11 jogos com personagens femininas fortes para conhecer

jogos com personagens femininas
GAMES

Por mais que muitas pessoas ainda vejam games como algo exclusivamente feito para homens, as mulheres gamers vêm conquistando cada vez mais espaço, tanto no campo das competições de esporte eletrônico quanto entre quem joga só pela diversão. 

Pensando nisso, fizemos uma lista de jogos com personagens femininas que são as protagonistas de suas histórias. Desde os de plataforma até os de luta, as mulheres estão presentes em diversos gameplays de sucesso do mundo gamer. 

Continue a leitura do post e confira agora 11 jogos com mulheres protagonistas que valem a pena conferir!

banner para um quiz que irá testar se seu pc é fraco, médio ou top de linha.

1. Skullgirls – diversas personagens

ogos com personagens femininas: skullgirls
Skullgirls é o primeiro jogo de luta com protagonistas femininas. Imagem: reprodução/Steam

Para quem curte jogos de luta, Skullgirls é um dos destaques dessa década. Personagens femininas em jogos de luta não são algo raro nem novo, porém, em Skullgirls, as mulheres tomam o protagonismo.

Skullgirls mistura a jogabilidade clássica de jogos do gênero, com seis botões, e uma inteligência artificial desafiadora até no nível mais fácil. Os gráficos são desenhados à mão, com um sistema de iluminação impressionante e robusto.

Para ficar ainda melhor, o jogo é embalado por uma trilha sonora composta por Michiru Yamane, autora da trilha de Castlevania: Symphony of the Night.

2. Life is Strange – Max

ogos com personagens femininas: life is strange
Max Caulfield é uma personagem jovem que representa uma nova geração de mulheres. Imagem: reprodução/Steam

Ganhador de inúmeros prêmios e aclamado por crítica e público, Life is Strange foi lançado em 2015 e já se tornou um clássico. O jogo segue a história de Max Caulfield, estudante de fotografia com a habilidade de voltar brevemente no tempo.

Com trilha sonora marcante e história envolvente, o jogo toca em diversos pontos importantes: sexualidade, drogas, amizade e destino. Life is Strange é um ótimo exemplo de como fazer jogos com personagens femininas fortes e complexas. Dividido em cinco episódios diferentes, você pode jogar o primeiro gratuitamente, via Steam.

Em 2017, uma pré-sequência do jogo, chamada Life is Strange: Before the Storm, foi lançada e também recebeu críticas muito positivas.

3. Bayonetta – Bayonetta

ogos com personagens femininas: bayonetta
Bayonetta é o tipo de personagem forte que é protagonista da sua própria história. Imagem: reprodução/Steam

Bayonetta é, sem dúvidas, um dos jogos de ação mais aclamados desse milênio. Do mesmo diretor de Resident Evil e Devil May Cry, ele leva o nome da personagem principal, a última sobrevivente de um clã de bruxas anciãs que possuem a missão de equilibrar a luz, as trevas e o caos.

O jogo foi lançado originalmente em 2009, mas apenas em 2017 Bayonetta foi portado para PC. Com uma das melhores personagens femininas, ele promete muitas horas de diversão e desafios. Bayonetta 2 é um game exclusivo da Nintendo, sendo possível jogá-lo apenas nos consoles Wii U e Nintendo Switch.

4. Franquia Tomb Raider – Lara Croft

Lara Croft, de Tomb Raider, é uma das personagens femininas mais conhecidas no mundo dos games. Imagem: reprodução/Steam

Não é possível criar uma lista de jogos com personagens femininas fortes sem citar Tomb Raider. Cada jogo da franquia conta com diversos filmes e histórias em quadrinhos, mas seu principal reinado sempre será no mundo dos games. Lara Croft, protagonista da série, é considerada um dos maiores ícones da história dos videogames.

Lara e Tomb Raider possuem diversos títulos, inclusive no Guinness World Records. Alguns deles são: heroína de jogos de maior sucesso, personagem feminina mais conhecida nos games, personagem de videogames mais detalhada e muitos outros. Em cerca de 20 anos, duas linhas do tempo, mais de 10 jogos, milhões de cópias vendidas e inúmeros spin-offs, Lara Croft e Tomb Raider não poderiam ficar de fora dessa lista.

5. What Remains of Edith Finch – Edith

ogos com personagens femininas: what remains of edith finch
What Remains of Edith Finch é onde acontece a primeira aparição dos contos sobre a casa dos Finch. Imagem: reprodução/Steam

Eleito um dos melhores jogos de 2017 por diversos veículos, What Remains of Edith Finch é uma coleção de contos sobre a casa dos Finch. A família é assolada por uma estranha maldição que mata todos os membros, sendo que apenas uma criança de cada geração sobrevive.

Na pele de Edith, você deve explorar a antiga mansão da família e tentar descobrir o significado por trás dessas estranhas mortes. A história rica do jogo rendeu diversas críticas positivas, com a jogabilidade e o tom variando conforme o que está sendo explorado. Outro ponto que chama a atenção é sua leveza: a grande maioria dos computadores consegue rodá-lo sem problemas.

6. Celeste – Madeline

ogos com personagens femininas: celeste
Conheça Celeste, um jogo que deu muito o que falar. Imagem: reprodução/Steam

Lançado no começo de 2018, Celeste já deu o que falar. O jogo segue Madeline em sua jornada ao topo da Montanha Celeste, com mais de 700 desafios pelo percurso. Sua narrativa cativante e seus clássicos comandos de plataforma prometem diversas horas imersas no universo do jogo.

Ele foi considerado por críticos como uma experiência boa para todos, desde os mais iniciantes até os avançados. Todos os níveis contam com versões “lado B”, com desafios mais complexos. A trilha sonora também impressiona, com mais de duas horas de música original.

7. Beyond Good & Evil – Jade

ogos com personagens femininas: beyond good and evil
Um jogo clássico de uma protagonista feminina forte e durona. Imagem: reprodução/Steam

Um clássico dos jogos com protagonistas femininas que merece ser mais lembrado, Beyond Good & Evil se passa no ano 2435, no planeta Hillys. Jade, uma jornalista investigativa e mestre das artes marciais, trabalha e acompanha uma célula de resistência que busca desmascarar uma conspiração alienígena.

Beyond Good & Evil combina elementos de jogos de ação, aventura e resolução de puzzles, criando uma jogabilidade única. Por mais que tenha levado diversos prêmios e indicações, as vendas foram insatisfatórias. Porém, o jogo atualmente foi relançado para PC, além de contar com uma versão HD para alguns consoles, provando sua importância. Recentemente, uma pré-sequência do jogo foi confirmada.

8. Horizon Zero Dawn – Aloy

Aloy é uma mulher forte que precisa desvendar grandes mistérios. Imagem: reprodução/Steam

Em um mundo pós-apocalíptico dominado por máquinas mortais, Aloy dos Nora está em busca de resolver os grandes mistérios desse universo. Depois de ser exilada da sua tribo, ela precisa caçar e lutar para descobrir os segredos do seu passado para que possa traçar um novo futuro, impedindo uma grande catástrofe.

Horizon Zero Dawn é um jogo de RPG repleto de aventuras e vencedor de diversos prêmios do mundo gamer. Nele, você poderá acompanhar Aloy, uma mulher forte, atacando as devastadoras Máquinas Mortais e traçando estratégias para dominar tribos rivais em um mundo aberto repleto de desafios. 

9. Hellblade: Senua’s Sacrifice – Senua

 Hellblade: Senua's Sacrifice - Senua
Hellblade: Senua’s Sacrifice é um jogo de universo sombrio ambientado na era viking. Imagem: reprodução/Steam 

Dos mesmos criadores de Heavenly Sword, Enslaved: Odyssey to the West e DmC: Devil May Cry, Hellblade: Senua’s Sacrifice, vencedor do BAFTA Games, é um jogo cheio de caminhos tortuosos que procura explorar uma jornada brutal de uma guerreira por meio do mito da loucura.

Ambientado na era viking, a história acompanha uma arruinada guerreira celta que embarca para uma aventura sombria. O jogo leva o player para as profundezas de uma fúria melancólica da mente fragmentada de Senua, a grande protagonista feminina.

10. Bloodstained – Miriam

Bloodstained é um jogo de RPG com muita ação. Do tipo side-scroller, é focado na exploração, com conteúdos ricos para longas horas de gameplay

Miriam, a protagonista feminina, é uma órfã que foi amaldiçoada por um alquimista. Lentamente, seu corpo está se cristalizando. Para salvar a si mesma, ela precisa entrar em um castelo repleto de demônios, todos convocados por seu antigo amigo Gebel, que também foi atingido pela conjuração e agora é mais cristal que carne.

Acompanhe a história de Miriam enquanto ela tenta escapar dessa terrível maldição.

11. The Walking Dead – Clementine

Clementine é a personagem feminina mais forte de The Walking Dead. Imagem: reprodução/Steam 

No universo pós-apocalíptico de The Walking Dead, é possível encontrar uma série de personagens fortes que precisam enfrentar os mais ferozes zumbis, entre eles Clementine. Protagonista da série de jogos desse grande fenômeno dos quadrinhos de Robert Kirkman, a jovem garota precisa enfrentar diversos desafios e tentar se manter em segurança. 

Com ajuda de Lee Everett, um impetuoso criminoso que foi condenado, mas recebeu uma segunda chance de vida, eles vão juntos em busca de redenção em um mundo dominado por mortos-vivos. 

O jogo é baseado na série de quadrinhos ganhadora do prêmio Eisner, The Walking Dead, e permite que os jogadores possam vivenciar um verdadeiro apocalipse zumbi. No game, você encontrará desafios que exigirão uma tomada de decisão assertiva, porque as consequências afetarão diretamente o percurso da sua gameplay. 

Para todos os gostos, níveis e PCs: jogos com personagens femininas são tão diversos quanto aqueles com protagonistas homens. Quer conhecer mais desse universo? Então assine a newsletter da Gamerinfo e fique por dentro dos melhores assuntos gamers!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *