Você sabe o que faz um designer de games?

designer de games
Tecnologia

Se você é super envolvido com o universo dos games e está sempre por dentro dos novos lançamentos, sabe o quanto a história por trás do jogo e os recursos visuais e sonoros são importantes. Mas, você já se perguntou de onde sai tudo isso? Ou o que faz um designer de games?
Para que você aperte o play e entre no mundo das suas batalhas favoritas, esquecendo de todo o mundo lá fora, existem muitos profissionais envolvidos. Um deles é o designer de games. Vem ver descobrir o que faz exatamente um designer de games!

Principais atividades

O designer de games é responsável por desenvolver o roteiro do jogo, que inclui o cenário em que ele se passa, as características, ações e a saga dos personagens, as regras e os sistemas de pontuação do jogo, entre outros.
Além disso, o designer de games também pode cuidar de outras variáveis de linguagem, trabalhando com a modelagem e o design de som. É isso que garante aquelas trilhas e efeitos sonoros incríveis nas batalhas.

A profissão do designer de games

No Brasil, o designer de games é considerado um profissional da indústria criativa. Esse setor vem crescendo e está gerando novos empregos.
Em alguns casos, esses profissionais podem ser contratados para jogar determinado jogo já existente, a fim de melhorar aspectos técnicos ou para participar de campeonatos.
Um designer de games trabalha constantemente com programação e criação de boas histórias para novas batalhas. É por isso que ele deve estar atento às novidades do segmentos de jogos eletrônicos para diversas plataformas.

Cenário nacional

A área de design de games é considerada nova e bastante promissora. No Brasil, nas últimas décadas, foram criados cursos para o nível técnico e superior com a especificidade de desenvolver jogos.
Os estudantes dessa área cursam disciplinas de ilustração, programação, modelagem 2D e 3D, desenho, interface visual, balanceamento e programação para games, criação de imagem gráfica e digital, design de som, roteiro, animação, direção e até de história da arte.

Leia também:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *