Screenshot do FPS Borderlands 2.

11 jogos FPS para PC que todo gamer deve conhecer

Banner para o quiz da Shopinfo para testar o PC.

Os jogos FPS estão entre os mais populares games para PC. O grande número de campeonatos ajuda a manter o hype e uma comunidade de players ativa.

Desde os anos 90, quando os primeiros FPS para PC surgiram, alguns títulos se tornaram clássicos. Esses são games que marcaram suas épocas, seja pelos gráficos inovadores, mecânicas de jogo ou história cativante.

Para celebrar esse gênero, listamos 11 jogos FPS para PC que você deve conhecer. Boa leitura!

1. Counter-Strike: Global Offensive

Screenshot do jogo CS: GO.
Imagem: Steam / Divulgação.

Não tem como falar em jogos de tiro em primeira pessoa sem falar em CS: GO. A franquia Counter-Strike, que nasceu como um mod de Half-Life 2, já fez parte da história das lan houses, quando a versão 1.6 era um dos jogos competitivos mais populares, no tempo em que a Internet ainda não era tão popular.

Depois de um tempo e algumas versões menos populares, o CS voltou com Global Offensive, resgatando o que o game tem de melhor: uma mecânica apurada de tiro e movimentação e um modo de jogo competitivo que se encaixa perfeitamente no mundo dos e-sports.

Por isso, CS:GO é uma parada obrigatória para todo mundo que quer conhecer o que é um bom jogo FPS para PC.

2. Bioshock Infinite

Screenshot do jogo Bioshock Infinite.
Imagem: Steam / Divulgação.

A série Bioshock chamou atenção pela união de uma história cheia de profundidade e mecânicas de jogo combinando tecnologia e magia. No terceiro game da série, os personagens principais possuem backgrounds misteriosos, e o jogador tem, à sua disposição, poderes mágicos como telecinese e eletricidade.

Em Bioshock Infinite, assim como nos outros títulos da série, o universo mistura elementos de realidade fantástica com um pouco de steampunk e figurinos clássicos do século XX. Vale a pena conferir também os outros games da série: Bioshock e Bioshock II.

3. Overwatch

Screenshot do jogo Overwatch.
Imagem: Blizzard / Divulgação.

A Blizzard, responsável por gigantes do mundo dos games, como Warcraft, Diablo e Starcraft, possui a fama de demorar para lançar títulos novos. Apesar disso, quando os lançamentos vêm, o mundo para e todos os olhares se voltam a eles.

Não foi diferente com o lançamento de Overwatch, um FPS competitivo que lembra o Team Fortress 2. Dois times entram em combate, e cada jogador tem, à sua disposição, algumas classes de personagens.

Cada uma das classes de combate possui habilidades específicas e serve a algum propósito dentro do time. A mecânica de jogo e o carisma dos personagens fizeram desse game um grande sucesso e ajudaram a estabelecer um cenário competitivo.

4. Half-Life 2

Screenshot do jogo Half-Life 2.
Imagem: Steam / Divulgação.

Conforme mencionado no primeiro jogo da lista, esse game foi o responsável pelo nascimento de Counter Strike. Porém, Half-Life 2 tem uma pegada muito diferente de seu “primo”.

No game, o jogador se depara com uma realidade repleta de monstros e uma história fechada para a experiência single player. Os destaques vão para o cenário de destruição e as armas tecnológicas.

5. Call of Duty 4: Modern Warfare

Screenshot do jogo Call Of Duty 4: Modern Warfare.
Imagem: Steam / Divulgação.

A série COD também é um grande sucesso entre os jogos FPS para PC, além de estar presente nos consoles. Com uma campanha que segue uma guerra fictícia no futuro, Call of Duty 4: Modern Warfare traz as batalhas para a era da tecnologia.

O multiplayer é recheado de perks, como bombas teleguiadas e equipamentos de visão noturna. Tudo isso, somado a um gameplay dinâmico, com boa movimentação e mecânicas de tiro, faz desse COD uma boa pedida para quem curte um FPS dinâmico.

Modern Warfare também terá uma continuação, com lançamento previsto para outubro de 2019.

6. Titanfall 2

Screenshot do jogo Titanfall 2.
Imagem: Origin / Divulgação.

Desenvolvido pela EA, a sequência do game Titanfall trouxe uma mecânica diferente para o mundo dos FPS, ao melhor estilo do anime Evangelion: robôs gigantes, que aparecem no meio das partidas e podem ser pilotados pelos jogadores.

Os cenários grandiosos e gráficos bonitos de Titanfall 2 ajudam no efeito de imersão durante as batalhas entre equipes.

7. Far Cry 4

Screenshot do jogo Far Cry 4.
Imagem: Steam / Divulgação.

O cenário de Far Cry 4 chama atenção logo de cara: paisagens incríveis, cheias de natureza e animais selvagens. Esse mundo, porém, abriga uma guerra civil entre um ditador e uma força rebelde.

Em meio a esse conflito, o jogo oferece um gameplay de mundo aberto, no qual é possível explorar todos os cantos do mapa. A história acompanha o passado do protagonista AJ Ghale e suas conexões com a guerra na região de Kyrat.

8. Lovely Planet

Screenshot do jogo Lovely Planet.
Imagem: Steam / Divulgação.

Esse game é, sem dúvida, o mais “diferentão” dessa lista. A premissa de Lovely Planet é simples: atravessar um mapa, atirando no inimigos sem matar os inocentes. Um tiro causa a morte do player, assim como cair do cenário.

Uma trilha sonora incrível e gráficos que lembram uma mistura de Minecraft com Kirby fazem o game parecer fofo. Mas, não se engane: o jogo fica bem difícil. Com muitos níveis diferentes e cenários cada vez mais cheios de elementos e inimigos, você pode acabar em um loop intenso de repetição das mesmas fases.

9. Dishonored 2

Screenshot do jogo Dishonored 2.
Imagem: Steam / Divulgação.

Esse game traz alguns elementos fantásticos, seguindo a linha com traços steampunk de Bioshock. O foco do gameplay são as táticas furtivas, para derrotar oponentes sem chamar atenção.

O mundo de Dishonored 2 é uma sociedade atingida por uma praga, em que armas mecânicas são combinadas com alguns poderes mágicos. A trama segue uma história de assassinatos e brigas de poder, ao melhor estilo Game of Thrones.

10. Borderlands 2

Screenshot do jogo Borderlands 2.
Imagem: Steam / Divulgação.

Borderlands 2 tem um modo co-op que permite o gameplay em conjunto da campanha do jogo. Com fortes elementos de RPG, uma mecânica de mundo aberto e sidequests, o game garante horas de diversão.

O cenário é no estilo deserto e o mundo possui características de futuro pós-apocalíptico, com sucatas tecnológicas servindo como matéria-prima para armas e ferramentas dentro do jogo.

11. Doom

Screenshot do jogo Doom.
Imagem: Steam / Divulgação.

Lançado em 1993, Doom foi um dos primeiros FPS para PC. Com um gameplay frenético e cheio de ação, a história também tem cenários repletos de monstros e uma pegada leve de terror.

Na E3 de 2019, foi anunciado um novo game da série. Doom Eternal promete manter elementos dos jogos originais, com cenários ainda mais assustadores, armas futurísticas e gráficos dignos da geração atual de computadores. O lançamento está previsto para 22 de novembro.

Os jogos FPS para PC dessa lista ajudam a contar um pouco da história da evolução dos próprios computadores, que aos poucos foram ganhando mais recursos e permitindo experiências de gameplay inovadoras.

E aí, faltou algum game nessa lista? Comente qual o seu FPS favorito!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *