PC Workstation: quando vale a pena montar uma estação de trabalho

estúdio domestico de streaming equipado com equipamento profissional
HARDWARE

Ter uma estação de trabalho de alto rendimento pode ser um investimento fundamental para quem trabalha no computador com softwares de projetos e desenvolvimento.

Você pode montar o seu próprio equipamento comprando os componentes individualmente — é melhor fazer isso se você tiver um conhecimento prévio em informática — ou pode optar por uma workstation montada com recursos high end.

Neste post, você entenderá o que é, para quem é indicado e as melhores opções. Confira!

O que é um sistema workstation?

As Workstations, também conhecidas como estações de trabalho, são computadores potentes montados para fins profissionais específicos de alto rendimento. Os componentes são os melhores e o desempenho precisa ser excelente.

designer trabalhando em duas tela de computador

As configurações de hardware como memória RAM, processamento da GPU e memória de armazenamento são alguns dos itens importantes na hora de montar uma workstation.

O investimento em uma workstation não é baixo, mas, principalmente, para fins profissionais é muito válido. Pois o seu ótimo desempenho pode ser a diferença entre uma boa produtividade e atrasos frequentes por conta de travamentos e lentidão dos computadores.

Para que tipo de usuário as workstations são indicadas?

As workstations são recomendadas para pessoas que precisam de máquinas potentes no trabalho. Existem diversos usuários para os quais as estações de trabalho são destinadas. Computadores para arquitetos, engenheiros, designers e editores, por exemplo.

designer desenhando em mesa digitalizadora para pc

Cada máquina possui componentes e configurações específicas para atender às demandas e necessidades dos usuários.

As workstations são muito eficientes, otimizadas para a alta demanda. Além disso, evitam problemas de estresse, retrabalho e perda de tempo de produtividade do profissional. Em uma estação de trabalho é possível executar diversas tarefas de alto desempenho simultaneamente.

Quais as principais aplicações de uma workstation?

As workstation podem ser usadas para modelagem em 3D, edição de vídeos e imagens, elaboração de projetos de modelos físicos de laboratório, cálculos complexos, programação de inteligência artificial, big data, ser um PC para engenharia, arquitetura e muitas outras aplicações.

Ter uma estação de trabalho garante a entrega dos trabalhos e projetos dentro do prazo sem atrasos por deficiência nos sistemas e componentes do computador, garantindo o bom andamento dos processos da empresa.

vista traseira d homem editando vídeo em pc

Qual a diferença entre desktop e workstation?

Um desktop tem um desempenho inferior a uma workstation. É usado comumente para uso pessoal e com poucos recursos para adição de componentes e melhorias de desempenho.

Uma workstation para edição, por exemplo, deve possuir uma memória RAM com reparo de erros para evitar que o sistema operacional apresente instabilidade e prejudique o desempenho dos softwares.

Os desktops não oferecem tal recurso. Acabam sendo, na sua maioria, mais suscetíveis à lentidão e ao travamento, quando exigido demais dos componentes.

Quais são os componentes de uma workstation?

Os principais componentes de uma workstation são os mesmos componentes de um computador comum, como processador, memória RAM, memória de armazenamento e placa de vídeo, porém alguns deles devem ter recursos adicionais com a memória RAM com pelo menos 16 slots, um suporte de memória de até 3 TB e uma capacidade de armazenamento interno com discos de mais de 14 TB.

Confira mais alguns detalhes de cada um dos principais componentes de uma workstation.

Processadores

Os processadores para workstation devem ser no mínimo i5 dos modelos da Intel ou geração 7 da AMD Ryzen, considerando as duas empresas mais populares na produção de alto desempenho.

processadores para workstation

Para um poder de processamento ainda maior, o melhor processador projetado exclusivamente para workstations é o Intel Xeon, dividido em quatro modelos que atendem às necessidades específicas de cada tipo de profissional e possui uma quantidade maior de soquetes, podendo acoplar mais dois processadores com até dezoito núcleos, fazendo um upgrade no PC.

Memória RAM

Na hora de escolher a memória RAM saiba que quanto maior, melhor será o desempenho da workstation e consequentemente maior

será a produtividade do profissional que trabalha nela.

O mínimo recomendado para uma memória RAM de workstation é 16 GB, podendo ir até 128 GB, garantindo que o computador esteja preparado para desempenhar diversas funções simultaneamente.

vista de cima de duas placa de memória RAM

Memória de armazenamento

A tecnologia que está substituindo o HD é o SSD. Com um custo um pouco mais elevado, esse tipo de memória de armazenamento oferece leitura de dados otimizada, diminuindo em até cinco vezes o tempo de resposta das buscas do usuário.

Para saber exatamente o tamanho da memória SSD que você precisa instalar na sua workstation, considere os softwares que você vai usar e os tipos e tamanhos de arquivo que você comumente trabalha.

É importante lembrar que muitas empresas hoje trabalham com armazenamento em nuvem, evitando sobrecarga do sistema operacional dos computadores, liberando espaço para a agilidade dos processos.

Placa de vídeo

Dependendo do tipo de trabalho que você for realizar, a placa de vídeo pode ser mais ou menos exigida. Em PCs para modelagem 2D e 3D, por exemplo, uma placa de vídeo integrada com desempenho de primeira é fundamental. Os modelos da NVidia GeForce GTX são bem recomendados e você pode melhorar o desempenho da placa de vídeo com recursos adicionais.

vista de cima de Placa de vídeo com fundo de luz de led

O mesmo serve para editores de conteúdo multimídia e designers gráficos que trabalham com as plataformas Adobe e outros softwares de edição que exigem carregamento de vídeos e imagens pesadas em pouco tempo.

Qual a melhor workstation custo benefício?

O melhor workstation custo benefício vai depender das suas necessidades como profissional. Mas os setups completos costumam valer mais a pena pela estação completa que você pode adquirir. É só ligar e começar a usar.

Agora você já tem todas as informações para montar ou comprar a sua workstation completa e pronta para trabalhar. Continue acompanhando o nosso blog e fique sempre informado!

Banner para página de Workstations da Shopinfo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *