Melhores jogos de RPG para PC: 15 opções para começar a jogar!

Final Fantasy VI
GAMES

O gênero RPG é sem dúvidas um dos mais amados e jogados entre os gamers. A sigla RPG significa “Role Playing Game”, que traduzido para português significa interpretação de papéis. Ou seja, os jogos desse gênero proporcionam uma experiência onde players criam a sua própria narrativa e às vezes suas escolhas mudam o rumo da história.

Nos últimos anos/meses tivemos grandes lançamentos que revolucionaram a indústria, seja pela história bem construída, ampla opções de escolha, bons gráficos e jogabilidade incrível. Além desses, não podemos nos esquecer dos clássicos, que ainda continuam sendo uma ótima opção para maratonar e se divertir.

Por isso, separamos uma lista completa com 15 jogos de RPG para você começar a jogar agora mesmo! São opções para quem busca jogos grandes, para PC’s gamers mais atuais e até opções leves, para quem tem uma máquina mais humilde. Confira a lista!

1. Final Fantasy VI

Independentemente da plataforma, é impossível falar de jogos de RPG sem citar Final Fantasy, o primeiro RPG japonês da lista — subgênero que também é conhecido como JRPG.

Com 15 jogos na série principal, inúmeros remakes e spin offs de sucesso, como Kingdom Hearts, não é difícil encontrar quem considere Final Fantasy a maior franquia de RPG já feita.

Originalmente lançado em 1994 para SNES, Final Fantasy VI é um dos mais marcantes da série, com uma história que aborda temas pesados, como as consequências das guerras, além de trazer um gameplay diferenciado para a época — todos os personagens são capazes de utilizar magias, desde que estejam com os itens adequados, quebrando o anterior sistema de classes.

Final Fantasy VI

2. The Elder Scrolls V: Skyrim

Lançado em 2011, The Elder Scrolls V: Skyrim virou uma lenda dos games. É praticamente consenso que o game é um dos melhores jogos de RPG para PC de todos os tempos. Com mais de 200 prêmios relevantes conquistados desde seu lançamento, o jogo já deixou sua marca na história.

A atmosfera detalhada e bem construída é ainda mais marcante com uma trilha sonora icônica. As possibilidades nesse jogo de mundo aberto são tão grandes que o game continua fazendo sucesso, mantendo antigos fãs e conquistando novos jogadores mesmo depois de sete anos de lançamento.

Em 2016, foi lançada a versão definitiva do jogo, chamada The Elder Scrolls V: Skyrim Special Edition. A versão conta com todas as DLCs e expansões já lançadas.

The Elder Scrolls V: Skyrim

3. Diablo IV

Diablo é um jogo aclamado pelo público e não é de hoje. O primeiro jogo da série foi lançado em 1996 e obteve sua sequência no ano 2000. No segundo game da série, o gameplay cheio de ação, combinado a uma infinidade de itens e árvores de habilidades para os personagens, garantiu a posição de RPG para PC obrigatório para conhecer.

O game Diablo IV conta com uma jogabilidade isométrica onde você enfrentará dezenas de monstros gigantes, chefes e inimigos em troca de itens poderosos. Você também pode se aventurar com amigos no modo PVP e batalhar contra pessoas reais. Há uma grande variedade de ambientes para explorar, missões para cumprir e inimigos para enfrentar.

Não podemos deixar de lado a trilha sonora incrível do game. O destaque não vai apenas para a dublagem impecável, mas pelas músicas de batalha, sons das espadas, entre outros. Para aproveitar todos esses benefícios, indicamos a escolha de um bom headset para jogos.

Diablo IV

4. Undertale

Undertale é um bom exemplo da nova geração de jogos, desenvolvidos por quem cresceu apaixonado por games. Inicialmente, o jogo era um fangame de Earthbound, uma criação pequena e tímida de Toby Fox. Porém, ao perceber o potencial da história, o desenvolvedor iniciou um projeto no Kickstarter que excedeu todas as expectativas.

Um dos melhores jogos de 2015 (e um dos melhores RPGs para PC), Undertale continua firme e forte mesmo anos após seu lançamento. A combinação de uma história rica com o charme e nostalgia de seus gráficos, personagens cativantes e puzzles intrigantes prometem muitas horas de jogo. O game ainda oferece ao jogador diferentes caminhos para lidar com os conflitos e batalhas, o que resulta em finais alternativos.

Toby Fox está produzindo um próximo jogo, spin off de Undertale, chamado Deltarune. Com lançamento previsto para 2019, o primeiro capítulo desse game já pode ser jogado gratuitamente.

Undertale

5. The Witcher 3: Wild Hunt

Além de ser um jogo de mundo aberto com visual impecável, adversários desafiadores e jogabilidade excepcional, The Witcher 3: Wild Hunt ainda trata de assuntos delicados, como ambiguidade moral, racismo e ignorância.

Com quests complexas e interessantes, o game consegue ainda fugir de estratégias baratas utilizadas em diversos RPGs mundo aberto, como, por exemplo, quests para matar um número específico de monstros. Além do jogo base, as expansões Hearts of Stone e Blood Line deixam a experiência ainda mais fantástica.

The Witcher 3: Wild Hunt

6. Starfield

Com temática espacial, exploração, naves e combates com armas, Starfield foi lançado em 2023 pela Microsoft e desenvolvido pela Bethesda. Com centenas de planetas para conhecer, o jogo proporciona uma experiência única onde você escolhe o rumo da história, podendo se aliar a diferentes facções e missões secundárias incríveis.

Um artefato alienígena misterioso é o que norteia a história do game. Ninguém entende para que ele serve, mas durante a sua gameplay você irá se aventurar em uma história para entender esse mistério. É um jogo do Game Pass perfeito para quem tem o plano e deseja dar uma testada!

É um jogo bem complexo e você pode demorar um pouco para pegar o jeito da coisa. Busque informações em fóruns ou vídeos no YouTube, eles poderão te ajudar em missões ou dúvidas que podem aparecer. Afinal, é um jogo em que a comunidade é muito importante.

Starfield

7. World of Warcraft

Esse game, também chamado de WoW, é um dos maiores da categoria dos MMORPGs. Desde seu lançamento, em 2004, o jogo não parou de receber expansões e atualizações, que ajudam a manter uma atmosfera única e dinâmica em World of Warcraft.

Além da história extensa que envolve o gameplay, as inúmeras possibilidades de criação de personagem, classes de combate e quests fazem dele um RPG completo. Os itens do game e a economia movimentada pelos jogadores são outro diferencial.

World of Warcraft

8. Dark Souls

Esse foi um jogo que, logo de cara, ficou conhecido por uma característica específica: um gameplay extremamente difícil. Desde o começo do game, o jogador se depara com adversários muito mais fortes, necessitando encontrar saídas alternativas ao combate.

Além disso, o jogo conta com um sistema rígido de combate, respeitando regras como peso dos equipamentos e desgaste de armas. Por fim, as duras penalidades que o personagem sofre ao morrer fazem de Dark Souls um dos RPGs para PC mais difíceis de se completar.

Dark Souls

9. Baldur’s Gate III

Vencedor do The Game Awards 2023, Baldur’s Gate III é uma obra-prima do gênero RPG por turnos. Inspirado no RPG de mesa Dungeons and Dragons, oferece uma grande variedade de escolhas que alteram a história do game.

O jogo apresenta uma grande variedade de classes, subclasses, poderes, magias, habilidades e personalização de personagens, oferecendo uma grande diversidade de alterações. Ao jogar uma missão, você irá perceber que a mesma terá dezenas de finais onde o rumo quem decidirá será você.

Baldur’s Gate III

10. Secret of Mana

Lançado originalmente em 1993 para Super Nintendo, Secret of Mana é um clássico dos JRPGs, que recentemente ganhou uma versão remasterizada para PC, com gráficos em 3D e dublagem. O destaque desse RPG fica para a trilha sonora, uma das principais responsáveis pela imersão do jogo.

Secret of Mana

11. Mass Effect 2

Com uma temática espacial, Mass Effect 2 é um RPG de tiro em terceira pessoa, com o principal elemento de uma boa ficção científica: discussões e críticas aos problemas sociais da humanidade.

Além disso, o universo de Mass Effect traz elementos políticos e relações entre humanos e outras raças alienígenas, além de cenários inovadores e tecnologias futurísticas.

Mass Effect 2

12. Stardew Valley

Stardew Valley pode ser considerado como um filho do clássico jogo Harvest Moon. A mecânica principal do jogo é administrar o cultivo de produtos em uma fazenda, mas as possibilidades são muito maiores.

Além da enorme variedade de plantas e animais, o jogo oferece um mapa repleto de cenários para explorar, uma história envolvente e um ambiente adaptável ao tempo real de jogo, com um sistema de estações do ano.

Stardew Valley

13. Bastion

O diferencial desse game é a história, contada por um narrador no decorrer do jogo. Porém, dependendo das ações do personagem, a narração também muda, acompanhando seus movimentos.

Outro elemento do jogo que segue esse padrão é o cenário, que vai se montando aos poucos, conforme o jogador vai avançando no mapa. Bastion é um jogo de RPG para PC que conta com uma ótima trilha sonora, gráficos cheios de estilo próprio e um gameplay fluido com batalhas dinâmicas.

Leia também: 7 dicas de como escolher monitor gamer antes de comprar.

Bastion

14. Elden Ring

Desenvolvido pela mesma empresa do Dark Souls, From Software, Elden Ring é um jogo de RPG para PC perfeito para quem gosta de um bom desafio. A dificuldade pode ser ajustada conforme a sua necessidade, mas você provavelmente vai precisar de algumas tentativas para passar de fase.

Com gráficos deslumbrantes e uma gameplay incrível, nesta obra você incorpora o enredo de um Maculado, onde o mesmo precisa procurar e reunir os pedaços do Elden Ring para se tornar o Elden Lord.

Elden Ring

15. Monster Hunter Rise

Monster Hunter é uma franquia de jogos onde você incorpora um caçador de monstros. Nele, você poderá explorar um mundo com o objetivo de matar criaturas de diversos tamanhos, onde vai conseguir itens para melhorar as suas habilidades para conseguir enfrentar bestas ainda mais fortes.

Você pode caçar sozinho ou com seus amigos. Há dezenas de armas diferentes, cada uma com características e perfis diferentes. Os monstros também são versáteis, onde cada um possui ataques e comportamentos diferentes.

Monster Hunter Rise


Esperamos que tenha gostado da nossa com os melhores jogos de RPG para PC. São diferentes títulos para todos os gostos e estilos. Continue por aqui e conheça outros conteúdos parecidos que podem ser do seu interesse, abordamos temas sobre rotina gamer, dicas de produtos, hardware e muito mais!

Confira uma lista completa com os jogos mais pesados de todos os tempos. São títulos com gráficos impressionantes, jogabilidade complexa e enredos únicos.

Até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *