[Atualizado] 9 lançamentos de filmes baseados em games

GAMES

A produção cinematográfica e os jogos de videogame vêm caminhando juntos já há algum tempo e isso não parece que vai mudar no futuro. Os enredos complexos, que fazem os players se envolverem, são um prato cheio de ideias para diretores e produtores, e inclusive dão à versão jogada mais familiaridade com o público em geral. Assim nascem os filmes baseados em games.

São muitas as expectativas de filmes que já estão com data de estreia marcada e outros, que estão confirmados para as telas, criam muita especulação e ansiedade. É comum o público ir em busca de informação sobre os longas e vibrarem quando os produtores acertam na escolha dos atores e roteiro. Para os próximos anos, já estão confirmados vários filmes derivados de jogos. Confira, agora, os 9 lançamentos mais aguardados!

1. Mortal Kombat

Em 2021, mais uma adaptação do game de luta, que ficou conhecido mundialmente na década de 90/2000, promete trazer novos efeitos especiais e muito sangue para tirar o fôlego e conquistar o público.

O diretor é Simon McQuoid, um estreante no cinema, que antes de apostar no longa era do ramo comercial, produzindo propagandas para grandes marcas, como PlayStation e Halo.

Partes do elenco já foram definidas. Joe Taslim viverá Sub Zero, Ludi Lin interpretará Liu Kang, Mehcad Brooks fará Jax Briggs, Sisi Stringer será Mileena e Tadanobu Asano, o Raiden. Também foram confirmados Josh Lawson como Kano, Jessica McNamee no papel de Sonia Blade, Chin Han dará vida a Shang Tsung e Hiroyuki, o Scorpion.

No roteiro, o longa conta com Greg Russo (de Resident Evil) e na produção, com James Wan (de Jogos Mortais e Aquaman). No Twitter, o roteirista prometeu aos fãs do jogo que irá manter o espírito do game com muito sangue e afirmou que Mortal Kombat nunca pareceu tão bom.

O longa está com a estreia marcada para janeiro de 2021.

2. Uncharted

Uncharted já entrou para o hall dos filmes mais conturbados de Hollywood. O longa foi anunciado em 2009 e, 11 anos depois, ainda encontra empecilhos no caminho, como saídas de diretores, elencos e, mais recentemente, o adiamento das filmagens por conta da pandemia de coronavírus. 

Vamos recapitular um pouco da trajetória da produção nada fácil do filme. Em 2009 e 2010, o projeto foi anunciado com roteirista e diretor já definidos, Kyle Ward e David O. Russell, respectivamente. Eles ficaram responsáveis por adaptar o jogo Drake’s Fortune de 2007. 

Em 2011, veio a primeira substituição. Ward e Russell saíram do longa e o espaço foi ocupado por Thomas Dean Nelly e Joshua Oppenheimer, que mudaram completamente tudo o que já tinha sido feito, começando o filme do zero.

Entre os anos de 2012 e 2014, novamente roteirista e diretor foram trocados. Dessa vez, o roteiro foi parar nas mãos de Marianne e Cormac Wibberley, de A Lenda do Tesouro Perdido, e a direção, nas de Seth Gordon. Finalmente, o filme ganhou uma data de estreia: junho de 2016.

Uncharted é um grande sucesso dos games e agora será um dos filmes baseados em jogos mais aguardados de 2021.

Porém, não foi isso que aconteceu. Naquele ano, a Sony, responsável por produzir o filme, trocou de presidência e, com isso, o orçamento de Uncharted diminuiu. Gordon e o casal Wibberley deixaram o projeto e Joe Carnahan assumiu ambos os papéis, mas depois de um tempo decidiu entregar a direção para Shawn Levy. Uma nova data de lançamento foi prometida: junho de 2017.

Tudo estava correndo bem. As filmagens se iniciaram em março de 2017 e Tom Holland foi oficializado como o protagonista, vivendo as aventuras de Nathan Drake. O lançamento não aconteceu naquele ano e a Sony retirou de vez Uncharted do calendário.

Em 2018, o filme foi iniciado do zero novamente por desavenças entre a Sony e os produtores, situação que se arrastou para até o ano seguinte. Em fevereiro de 2020, Tom Holland confirmou finalmente que as filmagens tinham iniciado e que o filme estrearia em março de 2021 com Ruben Fleischer na direção. Com a pandemia do coronavírus, filmagem e data de lançamento foram adiadas. O longa foi transferido para outubro de 2021.

3. Call of Duty

O famoso jogo de FPS da Activision ganhará uma versão cinematográfica, porém, por enquanto, a produção está pausada. Stefano Sollima assume o papel de diretor do longa e afirma que o filme não será baseado em um jogo em específico, mas em toda a série. 

Stacey Sher, produtora chefe do Activision Blizzard Studios, comentou que eles criaram um “grupo de escritores para discutir a direção do projeto” e que “haverá um filme que lembra mais o Black Ops, a história por trás da história”, e Nick van Dyk, presidente da Activision, complementou: “mas não será uma adaptação literal”.

O filme de Call of Duty foi adiado por tempo indefinido. 

4. The Division

Em 2019, a Ubisoft anunciou, em seu painel na E3, um dos principais eventos de jogos do mundo, que a Netflix adquiriu os direitos para a produção cinematográfica de The Division. 

O enredo do jogo se passa na cidade de Nova York, quando, em meio à Black Friday, um vírus devasta a cidade. Em três semanas, o local se transforma em puro caos e cabe aos agentes da “Divisão”, uma equipe tática emergencial, estabelecer a segurança depois dessa ruptura completa. 

Banner para a página do quiz com dicas de jogos em 2 minutos.

Com direção de David Leitch (de Deadpool 2), roteiro de Rafe Judkins e protagonizado por Jessica Chastain e Jake Gyllenhaal, o longa chega na plataforma da Netflix ainda em 2020.

5. Sonic 2 

O primogênito da sequência, Sonic – O filme, estreou em fevereiro de 2020 depois de muita polêmica envolvendo refilmagens e a aparência do personagem principal, sendo considerado um grande candidato a entrar na lista de piores filmes baseados em jogos. 

Porém, com uma ótima recepção e crítica do público, além da bilheteria mundial de US$ 306 milhões, Sonic 2 foi confirmado por Ben Schwartz, ator que dubla o ouriço.

O live action do jogo traz um Sonic realista e bem-humorado. Imagem: Reprodução/Paramount Pictures.

Com data de estreia marcada para 8 de abril de 2022, a sequência do filme sobre o jogo, que é um dos maiores sucessos da Sega, deve manter o diretor Jeff Fowler e os roteiristas Pat Casey e Josh Miller. 

6. Minecraft

O filme baseado em um dos jogos mais jogados do mundo teve os direitos adquiridos pela Warner Bros e data de estreia marcada para 4 de março de 2022. Quem conseguiu o roteiro e a direção foi Peter Sollet (Nick & Norah – Uma noite de amor e música). 

De acordo com o site oficial do jogo, o enredo “é a história de uma garota adolescente e seu improvável grupo de aventureiros. Depois que o malévolo Dragão do Fim começa um caminho de destruição, eles precisam salvar seu lindo e quadrado mundo de Overworld”. 

Depois de Steve Carell ter sido cotado como personagem principal e abandonado o projeto, ainda não foi anunciado nenhum elenco. 

7. Monster Hunter

O filme baseado no jogo homônimo teria estreado em setembro de 2020, mas por conta da pandemia do coronavírus foi adiado para abril de 2021. O game da Capcom é um RPG que já foi adaptado para versões de mangá, anime, HQs e agora se tornará um longa-metragem. 

Paul W.S. Anderson, responsável pela série Resident Evil de filmes, assume a direção e Milla Jovovich abraça o papel da personagem principal. A atriz brasileira Nanda Costa, o estadunidense Ron Pearlman, o artista marcial Tony Jaa e o rapper T.I. também compõem o elenco do longa.

Nas adaptações, os personagens de jogos ganham vida. Imagem: Reprodução/Jornada Geek.

Na adaptação do game para o cinema, o enredo consiste em uma equipe militar que, depois de atravessar um portal para um mundo alternativo, se depara com os Hunters. Assim, eles juntam forças para evitar que essas criaturas passem o portal e cheguem na Terra.

8. Tomb Raider 2

O filme que tornou Lara Croft famosa para o público não-gamer teve seu reboot em 2018 dirigido por Roar Uthaug e estrelado pela atriz Alicia Vikander. Apesar de não ter sido o grande sucesso que os produtores esperavam, a sequência foi confirmada e podemos esperar novas aventuras em 2022. 

Ben Wheatley assumiu a direção de Tomb Raider 2 e Amy Jump assinará o roteiro, que contará com mais elementos sobrenaturais que estão presentes no jogo. Outros detalhes sobre o enredo não foram anunciados, mas podemos esperar inspirações nos jogos mais recentes da franquia, como Rise of the Tomb Raider. 

9. Detetive Pikachu 2 

Segundo o The Hollywood Reporter, a Warner já está produzindo uma sequência de Detetive Pikachu com Oren Uziel no roteiro, mas não se sabe ao certo mais detalhes sobre a produção.  

É de intenção da produtora Legendary Pictures expandir o universo Pokémon com outras adaptações e mais conteúdo. Tudo o que podemos é esperar por mais anúncios para se ter uma ideia mais concreta do futuro do longa. 

Outras produções muito famosas estão em fase de negociação. Há aquelas que se transformarão em diferentes conteúdos, como The Last of Us, série que será produzida pela HBO. 

Uma coisa é certa: os filmes baseados em jogos fazem com que nossos personagens preferidos se tornem ainda mais reais. Para ficar por dentro de mais conteúdos como esse, assine nossa newsletter e não perca o próximo lançamento para as telonas. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *