Melhores jogos de PC: conheça os destaques de 2019

Screenshot do jogo: Sekiro - Shadows Die Twice.
GAMESROTINA GAMER

Para ver a lista atualizada, confira os melhores jogos para PC de 2022!

Separar uma lista com os melhores jogos de PC é sempre um desafio. O ano de 2019 foi ótimo para os games, com avanços tecnológicos em hardware que proporcionaram evolução não só nos gráficos, mas na própria forma como interagimos com os jogos.

Entre os maiores exemplos, podemos citar o crescimento dos equipamentos de realidade virtual (VR), com várias fabricantes e desenvolvedoras criando experiências únicas e inéditas.

Jogos mobile também mostraram que vieram para ficar, com o desenvolvimento de grandes comunidades gamer e campeonatos de nível internacional, como os de Free Fire e Brawl Stars.

Reunimos alguns dados sobre os melhores games de 2019, de vários veículos de informação e review de jogos, e cruzamos as informações para selecionar 9 títulos que marcaram o ano.

Confira, a seguir, os melhores games de 2019!

1. Control

Screenshot do game Control.
Imagem: Steam / Divulgação.

Nesse game de ação, a protagonista Jesse precisa encontrar seu irmão, explorando um prédio do governo que foi sitiado por uma raça parasita de outra dimensão. Durante a aventura, o jogador libera novos poderes, como levitação e telecinesia, controlando objetos com a mente.

Essa mecânica é um dos grandes diferenciais de Control e cria novas experiências de combate, revelando segredos escondidos no mapa. Outro destaque fica para as cutscenes, feitas a partir da filmagem de atores reais.

Dados do game

Lançamento: 27/ago/2019

Desenvolvido por: Remedy

Compre na Epic Games

Requisitos mínimosWindows
ProcessadorIntel Core i5-4690 / AMD FX 4350
Memória RAM8 GB
Placa de vídeoNvidia GeForce GTX 780 / AMD Radeon R9 280X
Banner para a página do quiz com dicas de jogos em 2 minutos.

2. Sekiro: Shadows Die Twice

Screenshot do jogo Sekiro: Shadows Die Twice.
Imagem: Steam / Divulgação.

Cenários inspirados em um Japão feudal compõem a belíssima arte de Sekiro: Shadows Die Twice. O jogo de ação, desenvolvido pelos mesmos criadores de Dark Souls, os jogadores podem esperar muitas horas e muita dificuldade para progredir nesse game.

As mecânicas de combate exigem técnica e precisão para performarem os melhores golpes, fazendo desse jogo um verdadeiro exercício de paciência, mas com recompensas interessantes para os sobreviventes, com combos incríveis e satisfatórios.

Dados do game

Lançamento: 22/mar/2019

Desenvolvido por: From Software

Compre na Steam

Requisitos mínimosWindows
ProcessadorIntel Core i3-2100 / AMD FX-6300
Memória RAM4 GB
Placa de vídeoNvidia GeForce GTX 760 / AMD Radeon HD 7950
Espaço em disco25 GB

3. The Outer Worlds

Screenshot do jogo The Outer Worlds.
Imagem: Steam / Divulgação.

The Outer Worlds é uma mistura de RPG e jogo de tiro em primeira pessoa, colocando o jogador em um universo de planetas, corporações gigantes e monstros alienígenas. Os elementos de um bom role-playing game, como itens e melhoramento de skills, estão presentes.

As escolhas morais do jogo afetam o modo como a história se desenvolve e refletem as críticas que os personagens debatem, sobre uma sociedade regida pelo poder das empresas, com altos níveis de desigualdade e questões éticas.

Todos esses elementos colocam The Outer Worlds entre os melhores jogos de 2019, com referências e inspirações de ótimos games como Fallout, Mass Effect e Bioshock.

Dados do game

Lançamento: 25/out/2019

Desenvolvido por: Obsidian Entertainment

Compre na Epic Games

Requisitos mínimosWindows
ProcessadorIntel Core i3-3225 / AMD Phenom II X6 1100T
Memória RAM4 GB
Placa de vídeoNvidia GTX 650 Ti / AMD HD 7850
Espaço em disco40 GB

4. Resident Evil 2 (remake)

Screenshot do jogo Resident Evil 2 (remake).
Imagem: Steam / Divulgação.

Resident Evil 2 acontece em Raccoon City, uma cidade infestada de zumbis, e acompanha a saga de dois policiais. O jogo não economiza nos efeitos especiais e nas animações de ataques das criaturas, com muito sangue e cenas fortes.

O clima de perseguição e desconforto é grande, uma vez que os personagens podem ser surpreendidos a qualquer momento por novos inimigos, alguns com a habilidade de voltar à vida, caso o jogador decida passar novamente pelo mesmo cenário, um tempo depois.

O título original, lançado em 1998, retorna com novas mecânicas, movimentos de câmera e gráficos, enquanto tenta manter a essência do clássico que marcou a história dos games de terror.

Dados do game

Lançamento: 25/jan/2019

Desenvolvido por: Capcom

Compre na Steam

Requisitos mínimosWindows
ProcessadorIntel Core i5-4460 / AMD FX-6300
Memória RAM8 GB
Placa de vídeoNvidia GeForce GTX 760 / AMD Radeon R7 260x 2GB
Espaço em disco26 GB

5. Apex Legends

Screenshot do jogo Apex Legends.
Imagem: Origin / Divulgação.

O ano de 2019 consolidou o gênero battle royale como uma tendência que veio para ficar, com jogos como PUBG e Fortnite ganhando cada vez mais popularidade. Em meio a esse cenário, APEX Legends foi lançado.

Com todos os elementos de sobrevivência, uma infinidade de armas e itens, personagens interessantes e cenários incrivelmente detalhados, o game se posicionou como um forte competidor pelo topo dos títulos do gênero.

No canal do YouTube da Shopinfo, saiu uma gameplay com um PC montado especialmente para jogar APEX, que também já foi apresentado no blog. Confira o vídeo:

https://youtu.be/FRTOGk0ZDH4

Dados do game

Lançamento: 04/fev/2019

Desenvolvido por: Respawn Entertainment

Jogue de graça na Origin

Requisitos mínimosWindows
ProcessadorIntel Core i3-6300 / AMD FX-4350
Memória RAM6 GB
Placa de vídeoNvidia GeForce GT 640 / AMD Radeon HD 7730
Espaço em disco22 GB

6. Disco Elysium

Screenshot do jogo Disco Elysium.
Imagem: Steam / Divulgação.

Premiado como melhor jogo de RPG do ano no The Game Awards, Disco Elysium resgata um estilo de gameplay que foge do convencional, quando pensamos nas mecânicas mais modernas de Resident Evil e Final Fantasy.

Isso porque, na essência, o game é um point-and-click, com uma história desenvolvida por meio de texto. Todas as ações possuem consequências, e cada decisão é acompanhada de uma rolagem de dados, tal como os clássicos RPGs de mesa.

Portanto, Disco Elysium depende completamente da história, que se passa em uma cidade tomada por corruptos, a ser explorada por um detetive com problemas de memória. A vista do jogador é isométrica, e o combo arte + trilha sonora noir contribuem para uma atmosfera interessante.

Dados do game

Lançamento: 15/out/2019

Desenvolvido por: ZA/UM

Compre na Steam

Requisitos mínimosWindows
ProcessadorIntel i5-7500 / AMD 1500 equivalente
Memória RAM4 GB
Placa de vídeoIntel HD 620
Espaço em disco22 GB

7. Total War: Three Kingdoms

Screenshot do jogo Total War: Three Kingdoms.
Imagem: Steam / Divulgação.

Total War: Three Kingdoms é a continuação de uma série de jogos de estratégia, desta vez com uma história que se passa na China antiga, oferecendo um prato cheio para conquistas de exércitos e territórios.

Além de uma arte impecável, o jogo traz gráficos muito bem feitos, além de mecânicas interessantes de visualização de combate, como uma câmera que permite observar as batalhas de perto, fora da visão distante que mostra todo o exército.

Fonte: Kotaku.

Para além das batalhas, os jogadores podem esperar outros elementos clássicos dos jogos do gênero, como o acúmulo de recursos e construções. Soldados podem evoluir para generais, em uma verdadeira simulação de carreira do mundo da guerra.

Dados do game

Lançamento: 23/mai/2019

Desenvolvido por: CREATIVE ASSEMBLY, Feral Interactive (Mac e Linux)

Compre na Steam

Requisitos mínimosWindowsMac OS XSteamOS + Linux
ProcessadorIntel Core 2 Duo 3 GHzIntel Core i5 2 GHzIntel Core i3-4130
Memória RAM4 GB8 GB6 GB
Placa de vídeoNvidia GTX 650 Ti 1 GB / HD 7850 1 GB / Intel UHD Graphics 620Nvidia 680MX 2 GB / AMD R9 M290 2 GB / Intel Iris Graphics 540 1,5 GBNvidia GTX 680 2 GB / AMD R9 285 (GCN 3rd Gen.) 2 GB
Espaço em disco60 GB52 GB60 GB

Menção honrosa: Gris

Screenshot do jogo Gris.
Imagem: Steam / Divulgação.

Esse jogo de plataforma foi lançado no finalzinho de 2018 e, por isso, acabou entrando nas premiações do ano seguinte, vencendo a categoria Games for Impact do The Game Awards, que reúne títulos com sentido ou mensagem social interessante.

Gris, que significa “cinza” em espanhol (país de origem da desenvolvedora), é uma experiência original e instigante, sobre uma personagem que se vê sozinha na exploração de um mundo novo.

Os puzzles do game, sua trilha sonora e direção de arte alcançam um patamar de beleza notável e contribuem para uma gameplay imersiva. No jogo, não existe tela de game over, focando na narrativa e nos elementos que contam a história.

Com um nome desses, o pensamento que fica é o da incerteza e do descobrimento, assim como o cinza é o meio do caminho entre branco e preto. Gris também se inspira em outros títulos que fogem das mecânicas convencionais, como o aclamado Journey.

Dados do game

Lançamento: 13/dez/2018

Desenvolvido por: Nomada Studio, Devolver Digital

Compre na Steam

Requisitos mínimosWindowsMac OS X
ProcessadorIntel Core 2 Duo E6750 / AMD Athlon 64 X2 Dual Core 5000+Intel Core i5-4570
Memória RAM4 GB8 GB
Placa de vídeoNvidia Geforce GT 430 1 GB / AMD Radeon HD 5570 1 GBGeForce GT 755M
Espaço em disco4 GB4 GB

Bônus: Death Stranding

Screenshot do jogo Death Stranding.
Imagem: Steam / Divulgação.

Death Stranding marca a volta de Hideo Kojima aos grandes holofotes, após a sua saída da Konami. Com colaborações de Guillermo del Toro e atuação principal do ator Norman Reedus (The Walking Dead), o jogo carregava grandes expectativas.

E o game não decepcionou. Com lançamento para PC em meados de 2020, os jogadores podem esperar muitas horas de gameplay, uma história densa e mecânicas complexas de movimentação, que diferem dos outros jogos de PC de 2019.

Um elemento interessante do jogo é o modo como os players podem interagir. Fugindo dos moldes de um clássico multiplayer, Death Stranding permite que alguns itens sejam deixados em armários compartilhados.

Como o jogo envolve muito tempo dedicado a caminhadas por terrenos rigorosos, sempre que um jogador conseguir construir uma estrutura que facilite a passagem por um determinado caminho, essa solução também pode ser utilizada por outras pessoas.

Isso ajuda a criar um sentimento de colaboração entre os players, trazendo um novo tipo de interatividade e dinâmica para o desenrolar do game, que acaba sendo diferente para cada um.

Dados do game

Lançamento: inverno de 2020

Desenvolvido por: Kojima Productions

Compre na pré-venda da Steam

Requisitos mínimosWindows
ProcessadorIntel Core i5-2500K 3.3GHz / AMD FX-8320
Memória RAM8 GB
Placa de vídeoNvidia GeForce GTX 960 2 GB / AMD Radeon R9 380
Espaço em disco50 GB
Banner para o teste de desempenho de PC da Shopinfo.

The Game Awards 2019: vencedores

Para complementar as recomendações, separamos todos os ganhadores das principais categorias da premiação The Game Awards, interessantes para quem joga no PC. Confira abaixo a lista resumida:

  • Jogo do ano: Sekiro: Shadows Die Twice
  • Jogo de ação: Devil May Cry 5
  • Jogo de ação/aventura: Sekiro: Shadows Die Twice
  • Direção de arte: Control
  • Design de áudio: Call of Duty: Modern Warfare
  • Suporte da comunidade: Destiny 2
  • Jogo de e-sports: League of Legends
  • “Games for Impact”: Gris
  • Jogo indepentente: Disco Elysium
  • Jogo multiplayer: Apex Legends
  • Roteiro: Disco Elysium
  • Jogo de RPG: Disco Elysium
  • Trilha sonora: Death Stranding
  • Jogo de VR (realidade virtual): Beat Saber 

O ano passado trouxe boas novidades no mundo dos games, com títulos de diferentes estilos, histórias e mecânicas. Entre indies e grandes estúdios, o saldo foi positivo e aumentou as expectativas para o que pode vir em 2020.

E na sua opinião, quais foram os melhores jogos de 2019? Deixe nos comentários!

 

2 thoughts on “Melhores jogos de PC: conheça os destaques de 2019

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *