13 jogos indies – opções grátis para PC, Android e mais

GAMES

Os jogos indies têm virado os queridinhos de muita gente. Seja pelo preço, pela comunidade ser mais amigável ou, até mesmo, para valorizar os trabalhos de pequenos desenvolvedores, esta classificação do mundo gamer tem sido exclusividade nas bibliotecas de algumas pessoas.

Diversos desses jogos independentes conquistam a crítica e têm fãs espalhados pelo mundo. Muitos dos títulos ficam tão famosos e ganham tantos prêmios que o público nem sabe que foram desenvolvidos por uma equipe pequena e com pouco financiamento. Contudo, tais limitações podem ser um ponto positivo, afinal, os estúdios têm mais liberdade criativa.

Se engana quem pensa que um indie game precisa ter gráficos simples e ser curtinho. Muitas vezes, eles dão origem até a um gênero completamente novo! Veja quais são os 13 melhores jogos indies dos últimos anos nesta lista da Gamer Info:

1. Life is Strange

Life is Strange é, na verdade, uma série de jogos. Na qual o player se torna Max Caughfield, uma adolescente que descobre o poder de voltar no tempo.

Os títulos misturam aventura, mistério e ficção científica com uma pitada da RPG, puzzle e jogos point and click. Um dos pontos altos da série está no fato de que é possível escolher as próximas ações, que dá várias possibilidades de linhas narrativas.

O primeiro título da série foi lançado em 2015 para PS3, PS4, Xbox One e Xbox 360. Depois, mais três episódios da história foram lançados.

No ano de lançamento e em 2021, os lançamentos receberam o título de “melhor jogo de impacto”. Atualmente o jogo está disponível para Android, iOS e PC.

Os gráficos do jogo são uma atração à parte. Eles são pensados nos mínimos detalhes e ajudam na imersão na história. Para desfrutar totalmente da experiência, é ideal que você tenha um setup gamer ao seu dispor.

2. Disco Elysium

Se você gosta de mistério e jogos de detetive, você vai se identificar com Disco Elysium. Este título de 2019 é um RPG cuja narrativa gira em torno da realidade e de temas maduros e, por vezes, difíceis de lidar.

Para avançar, o player precisa interrogar os habitantes locais de uma cidade.

Tudo isso é feito com uma estética que remete aos antigos jogos isométricos de antigamente, com um cenário que parece ter saído de uma pintura.

Além de tudo, os diálogos, a construção do personagem e a interação com a história é um dos pontos altos desse game que conquistou, em 2019, os prêmios de “melhor jogo independente”, “melhor narrativa”, “melhor RPG” e “melhor jogo indie inédito”.

Ele pode ser jogado no PS4, PS5, Xbox One, Xbox Series, Nintendo Switch e PC.

3. Stardew Valley

Stardew Valley é um RPG de simulação que pode enganar os desavisados. O olhar desatento pode pensar que esse é apenas mais um dos milhares de jogos indies para PC fraco.

Porém, a vida na Vila Pelicanos é praticamente infinita, com mistério e aventura. Inicialmente, o player tem que recuperar uma fazenda que foi recebida de herança.

Para isso, é preciso plantar, criar e vender o que for produzido. Ao longo da jornada, o usuário interage com os NPCs, pode casar e ter filhos, além de participar dos eventos especiais da vila, explorar cavernas desertos e muito mais.

A estética do jogo é retrô, com uma interface bem clássica de RPGs. Por esse motivo, ele é um dos melhores jogos em pixel art para PC. Além dos computadores, Stardew Valley está disponível para PS4, PS5, Xbox One, Xbox Series, Nintendo Switch, Android e iOS.

4. Cuphead

Cuphead é sucesso desde seu lançamento em 2017. Ele foi lançado originalmente para PC e Xbox. Devido ao sucesso, o game recebeu versões para Nintendo Switch, PS4 e PS5.

Os gráficos são inspirados em animações clássicas e o nível do jogo é muito difícil. Na história, o usuário acompanha dois irmãos, Cuphead e Mugman, que tentam recuperar suas almas após perderem uma aposta para o diabo.

Como a estética é única, não é possível fazer nenhuma comparação com outro jogo. Só vai entender a dinâmica quem jogá-lo! No ano de lançamento, Cuphead ganhou 17 prêmios importantes no mundo dos games.

E aí, tá gostando da lista? Então, já separa um tempo para conhecer mais sobre os computadores gamer e comece a jogar os títulos daqui!

5. Outlast

Outlast é um jogo que foi apontado como o melhor título da E3 de 2013. Esse feito incrível foi conquistado por um jogo de terror em primeira pessoa.

Nesse título, o jogador se torna um jornalista que vai até um hospital psiquiátrico que foi alvo de várias denúncias e acontecimentos estranhos.

O cenário por si só já é assustador. Porém, os ambientes escuros e o fato do player estar armado apenas da sua filmadora, faz com que o título seja uma boa escolha para quem quer tomar uns sustos gratuitos.

Atualmente, o game está disponível para PS4, PS5, Xbox One, Xbox Series, Nintendo Switch e Android.

Quem curte jogar com os amigos, precisa conhecer os jogos de terror coop e deixar de passar medo sozinho.

6. Among Us

Among Us é um jogo de 2018, mas a fama veio um tempo depois. Ele vai causar muita discórdia entre você e seus amigos. Nele, você se torna um tripulante de uma nave espacial, na qual há pelo menos um sabotador.

Se sua missão for ser um impostor, será necessário matar todos os outros jogadores sem ser pego ou descoberto. Os demais players têm que descobrir, votar e expulsar da nave aqueles que eles julgam ser suspeitos.

Lançado em 2018, Among Us é um dos melhores jogos indies grátis para Android. Para iOS e PC, pode ser necessário comprá-lo. Ele foi eleito o melhor jogo do ano e foi desenvolvido por uma equipe muito pequena.

As partidas do game são todas online. Então, você pode entrar em uma partida aleatória ou jogar Among Us com amigos.

7. Inside

É um jogo praticamente minimalista. Em Inside você é um menino que precisa progredir em um cenário resolvendo puzzles. O silêncio e a paleta de cores reduzida dá uma sensação de jogo de terror que pode até render alguns sustos.

Lançado em 2016, atualmente, Inside está disponível para PC, Xbox One, PS4 e Nintendo Switch. Em teoria, esse jogo é curto. Mas, pode ser que você trave na hora de resolver alguns puzzles e aumente suas horas no game.

Então, nada de procurar a solução para as fases na internet, hein?

8. Limbo

Quem gosta de jogos de plataforma, vai amar o Limbo. Nesse jogo linear com mais de 10 anos de idade, você controla um menino ao longo da resolução de puzzles na tela. Para se dar bem nesse game, preste atenção a todos os detalhes e à mecânica.

Apesar de ter sido lançado em 2010, Limbo é um game que envelheceu tão bem quanto um vinho. Até hoje ele pode ser um bom passatempo e vai te fazer – com o perdão do trocadilho – quebrar a cabeça com os seus puzzles.

Os jogos de plataforma são um clássico no mundo dos games. Para saber mais sobre eles, confira nosso post sobre os gêneros de jogos de PC.

9. Hades

Pelo nome você já deve imaginar que Hades foi inspirado na mitologia grega, certo? É exatamente isso que acontece nesse jogo. Ele foi lançado em 2020 e está disponível para PC, PS4, PS5, Xbox One, Xbox Series e Nintendo Switch.

Além disso, ele é um game no estilo rogue-like, ou seja, um RPG, cujos níveis são gerados aleatoriamente durante a partida.

Nesse título, o jogador se torna Zagreus e tem que escapar do submundo. Para isso, nos desafios do game você precisa enfrentar até o próprio deus grego da morte!

Em plataformas da crítica especializada, como o Metacritic, Hades recebe uma nota de 93 dos jornalistas!

10. Celeste

Celeste é um jogo de aventura 2D que conta a história de uma garota chamada Madeline, que está tentando subir uma montanha.

Ao longo do caminho ela precisa enfrentar seus medos e demônios. Apesar da descrição parecer simples, esse título é repleto de desafios difíceis, trilha sonora marcante e uma história cheia de emoção.

Apesar de ser um título estrangeiro, esse é um dos jogos indies que brasileiros participaram da produção. Parte da arte do game foi feita por um estúdio brasileiro.

Além disso, Celeste recebeu o título de “melhor jogo independente do ano” de 2018. Você pode jogá-lo no PC, PS4, Nintendo Switch e Xbox One.

11. Hollow Knight

Hollow Knight é um jogo de side-scroll, no qual você se torna um cavaleiro. Ao longo do game, é preciso entender o que acontece com uma cidade que sofre de uma infecção muito estranha. Os gráficos e o alto nível de dificuldade são os pontos altos do título.

Além disso, o combate, a história e o universo construído para o game o fazem vender milhões de cópias até hoje. Ele pode ser jogado por pessoas que usam PC, PS4, Xbox One e Nintendo Switch.

Você curte saber mais sobre os games de um gênero? Então, confira nossas listas de jogos e conheça mais sobre esse mundo!

12. Journey

Quem gosta de um ambiente minimalista vai se identificar com Journey. Esse título não tem uma única palavra ao longo de seu gameplay. Nele, você vai viajar ao longo da autodescoberta da personagem principal.

A simplicidade e a sutileza vão trazer uma narrativa que é contada toda pelas entrelinhas. Journey foi lançado em 2012 e está disponível para PS3, PS4 e PC.

13. Hotline Miami

Achou que não ia ter jogo de tiro aqui? Hotline Miami remete aos clássicos games top-down e em um cenário dos anos 1990. A mecânica e trilha sonora deixam toda a experiência muito parecida com os arcades clássicos.

Esse game foi lançado em 2012 e atualmente é uma franquia de sucesso, que pode ser jogado em PS3, PS4, PS Vita, Switch, PC e Mobile.

Gostou da nossa lista? Continue no post e entenda mais sobre o que os jogos indies e sua história!

O que faz um jogo ser indie?

Eles precisam ser criados de maneira independente por uma pessoa ou equipes muito pequenas de desenvolvedores. Para isso, as empresas podem, ou não, contar com apoio financeiro de distribuidoras de games.

Em alguns casos, há a possibilidade de bancar o desenvolvimento do título por meio de uma campanha de financiamento coletivo.

Não há, exatamente, um consenso sobre o que é e o que deixa de ser um jogo indie. Afinal, existem casos em que o sucesso foi tão grande que a empresa cresceu, o número de funcionários e o faturamento aumentaram.

Dessa maneira, a classificação de desenvolvedor independente fica abalada.

O mercado de indie games tem crescido muito nos últimos anos. Alguns deles têm mais notoriedade que títulos lançados por empresas famosas e de tradição no mercado. Para saber mais sobre essa fama, confira nossa lista de jogos dos anos 2000!

Qual foi o primeiro jogo indie?

Por definição, é o game Spacewar, de 1963, que não chegou a ser distribuído comercialmente. Porém, é preciso lembrar que praticamente todos os jogos até os anos 1980 eram independentes.

Afinal, eram produzidos por pequenos grupos de entusiastas. O termo “indie game” surgiu e ganhou força apenas nos anos 2000, quando a produção dos jogos se consolidou como uma indústria milionária.

No início do milênio, muitas ferramentas surgiram e facilitaram a produção dos games. Bons exemplos disso são o Adobe Flash, GameMaker Studio e o RPG Maker.

Nessa época, era normal haver jogos indies que rodam em qualquer PC. Já em 2005, as plataformas como a Steam surgiram e começaram a lançar títulos independentes junto com grandes franquias.

Quer conhecer mais sobre games que fizeram história? Então confira nossa lista com os melhores jogos longos!

Onde jogar jogos indie?

Em plataformas de distribuição digital de games. Afinal, esse tipo de software permitiu democratizar o acesso aos títulos de diversas empresas ao redor do mundo.

Confira a nossa lista com as principais distribuidoras de jogos online e offline:

  • Steam;
  • Origin;
  • PlayStation Store;
  • Google Play;
  • GeForce Now;
  • Epic Games Store;
  • Nintendo eShop;
  • Remote Play;
  • App Store.

Nestas plataformas é possível encontrar títulos que vão desde títulos consolidados e de grandes estúdios até jogos independentes. Além disso, você pode ativar um filtro e encontrar jogos online para PC fraco.

Como você viu, os jogos indie são uma tendência que veio para ficar. Devido à sua liberdade de criação, eles permitem que o usuário fique imerso em histórias e gráficos envolventes.

Os mais diferentes gêneros de games são desenvolvidos por estúdios independentes. O que você está esperando para começar a curtir todos os títulos da nossa lista?

O gosto por jogos variam de pessoa para pessoa. Porém, alguns deles têm mais adeptos do que outros. Dessa maneira, é muito comum que mais títulos sejam lançados em um determinado nicho.

Isso faz com que seja difícil escolher um para jogar. Então, confira os melhores jogos de estratégia de guerra e saiba por onde começar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *