headset para jogos

Como escolher um headset para jogos?

Uma grande parte da experiência de jogar é causada pela imersão. Essa característica, que tem o propósito de fazer o jogador “esquecer” o mundo em volta e focar apenas no game, é construída de diversas maneiras: uma história cativante, gráficos que chamam atenção e, é claro, sua trilha sonora.

Para ter a melhor experiência possível, é necessário possuir hardware e acessórios de qualidade. Mesmo que a importância dos sons de um jogo não seja novidade para ninguém, vale ressaltar a diferença que um bom headset para jogos faz.

Por isso, separamos algumas dicas para você escolher o melhor headset para você. Continue a leitura para conferir!

Verifique a tecnologia de áudio

A primeira coisa a analisar é a qualidade de áudio que o headset promete entregar. Normalmente, você encontrará três opções diferentes: estéreo, som surround 5.1 e surround 7.1.

Para os mais exigentes, o som estéreo não entrega uma qualidade satisfatória, principalmente quando falamos de jogos AAA, que costumam ter trilhas sonoras e efeitos detalhados.

Em headsets, a diferença entre o som surround 5.1 e o 7.1 não é muito perceptível. O 5.1, modelo mais popular e acessível, conta com cinco canais de áudio, o que revolucionou a indústria em seu lançamento. Já o 7.1 conta com sete canais diferentes, que torna o som reproduzido com essa tecnologia mais próximo do real.

Se você é detalhista e quer garantir que terá a melhor qualidade sonora, aposte no 7.1, já que detalhes do áudio serão mais claros. Porém, se essa não for uma das suas maiores prioridades, você pode economizar e escolher um 5.1, que ainda entregará uma ótima qualidade.

Defina a sua necessidade

Se você mora em um local barulhento, irá se beneficiar com um fone de ouvido com cancelamento de ruídos. Assim, você conseguirá se concentrar no jogo, potencializando a imersão e até facilitando a comunicação com outros jogadores em suas partidas.

A principal desvantagem desse tipo de headset para jogos está na perda de qualidade do som. Fones com som fechado podem causar distorções no áudio e, consequentemente, entregam uma qualidade de som um pouco mais baixa.

headset para jogos de acordo com a necessidade
Um fone com cancelamento de ruído é ideal para jogar em ambientes barulhentos.

Se você não importa com o barulho em sua volta, vale a pena investir em um fone com som aberto. Por permitir a entrada de ar, o som fica mais próximo do “real”, o que resulta em uma qualidade mais alta do áudio.

Avalie as características técnicas

Você não precisa ser nenhum mestre do áudio, mas é recomendado se familiarizar com as características técnicas dos headset para jogos e no que elas influenciam.

O primeiro ponto a ser observado é a potência oferecida pelo headset. Esse fator determina o quão alto o áudio do fone pode chegar. Enquanto você pode encontrar bons headsets com potência de 30 miliwatts, os mais potentes podem chegar facilmente até 150 miliwatts.

Igualmente importante à potência, está a sensibilidade, que é definida por decibéis. A sensibilidade do headset determina o volume máximo que o áudio pode chegar, e nesse ponto você precisa ter um cuidado especial. Lembre-se que volumes muito altos podem causar danos permanentes em sua audição!

Independentemente da sensibilidade oferecida, procure sempre ouvir em, no máximo, 85 decibéis.

headset para jogos - volume idela
Mesmo com volume alto, o ideal é manter os headsets em um nível não prejudicial aos ouvidos.

A impedância é a característica responsável pelo cancelamento do ruído gerado pela corrente elétrica. Bons fones possuem, no mínimo, 26 ohms – sendo 32 mais que o suficiente.

Outros pontos importantes

Além dessas características principais, é necessário analisar outros pontos importantes na hora da escolha do headset para jogos ideal para você. Confira:

Conforto

Se você é do tipo de gamer que fica jogando por horas a fio, é de extrema importância checar o conforto na hora de escolher um headset gamer. Dê preferência para opções com tiara ajustável e de qualidade, com almofadas que garantam maior conforto.

Com fio ou sem?

A escolha entre headset gamer com fio ou sem fio é bem pessoal. Por mais que a opção wireless ofereça mais mobilidade e reduza a quantidade de fios em no PC, é preciso ficar de olho na qualidade da bateria, com uma boa autonomia para jogar suas sessões. Os fones com fio costumam ser mais “confiáveis”, porém nem todos gostam de ficar presos a um fio na hora do jogo.

Microfone

Se você curte jogar conversando com outros jogadores, escolha um headset gamer com um microfone de qualidade. É importante que ele tenha uma boa sensibilidade e cancelamento de ruídos, evitando que seus parceiros sejam atrapalhados pelo barulho do seu ambiente.

Aprender como escolher um headset gamer é importante para elevar a qualidade das suas partidas. Com a opção certa, a imersão se aprofunda e a experiência só melhora.

Está pronto para upar suas partidas com um headset de qualidade? Clique no banner e confira as opções de headsets disponíveis na Shopinfo!

headset para jogos CTA

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *