Qual Sistema operacional escolher? Windows 7, 8 ou 10

HARDWAREROTINA GAMER

Você está com dúvidas sobre qual sistema operacional escolher para jogos? É claro que alguns games rodam mais suave em uns do que em outros e isso pode variar, mas o preferido da maior parte dos jogadores, por conta de sua versatilidade, é o Windows, da Microsoft. 

Sendo assim, para aperfeiçoar ainda mais os programas, a empresa realizou uma série de alterações em seus produtos e nem todo mundo sabe quais mudanças são essas. Continue a leitura do post para conferir um comparativo completo entre o Windows 7, 8 e 10 e saiba em quais deles vale a pena o investimento.

banner para um quiz que irá testar se seu pc é fraco, médio ou top de linha.

O que são sistemas operacionais?

Os sistemas operacionais (SO) são um conjunto de softwares que têm como objetivo gerenciar um computador. Eles são uma ponte entre o hardware e os jogadores ou o público em geral que utiliza um PC. 

São esses conjuntos de software que lêem os comandos dos hardwares, os traduzem e respondem em linguagem binária, enviando instruções ao processador. 

Para ilustrar melhor a função de um sistema operacional, podemos pensar o seguinte: quando você dá vários comandos ao computador, é esse programa de software que determina qual função será executada pelo processador e por quanto tempo. 

Dessa forma, cada comando não interfere no outro, ou seja, o sistema operacional é um grande gerenciador que distribui recursos, possibilitando que o computador seja eficiente e rápido nas respostas. 

Para saber qual o melhor sistema operacional para notebook, é necessário analisar a funcionalidade do aparelho.

No entanto, é preciso estar atento às configurações do computador. Para alcançar um bom tempo de resposta, não basta apenas um excelente sistema operacional. As placas de vídeo, por exemplo, também são bastante importantes para que jogos e programas funcionem com agilidade e menos tempo de comando. 

Sistema operacional x Games

Porque o sistema operacional é a ponte entre os players e o computador, os jogos precisam ser compatíveis com o escolhido. Caso isso não ocorra, o SO não consegue traduzir os comandos: logo, não é possível jogar.  

Dessa forma, os games já são desenvolvidos para determinados sistemas operacionais. O Windows é o que sai na frente no quesito variedade, já que ele é o SO que tem mais compatibilidade com jogos diferentes.

Quais são os sistemas operacionais Windows?

O sistema operacional da Microsoft foi desenvolvido em 1981 por Bill Gates e Paul Allen. Desde sua criação, já foram produzidas cerca de 10 versões, sempre buscando a melhor experiência para o usuário. 

Windows 10 é um sistema que está mais atualizado para computadores mais modernos. Imagem: Reprodução/Microsoft

Além de ser responsável por executar a comunicação entre homem e máquina, esse programa também oferece outros recursos, como os players de mídia e jogos. Os mais recentes e que são compatíveis com maior número de aplicativos e games são os Windows 7, 8 e 10. Confira algumas especificações desses SOs. 

Menu iniciar

Presente nos Windows 7 e 10, mas ausente no 8, o menu iniciar torna o sistema mais intuitivo e familiar aos usuários da Microsoft. 

No Windows 10, o modelo incorpora os live tiles, ou seja, blocos dinâmicos. 

Inicialização rápida

Hyperboot & InstantGo são ferramentas que permitem retomar rapidamente o trabalho no Windows. Encontradas nas versões 8 e 10, com o recurso ativado, o sistema é capaz de manter a conexão com a internet mesmo em modo de espera. Dessa forma, é possível fazer downloads e atualizar programas em segundo plano. 

No Windows 7, não há nenhum sinal dessa função.

Fixação de aplicativos

Nas três versões do Windows, é possível fixar aplicativos favoritos na barra de tarefas. Algumas opções são: Google Chrome, fotos e documentos, entre tantos outros. 

No entanto, apenas no Windows 10 é possível fixá-los no menu inicial usando os blocos dinâmicos.

Personalização

Da mesma forma, os Windows 7, 8 e 10 permitem personalizar seu computador. É possível alterar plano de fundo, descanso de tela, animações, aparência dos ícones e fontes, entre outros. 

Praticamente toda a área de trabalho pode ser alterada e personalizada para deixar seu computador do jeito que você sempre sonhou. 

Windows Hello

Apenas o sistema operacional na versão 10 tem suporte ao Windows Hello, ferramenta de autenticação biométrica que permite logar no computador sem precisar de senhas.

O recurso, vale a pena lembrar, requer um hardware especializado, com leitor de impressão digital, infravermelho ou outros sensores biométricos.

OneDrive integrado

Nas versões 8 e 10, o usuário pode acessar os documentos do OneDrive diretamente do Windows Explorer. Já no 7, isso não é possível.

O Windows 10 é o melhor sistema para quem possui notebooks conversíveis para tablet.

Continuum

Presente apenas no Windows 10, o recurso permite alternar de maneira fácil entre os modos de desktop e tablet, sendo ideal para dispositivos conversíveis.

Microsoft Edge

O novo navegador da Microsoft está disponível somente no Windows 10. As versões anteriores do sistema vinham equipadas com o velho e polêmico Internet Explorer.

Depois de alguns testes realizados e atualizações, o Windows 10 melhorou em alguns aspectos, mas ainda perde em desempenho para o 8 e o 7.  

Dessa forma, a Microsoft deve continuar lançando atualizações com o objetivo de garantir melhor segurança, performance e estabilidade do sistema. O que nos resta é esperar para conferir.


Veja a tabela das funções do Windows

Windows 7 8.1 10
 Menu Iniciar  ✓    ✓
 Fixação de aplicativos  ✓  ✓
 Personalização  ✓  ✓  ✓
 Windows Hello      ✓
 OneDrive Integrado    ✓
 Continuum       ✓
 Microsoft Edge       ✓
Multitarefa       ✓
 Windows Store     ✓   ✓

Como escolher o melhor sistema operacional para seu PC? 

Com opções variadas, é bastante comum ficar confuso sobre qual o melhor sistema operacional para o computador gamer. Tanto o Windows 7, o 8 e o 10 são capazes de rodar jogos com um tempo de resposta muito bom, no entanto, alguns deles requerem como requisito mínimo, um SO mais recente. 

Claro que, o melhor para jogos é aquele que consegue rodar os seus games preferidos, por isso uma dica é pesquisar quais sistemas operacionais são compatíveis com os títulos que você quer jogar. 

Qualquer jogo possui requisitos mínimos, basta procurar nas especificações para encontrar e lá, com certeza, estarão todas as informações necessárias para você decidir qual melhor sistema operacional. Compare os dados com as configurações do seu PC, afinal, para além de um bom SO, também é importante ter bons hardwares para garantir o resultado esperado. 

Caso suas peças do computador não sejam tão potentes, existem outros sistemas operacionais como o Linux Mint. No entanto, vale lembrar que esse é um SO que não possui grande compatibilidade com muitos jogos para PC.

Atente-se: o melhor sistema operacional para PC fraco é diferente daquele de uma máquina com bons hardwares. 

Dessa forma, o sistema operacional para jogos é bastante específico para a máquina que você tem em casa. Caso não queira errar de jeito nenhum, o melhor deles seria o Windows 8, já que é compatível com grande variedade de games (servindo de requisito mínimo), consegue rodar em PCs não tão potentes e é bastante versátil com muitas funcionalidades. 

O Windows da Microsoft é o sistema operacional que tem resposta mais positiva dos usuários, mas ele não é o único. Existem diversos outros para usar em seu computador, como Linux, MacOS, Unix, entre outros. Portanto, faz sentido entender o nível de seu hardware para saber qual sistema se encaixa melhor.

Decidiu qual sistema operacional instalar? Agora, tudo o que resta fazer é encher seu computador de jogos! Que tal descobrir novos games para se aventurar no mundo das gameplays? Clique no banner, faça o quiz e descubra qual o próximo título que você precisa incluir na lista!

Banner para quiz qual próximo game da lista

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *