optane

Posso instalar a nova memória Optane na minha máquina?

A tão falada Intel Optane chegou no mercado brasileiro de games e promete melhorar consideravelmente a velocidade das máquinas. Para quem ainda não sabe o que a Optane faz, vale a pena ver esse teste feito pela Shopinfo. Assista o vídeo e conheça melhor as funcionalidades dessa memória.

Requisitos básicos

No vídeo da Shopinfo, a Optane foi instalada em uma máquina com a seguinte configuração:

PROCESSADOR: I3-7100
PLACA MÃE: H270m
MEMÓRIA: 8GB HYPERX
HD: SEAGATE 1TB
PLACA DE VÍDEO: GEFORCE 1050 2GB

Todas as peças desse PC são compatíveis entre si e com a memória Optane, mas tudo começa no processador. A intel desenvolveu essa solução de aceleração de sistemas apenas para as plataformas mais recentes. Ou seja, da 7ª geração para frente.

Encontre os processadores Intel i3, i5 e i7 de 7ª geração na Shopinfo.

O próximo requisito é a placa mãe, que deve ter chipset Intel série 200. Atualmente, os modelos que receberam esse chipset são: H270, Z270, B250, Q250 e Q270. Você pode conferir as placas compatíveis de cada fabricante clicando aqui.

Se o modelo da sua placa mãe é algum dos listados pela Intel, talvez você ainda tenha que atualizar para a BIOS UEFI. Isso permitirá que a Optane funcione corretamente. Procure por essa atualização no site do fabricante.

E por último, seu sistema operacional deve estar atualizado com o Windows 10×64 ou mais recente. Além disso, é necessário instalar o pacote de drivers Intel Rapid Storage Technology 15,5 ou mais recente, que otimiza o desempenho de armazenamento HD SATA e melhora o tempo de resposta no uso do dia a dia.

Lembrando que a Intel Optane oferece uma grande melhora em discos mecânicos, mas não os transforma em um SSD. Então se você já tem um drive de armazenamento com memória flash, invista em outros aprimoramentos, como memória RAM ou uma placa de vídeo mais parruda.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *