O que é SSD? Conheça a tecnologia

HARDWARE

Cada vez mais gamers e usuários avançados dão preferência ao SSD, tecnologia considerada a evolução do HD. Mas, você sabe o que é SSD e se vale a pena investir em um?
Para lhe ajudar, separamos as dúvidas mais comuns e tudo que você precisa saber sobre a tecnologia.

O que é SSD?

SSD é uma sigla para solid-state drive, unidade de estado sólido, em português. A tecnologia utiliza memória flash, assim como cartões de memória, o que acelera e muito o processo de acesso à memória.
A velocidade do SSD chega a 250 MB por segundo na gravação, e até 700 MB/s na leitura. Estudos recentes apontam que sua vida útil é longa, mesmo com uso contínuo.

SSD vs Hard Drive (HD)

O disco rígido (HD) leva esse nome por possuir um disco normalmente feito de cerâmica, vidro ou alumínio, onde os dados são gravados. Esses discos são cobertos por uma camada magnética finíssima. A cabeça de leitura e gravação do HD é responsável pela leitura e gravação das informações salvas.
Para entender o que é SSD e quais são suas vantagens, é preciso entender a tecnologia utilizada. O SSD não possuem nenhum tipo de disco ou parte móvel, e é formado inteiramente por circuitos integrados, o que torna a peça extremamente silenciosa. Além dessa vantagem sob o HD, as unidades de estado sólido ainda ganham em agilidade e resistência, sendo muito difícil causar danos físicos nele.
Porém, pelo menos atualmente, os SSDs possuem um custo muito mais alto que os HDs, mesmo oferecendo menos espaço. É claro, com a evolução rápida da tecnologia, sua capacidade deve aumentar e os preços diminuírem.

Afinal, vale a pena adquirir um SSD?

Por mais que o SSD seja considerado a evolução do HD, a tecnologia anterior está longe de ser aposentada. Para quem precisa de mais espaço, o disco rígido ainda é a melhor opção. Para quem deseja mais velocidade e performance, o SSD é a melhor escolha, que chega a ser até cinco vezes mais rápido que o HD, além de consumir menos energia – essa diferença afeta criticamente a performance da máquina, deixando os jogos mais fluídos e ajudando a reduzir o tão temido lag.
Agora que você já sabe o que é SSD, que tal conferir as opções disponíveis na loja virtual da Shopinfo?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *