verifique se a placa-mãe a ser comprada é compatível com o padrão desejado, e também a quantidade de slots para memória presentes na placa. Para instalar mais pentes e expandir a memória do computador, é necessário que haja slots livres para isso.

Armazenamento

Analise quanto de armazenamento você precisa em seu computador. Normalmente, as placas-mãe possuem diversas portas SATA, tornando a possibilidade de instalar HDs extras fácil e sem problemas.
Caso você prefira usar SSD, que garantem um melhor desempenho, tenha certeza que a placa-mãe possui entrada SATA III, necessária para usar esse tipo de tecnologia. Algumas empresas já fabricam SSDs com tecnologia SATA M.2, que pode utilizar tanto entradas SATA quanto entradas PCI Express.

Leia também: Quais são as peças mais atuais para montar um PC gamer?

A placa-mãe deve ser adequada às suas necessidades. Antes de tudo, verifique quais são os requisitos necessários para que você consiga jogar seus games favoritos com qualidade, além de outros usos que seu PC gamer tem.

Os gamers devem observar os requisitos básicos dos seus jogos favoritos e ver se a nova placa-mãe é compatível com eles.

Clique aqui e veja as nossas opções de placa-mãe e escolha a melhor para montar seu pc gamer.

placa mae gamer

cta-comprar-agora

placamaegamer

cta-comprar-agora

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *