Como escolher uma placa de vídeo

HARDWARE

Uma boa placa de vídeo é fundamental para qualquer computador, mas, para os gamers, essa peça é ainda mais importante! Principalmente para os que preferem os jogos com gráficos mais detalhados ou elaborados.
Mas, afinal, como escolher uma placa de vídeo? Primeiro, você deve considerar em qual atividade ela será usada e o quanto você está disposto a gastar com isso. Se você é gamer, também precisa conhecer as especificidades dos equipamentos que você já possui, para saber se são compatíveis.

Características

Basicamente, a placa de vídeo é responsável por processar dados e controlar como você visualiza as informações na tela do computador. Ela é composta pelo processador, memória e GPU (Unidade de Processamento Gráfico).
A GPU, que fica localizada na parte central da placa, é muito importante para os gamers porque influencia diretamente na qualidade da interface gráfica e na quantidade de cores exibidas durante o jogo.
Para os jogos mais pesados, quanto maior for a quantidade de efeitos especiais, ações e simulações, melhor deverá ser a placa de vídeo.
Atenção, gamers! Listamos alguns pontos que são importantes para você conhecer antes de adquirir sua placa de vídeo:

Placas Integradas X Placas Dedicadas

Há duas opções de placas de vídeo: as mais simples, que são integradas à placa-mãe do computador e utilizam sua memória RAM e as dedicadas, que são independentes e possuem uma memória específica.
As placas dedicadas são as mais recomendadas para os gamers, principalmente porque jogos com mais recursos pesados exigem muito da placa de vídeo.

Compatibilidade

Quando o assunto é placa de vídeo para gamers, se ela for acoplada à placa-mãe do computador é muito importante verificar antes se elas são compatíveis. Para isso você deve identificar quais conectores são disponibilizados pela sua placa-mãe e se eles estão de acordo com seu novo equipamento.
Mas, lembre-se: placas integradas vão utilizar a memória RAM do seu computador e isso pode causar mais lentidão.

Custo-benefício

Primeiro é importante considerar para qual finalidade a placa de vídeo será mais utilizada e quanto você está disposto a investir nela. Depois, entender qual a importância dos gráficos, da variedade de cores e dos elementos 3D para você durante os jogos.

Memória

É comum que jogos sejam muito pesados e a quantidade de GB impacta diretamente na visualização das imagens e gráficos. A quantidade de memória disponível interfere no armazenamento dessas texturas.

Clock da placa

Outro ponto na hora de escolher a placa de vídeo é o clock da placa, que impacta na velocidade. Quanto maior for a frequência ou clock, mais rápida ela será.
Na Shopinfo você encontra vários modelos de placa de vídeo para todos os bolsos, com ótimas condições de pagamento! Confira nossas opções e adquira já a sua.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *