Montar PC gamer em 2020: quais são as peças mais atuais?

Menino jogando no PC, com acessórios RGB e setup gamer.
HARDWARE

Com o ano terminando, chega a hora de analisar as opções para montar um PC gamer em 2020. Reunindo todos os lançamentos de 2019, temos muitas opções para compor um setup atualizado.

Antes de tudo, é importante notar que o bom desempenho do seu PC gamer dependerá do equilíbrio entre o hardware escolhido. Não adianta focar em apenas um item top de linha e escolher outros abaixo da média.

O primeiro passo é realizar diversas pesquisas e conversar com seus colegas gamers. O mercado de hardware está em constante atualização, e o investimento deve ser pontual e estratégico.

Para evitar peças que se tornarão obsoletas em pouco tempo, procure sempre produtos que ofereçam uma boa vida útil prevista e que estejam dentro do seu orçamento ao montar um PC gamer.

Tendo isso em mente, acompanhe nossas indicações de peças mais recomendadas para começar 2020 com uma build de respeito. Boa leitura!

Placa de vídeo gamer

Este ano foi muito interessante no campo das placas de vídeo gamer. As duas maiores fabricantes, AMD e Nvidia, não pouparam esforços e anunciaram peças de hardware para ninguém botar defeito.

Entre as GPUs mais atuais, temos:

Placa Nvidia GeForce RTX 2080 Ti AMD Radeon RX 5700 Nvidia GeForce RTX 2070 Super AMD Radeon VII
Clock 1,35 GHz 1,47 GHz 1,61 GHz 1,40 GHz
Memória VRAM 11 GB GDDR6 8 GB GDDR6 8 GB GDDR6 16 GB HBM2
Característica A melhor para jogar em 4K Ideal para a maioria dos casos Perfeita para resolução QHD (1440p) Ótima para jogos em Full HD

O grande desafio para as GPUs atuais é lidar com as telas em alta resolução. O aumento na quantidade de pixels e polegadas nos monitores gamer torna mais trabalhoso o processamento dos gráficos.

Se o seu objetivo é rodar jogos pesados, uma placa de vídeo eficiente é essencial. Para esse componente, diversos fatores devem ser levados em consideração.

Banner para o teste de desempenho de PC da Shopinfo.

Nem sempre as peças mais atuais vão oferecer o melhor custo-benefício. Isso acontece porque as fabricantes costumam reduzir os preços das placas mais antigas quando acontece uma renovação de linha. Nesse período, o hardware mais novo pode não compensar o ganho de performance, pelo seu valor de lançamento.

A forma mais adequada de verificar se o custo-benefício vale a pena é calcular o custo por frame da sua placa de vídeo. Não adianta levar em conta apenas o desempenho ou o preço, pois você correrá o risco de não fazer o melhor negócio.

Fazer essa conta é simples:

  • Some o total de frames que a placa consegue gerar e divida pela quantidade de testes realizados
  • Calcule a média do preço do componente nos principais vendedores
  • Por fim, divida a média do preço pela média de FPS, chegando no custo por frame que você estará pagando

Finalmente, verifique as saídas de vídeo da placa que deseja e do monitor escolhido. Certifique-se de que a tela possua conexões compatíveis com a GPU. Entradas HDMI e DVI são as mais comuns, presentes nos modelos mais recentes.

Detalhe da placa de vídeo em um setup de PC.
As GPUs gamer modernas estão entre os componentes mais poderosos de um PC com foco em jogos.

Processador

A CPU é um dos componentes essenciais do computador. Quando pensamos em montar um PC gamer, é preciso dedicar atenção para a escolha dessa peça de hardware.

Um bom processador é aquele que aproveitará ao máximo a placa de vídeo escolhida. Nesse quesito, as duas maiores empresas que fabricam CPUs para desktop são a AMD e a Intel.

Neste ano, tivemos o lançamento da nona geração dos processadores Intel, com modelos realmente impressionantes para os gamers. Do outro lado, a AMD não ficou para trás, com suas CPUs Ryzen Zen 2.

Entre os modelos mais atuais, temos:

CPU Intel Core i9-9900K AMD Ryzen 9 3900X Intel Core i7-9700K AMD Ryzen 7 3700X
Núcleos/Threads 8/16 12/24 8/8 8/16
Clock 3,6 GHz 3,8 GHz 3,6 GHz 3,6 GHz
TDP 95 W 105 W 65 W 65 W
Característica Mais rápida para jogos Ótima performance em games Alta frequência em Turbo Boost (4,9 GHz) Suporte para PCIe 4.0

Escolher um processador é muito mais do que pegar o que for mais potente. É importante verificar a compatibilidade com a placa-mãe escolhida. Por exemplo, a 8ª geração das CPUs da Intel não é compatível com placas-mãe desenvolvidas para a 7ª e 6ª geração, então, tome cuidado na hora da escolha!

Fonte de alimentação

As fontes (PSU, ou power supply) para PC que se destacaram este ano foram:

Modelo Corsair RM850x Cooler Master MasterWatt NZXT E850 Seasonic Prime 1000 Titanium
Formato ATX ATX ATX ATX
Cabos Modulares Semimodulares Modulares Modulares
Capacidade 850 W 750 W 850 W 1.000 W
Eficiência 80 Plus Gold 80 Plus Bronze 80 Plus Gold 80 Plus Titanium
Característica 10 anos de garantia Melhor custo-benefício Software de monitoramento Preço muito alto

É importante escolher uma fonte que possua energia suficiente para seu PC gamer. Caso contrário, seu equipamento pode ser prejudicado. Procure por fontes originais e de marcas conceituadas, com selo 80 Plus – que entrega sempre 80% ou mais de sua capacidade – e com PFC (Power Factor Correction) ativo.

Para calcular a energia que seu PC exigirá, a OuterVision criou uma ferramenta certeira. Introduza os dados dos equipamentos escolhidos e escolha sua fonte de acordo com o resultado. O valor total pode variar muito, entre 65 W para PCs mais fracos até números muito altos, em sistemas do tipo Workstation, por exemplo.

Comprar uma fonte com potência superior ao necessário não causará um aumento de desempenho, mas apenas um maior desperdício de energia. Por isso, é importante escolher uma opção adequada para o seu caso.

Gabinete aberto com a fonte de alimentação à mostra.
Fontes de alimentação de qualidade garantem eficiência energética e permitem que todos os componentes entreguem sua melhor performance.

Memória RAM

Essa peça de hardware é fundamental para que o PC consiga resolver tarefas de forma rápida. Listamos, a seguir, as melhores opções para montar um PC gamer:

Modelo Corsair Dominator Platinum RGB G.Skill Ripjaws V Patriot Viper Elite Ballistix Tactical Tracer RGB
Capacidade 16 GB / pente 8 GB / pente 4 GB / pente 8 GB / pente
Velocidade DDR4 – 3200 MHz DDR4 – 2400 MHz DDR4 – 2400 MHz DDR4 – 2666 MHz
Característica Ideal para jogos Ideal para configurações médias Preço bom RGB muito customizável

Como em outros diversos componentes, é preciso muito cuidado e atenção na hora de escolher qual é a memória ideal para seu PC. Mais uma vez, nem sempre mais significa melhor: procure escolher uma memória suficiente e compatível com sua placa-mãe.

Não adianta, por exemplo, optar por uma memória que ofereça 16 GB de capacidade, mas sem peças no mesmo nível. As opções com tecnologia DDR3 ou DDR4 são alternativas seguras, compatíveis com a maioria das placas atuais.

Uma memória de 16 GB é o suficiente para rodar a grande maioria dos jogos com eficiência e qualidade alta – lembrando que, colocando dois pentes de 8 GB, por exemplo, conseguimos uma configuração dual channel, com maior eficiência.

Placa-mãe

Motherboards são fundamentais para que todas as peças de hardware se comuniquem com alta velocidade e sem perda de dados. Mais do que isso, ela é responsável por garantir uma boa distribuição de entradas e saídas, funcionando como um verdadeiro esqueleto do PC.

Para o começo de 2020, listamos algumas placas-mãe de destaque:

Modelo Gigabyte Z390 Aorus Ultra ASUS ROG Maximus XI Hero Wi-Fi MSI MPG X570 GAMING PRO CARBON WIFI Gigabyte Aorus AX370 Gaming 5
Chipset Z390 Z390 X570 X370
Capacidade de RAM 4 slots 4 slots 4 slots 4 slots
Conexões PCIe, HDMI, USB PCIe, HDMI, DisplayPort, USB PCIe, HDMI, USB PCIe, HDMI, USB
Característica Design sem comprometimentos Preparada para overclock Ideal para CPUs Ryzen da AMD Ótima compatibilidade desempenho

A melhor placa-mãe para seu computador é aquela com máxima compatibilidade com seus componentes escolhidos, principalmente o processador. É possível checar a compatibilidade analisando o soquete, nas CPUs da Intel; e do soquete e TDP, nas produzidas pela AMD.

Outro ponto importante de ser analisado é o chipset. Cada soquete pode oferecer diversos chipsets diferentes, aumentando a oferta de componentes com tecnologia avançada e bons recursos da placa-mãe.

O tamanho físico da placa-mãe pode ser dividido entre os formatos ATX e micro ATX. Se for possível, dê preferência ao formato ATX, que garante melhor escalonamento do hardware.

Detalhe de uma placa-mãe de PC.
A placa-mãe é a grande estrutura de sustentação de qualquer computador gamer.

Gabinete para PC gamer

Escolher um gabinete é muito mais do que pegar aquele cujo design te chama mais atenção. Essa peça é essencial para garantir um funcionamento de qualidade de seu computador, assim como evitar problemas e manter a integralidade de sua máquina.

O ponto mais crítico a ser observado é a capacidade de refrigeração de seu gabinete. Com computadores exigentes, um PC gamer demanda um bom sistema de refrigeração, que normalmente aparece como coolers de ar ou de líquidos.

As vantagens de comprar um PC gamer pronto

Montar um PC gamer tem suas vantagens, mas é preciso ter cuidado. A compatibilidade entre as peças e o modo como o hardware é montado precisam estar cem por cento alinhadas.

Dessa forma, optar por um setup pronto pode eliminar alguns riscos do processo, uma vez que as peças já terão sido escolhidas levando em consideração todos os fatores mencionados anteriormente.

Na loja virtual da Shopinfo, a equipe de técnicos especializados se preocupa em oferecer PCs gamer para todos os orçamentos, sempre seguindo as melhores práticas, para que o usuário só se preocupe em ligar a máquina e começar a jogar.

Além disso, você também encontra uma linha de acessórios gamer, como headsets, mouses, teclados e cadeiras, sem falar nas peças de hardware para os melhores upgrades na sua máquina

Para conhecer todos os produtos e a linha de PCs gamer Shopinfo, clique no banner abaixo!

Banner para a página de computadores gamer da Shopinfo.

12 thoughts on “Montar PC gamer em 2020: quais são as peças mais atuais?

  1. Caros, ando com muitas dúvidas, o que vale mais a pena ?
    uma B85m – asus + i3 4160+ 8GB (2×4), SSD120, 500W bronze, GTX 1050 + gabinete sai 1950,00
    Agora se eu investir num pentium, mas numa h110-ae, 8gb dd4, 1050TI de placa de video … sai uns 2100
    Bom, mas ai em opções…
    RX-560 + FX-8300 , seria uma boa ? Dizem que AMD esquenta mais e tem menos desempenho por núcleo.
    É muito complicado investir kkkk Aceito uma luz, pois o dinheiro investido não é pouco!
    Abraços!

    1. Boa tarde Jose Carlos, primeiramente, desculpe-nos pela demora.
      A Sua escolha depende muito da finalidade com que você utilizará seu computador, caso opte para jogos, recomendamos você partir para Intel, no caso, Pentium, h110-ae, 8gb dd4, 1050TI, como você nos disse.
      Porém, caso queira montar uma máquina para trabalho, recomendamos a linha AMD, pois para essa finalidade “vale mais a pena”, vamos dizer assim. 😉

  2. Salve galerinha eu estou procurando entende sobre esses componentes mais tá foda kkk tenho um pc i3 ddr3 porém e notebook. Eu quero monta um Pc gamer mais estou na dúvida doque montar são tantas forma queria algumas dicas de quem tem um pc bom para gamer . Quero monta um pc até uns 4,000.00 já pesso obrigado pra quem for me da uma ajudinha 🙂

    1. Olá, Bruno.
      Temos diversas configurações em nosso site, desde as Gamers de entrada até as Extreme. Recomendamos essa configuração para você https://goo.gl/6vK4eF com uma placa de vídeo GTX 1050Ti e um processador i5 de sétima geração, onde você pode aproveitar os jogos da atualidade com uma boa taxa de FPS. Caso prefira com kit gamer + monitor, temos neste link https://goo.gl/xC2UBu.
      Qualquer dúvida, entre em contato conosco através do email atendimento@shopinfo.com.br
      Estamos sempre a disposição!

  3. Tenho uma dúvida pois quero comprar um PC gamer de no máximo 3000 e quero uma placa de video gtx 1050 mas nao sei qual processador seria uma otima opcao pra colocar sem passar dos 3000 se puderem me ajudaf agradeco

    1. Olá, Gabriel. Recomendamos i3-8100 que roda os jogos atuais com uma boa performance. Temos também máquinas de entrada que não deixam a desejar, como o G4560 equipado com 8GB de memória RAM. Aproveite o desconto para pagamento no boleto em nosso site!
      A gente recomenda essas máquinas para o seu perfil:
      i3-8100 é este https://goo.gl/5V6u7y
      G4560 https://goo.gl/1JseYM

  4. BOM DIA.
    QUERIA MONTAR UM PC PARA JOGAR UM LOL, SEM GARGALOS E COM O FPS BEM AGRADÁVEL.
    ALGUM PC JÁ MONTADO OU UMA CONFG BOA PARA CITAR ? (PREÇO BEM ACESSÍVEL 😉
    AGRADEÇO DESDE JÁ.

  5. Qual seria a configuração iniciante (PC Gamer + Monitor) para jogos em FPS (CS:GO, Battlefield, e etc) e que consiga rodar outros jogos como The Witcher, Red Dead Remdeption 2, GTA V.
    Obs.: O limite de orçamento seria algo próximo de R$ 3.300,00

    1. Olá, Rodolfo.
      Recomendamos um processador i5-7400 com uma placa de vídeo GeForce GTX 1050Ti 4GB, além de obter uma ótima perfomance em jogos leves como o CS GO, você também consegue uma boa taxa de FPS em jogos mais pesados como o The Witcher. Aproveite a Cyber Week e garanta seu novo PC com um desconto incrível, basta acessar este link https://goo.gl/wbs1Nc =)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *