Guia de jogos free-to-play: história e dicas

Gamer jogando com joystick.
ROTINA GAMER

Jogos free-to-play são ótimas alternativas de diversão para logo após o upgrade do setup, quando não sobrou muito dinheiro para comprar ou a Steam não está em época de promoções.

Os games gratuitos encontraram espaço nos mais diferentes segmentos, de títulos clássicos a lançamentos do ano. Isso mostra como o mercado de videogames mudou com o tempo.

Neste post, trazemos um guia para os jogos free-to-play, contando um pouco da história e compartilhando algumas dicas para encontrar novos games para jogar. Confira!

A evolução do free-to-play

Os primeiros jogos de computador não demonstravam sinais de grandes ambições comerciais, mais do que representavam o que a tecnologia era capaz de proporcionar, no sentido de interação entre jogadores e máquina.

Gráficos limitados e processamento reduzido levaram a títulos com foco total na história, sem muitas mecânicas elaboradas, movimentos ou acrobacias ao estilo Assassin’s Creed.

Quem não se lembra daquelas revistas de PC, como CD Expert, que acompanhavam CDs com centenas de jogos para Windows? Os videogames ainda não tinham a mesma força no computador, quando comparados aos consoles mais populares.

Edição da revista CD Expert.
Capa da revista CD Expert (Imagem: CD Expert Editora e Distribuidora Ltda / Divulgação).

Parte disso pode ser explicada pelo fato de que a imagem que as pessoas tinham dos PCs era de algo relacionado a trabalho e tarefas do dia-a-dia, e não de máquinas com foco em entretenimento e diversão.

Com o tempo, os computadores ficaram mais potentes, e as ideias de games puderam alcançar novos patamares. A diminuição do custo das peças ajudou a aumentar o número de adeptos dos jogos para computador.

A indústria dos videogames começava a se formar, com o desenvolvimento de grandes estúdios e desenvolvedoras. E não demorou para que games triple A dominassem os holofotes do Mundo Gamer.

Ao mesmo tempo, a quantidade de jogos produzidos também aumentou exponencialmente, abrindo espaço para títulos de todo tipo. Outro fator que impulsionou esse movimento foi a popularização da internet.

No Brasil, os anos 2000 foram marcados pelo surgimento de plataformas como Click Jogos, que começaram a oferecer centenas de games casuais de forma gratuita, para serem jogados diretamente do navegador, sem necessidade de instalação.

Outros sites, como Classic Reload, oferecem diversos jogos clássicos de Windows, para serem jogados também pelo browser. Isso significou uma abertura grande para a entrada de novos players que ainda não haviam experimentado esses videogames.

O modelo de negócios que envolve o desenvolvimento de um jogo já passou por diversas mudanças, e é certo que ainda deve mudar muito nos próximos anos. Atualmente, grandes desenvolvedoras também apostam em jogos free-to-play, como discutiremos mais à frente.

Banner para o teste de desempenho de PC da Shopinfo.

Os desenvolvedores de jogos grátis para PC

Criar um jogo é um processo complexo, mas que hoje conta com muitas ferramentas para auxiliar no trabalho. Porém, não importa quanto esforço tenha sido colocado no desenvolvimento de um game, se o número de jogadores não for suficiente.

O sucesso ou fracasso de um título depende da comunidade que se forma ao redor dele. Quanto mais pessoas estiverem jogando e falando bem, melhor. Portanto, disponibilizar um jogo de forma gratuita é uma estratégia que faz sentido nesse cenário.

Vamos comparar o projeto de um novo game com a criação de um aplicativo para celular. Quando uma empresa pretende se estabelecer no mercado, ela precisa emplacar um produto e conseguir usuários.

O Instagram é um exemplo claro disso. O app sempre foi gratuito, pois seus criadores planejaram construir uma base grande de usuários como primeiro passo, para depois pensar em maneiras de monetizar o negócio.

Agora, imagine uma empresa desenvolvedora de jogos que está começando. Antes de pensar em vender seus títulos na Steam e Origin, o início envolve a construção de uma comunidade e o aumento de popularidade do game.

Desenvolvedor de jogos utilizando notebook.
Desenvolvedores iniciantes encontram nos jogos free-to-play oportunidades de atrair usuários e popularidade.

Mesmo que um jogo não gere receita no começo, essas empresas conseguem chamar atenção e, com isso, alcançar estúdios maiores, que estejam dispostos a financiar outros projetos no futuro, por exemplo.

Nesse cenário, podemos enxergar que há muito incentivo para desenvolvedores, principalmente iniciantes, oferecerem jogos gratuitos.

A tendência de jogos freemium

Freemium é o resultado da junção das palavras free + premium. Essa categoria de jogos representa os títulos que não têm custo para jogar, mas que trabalham com sistemas de microtransações.

Um grande exemplo desse tipo é o próprio LoL. Por mais que a essência do jogo seja gratuita, todos os campeões só são liberados com muito esforço e horas de gameplay, mas que também podem ser compradas com dinheiro.

Esse modelo de jogo é muito vantajoso para a empresa que o desenvolve, que consegue aumentar o alcance do game e atrair jogadores que, com o tempo, podem vir a se interessar por essas microtransações.

Outro exemplo é o Dota 2, também do gênero MOBA. Nesse caso, a única coisa que um jogador pode comprar são itens de customização, que alteram a aparência dos personagens, cenário, entre outros.

No entanto, com uma comunidade de milhões de jogadores, esses mecanismos conseguem gerar quantidades enormes de dinheiro. Durante o campeonato mundial de Dota (The International), por exemplo, a Valve oferece a opção de comprar um battle pass do evento.

Para quem compra, durante uma temporada antes do evento, são liberados desafios exclusivos, com pontuações que podem ser trocadas por itens especiais de customização.

Parte do valor gasto no battle pass vai direto para a premiação dos times campeões. Só para ter uma ideia, essa estratégia fez com que a prize pool do último International chegasse a impressionantes 34,3 milhões de dólares!

Na realidade atual, os jogos freemium são uma tendência que veio para ficar. Sob a perspectiva de jogador, poder ter acesso a títulos de grandes estúdios de forma gratuita é ótimo, uma vez que não é obrigatório gastar com essas microtransações.

Banner para a página do quiz com dicas de jogos em 2 minutos.

Recomendações Gamer Info 

Aqui no blog, também selecionamos alguns dos melhores jogos grátis para PC, que reúnem ótima produção, gráficos e jogabilidade. Confira, a seguir, o resumo de cada um deles.

League of Legends

jogos free to play: league of legends
League of Legends é um dos maiores games de e-Sports da atualidade.

Uma lista de jogos free-to-play não poderia ficar sem League of Legends, não é mesmo? O game foi lançado oficialmente para Windows e Mac em 2009 e já se tornou um clássico, mantendo a popularidade até hoje.

Como todo bom MOBA, o objetivo dos times é destruir o nexus (base) da equipe adversária, variando entre uma seleção de campeões com habilidades e características próprias.  

Além do sucesso entre gamers casuais, o jogo é um dos mais usados em torneios de e-Sports por todo o mundo.

Hearthstone

jogos free to play: hearthstone
Hearthstone é um game de cartas por turnos, montado sobre o universo de personagens da Blizzard.

Hearthstone é o primeiro FTP da Blizzard Entertainment, e faz parte do universo Warcraft. Com os heróis da série de jogos que inclui o grande sucesso World of Warcraft, o jogo de cartas acontece em turnos, com modos single player e multiplayer.

Com mais de 100 milhões de jogadores únicos, Hearthstone não é apenas um sucesso marcante no universo dos jogos free-to-play, mas também nas transmissões na Twitch.

Mesmo quem nunca jogou WoW ou outro game da série consegue se divertir com Hearthstone, principalmente quem curte jogos como Magic The Gathering, Pokémon TCG e Yu-Gi-Oh.

Dota 2

jogos free to play: dota 2
Dota 2 é um dos precursores do gênero MOBA.

Em 2003, surge Defense of the Ancients, um mod de Warcraft III. Dota é um dos precursores do gênero MOBA, e seus direitos foram vendidos para a Valve em 2009, que lançou Dota 2 como um jogo próprio em 2013.

Aclamado pela crítica e pelo público, Dota 2 é um sucesso absoluto entre jogos free-to-play. O jogo é também um dos mais presentes em campeonatos de e-Sports, com diversos times profissionais por todo o mundo.

Duelyst

jogos free to play: duelyst
Duelyst é inspirado no clássico Final Fantasy Tactics.

Assim como Hearthstone, Duelyst também é um jogo de cartas colecionáveis e batalha em turnos. Porém, diferentemente do jogo da Blizzard, o game oferece mecânicas que lembram Final Fantasy Tactics.

Graças a um projeto do Kickstarter muito bem sucedido, os desenvolvedores decidiram colocar Duelyst no grupo de jogos free-to-play para PC. Com mais de 300 unidades e feitiços diferentes, gráficos bonitos e jogabilidade divertida, Duelyst é um ótimo jogo, tanto para quem quer apenas passar tempo, quanto para quem prefere dedicar horas e horas em um game.

Guild Wars 2

jogos free to play: guild wars 2
Guild Wars 2 é um MMORPG com inovação na forma como o mundo interage com o jogador, com base em suas decisões.

Lançado em 2012, o jogo-base de Guild Wars 2 tornou-se free-to-play em 2015. O MMORPG se passa no planeta Tyria, e impressiona por ser um jogo multiplayer com um mundo responsivo, ou seja, que se molda de acordo com as decisões do jogador.

Por mais que seja um recurso comum em RPGs, raramente a técnica é explorada em jogos multiplayer. Com uma jogabilidade bem desenvolvida, gráficos de qualidade e história envolvente, vale a pena conferir esse free-to-play.

Team Fortress 2

jogos free to play: fortress
Team Fortress 2 é um FPS diferenciado, com gráficos divertidos e elementos engraçados.

Curte jogos de tiro em primeira pessoa? Então, Team Fortress 2 tem tudo para te agradar. Lançado em 2007 pela Valve, mesma desenvolvedora de Counter-Strike, o jogo ganhou inúmeros prêmios e foi aclamado pela crítica e público.

Em 2011, Team Fortress 2 tornou-se free-to-play e conta com sistema de microtransações. TF2 é um dos jogos gratuitos mais elogiado de todos os tempos e seu sucesso continua, mesmo depois de uma década.

Fortnite

Imagem promocional do jogo Fortnite.
Fortnite é um dos maiores fenômenos dos jogos battle royale (Imagem: Epic Games / Divulgação).

O ano de 2019 marcou a consolidação dos jogos battle royale. Fortnite já se estabeleceu como um dos maiores nomes, com diversos elementos divertidos para a dinâmica multiplayer.

Aterrissando em uma arena, os jogadores coletam armas e recursos pelo mapa, utilizados no combate. Um diferencial é a possibilidade de construir estruturas de ataque e defesa, como paredes, que deixam a gameplay muito interessante. 

Como descobrir novos games free-to-play

Hoje em dia, existem diversas formas para descobrir novos títulos gratuitos no PC. Basta dedicar um pouco de tempo para pesquisa e será possível encontrar boas opções, nos mais diferentes gêneros.

Plataformas de vendas de jogos

Plataformas virtuais de venda de jogos, como Steam, Origin e Epic Games, de vez em quando deixam alguns games para download gratuito, mesmo alguns que não foram lançados originalmente no modo free-to-play.

Portanto, vale a pena ficar de olho e acompanhar essas lojas em suas redes sociais, pois a maioria das promoções desse tipo não costumam durar muito tempo, e geralmente acontecem em datas comemorativas.

Dentro do site da Steam, também é possível filtrar a busca para procurar apenas entre jogos free-to-play. A Epic Games, por outro lado, disponibiliza um jogo grátis toda semana. Essas são ótimas alternativas para descobrir títulos novos.

  • Acesse a seção da Steam dedicada apenas para títulos gratuitos neste link
  • Para ver o filtro de busca de games free-to-play no site da Origin, clique aqui
  • Vá direto até a página da Epic Games com os jogos grátis da semana (e outros) clicando aqui

Fóruns

A plataforma de fóruns para gamers é um dos grandes palcos de discussão e ótima fonte de informações. A quantidade de conteúdo compartilhado é gigante, envolvendo todos os principais tópicos do mundo dos jogos.

Página principal do Reddit.
O Reddit está entre os maiores sites de fóruns de discussão, com muito conteúdo para o público gamer.

Entre os principais fóruns, podemos colocar:

Basta pesquisar por tópicos relacionados a games gratuitos e vasculhar as recomendações das comunidades. Pode ser necessário um esforço maior para encontrar algo bom, mas a chance de descobrir títulos mais alternativos é grande.

Jogos de navegador

Como já comentamos, alguns sites oferecem verdadeiras bibliotecas de jogos gratuitos, para serem jogados no browser. As opções são separadas em categorias como jogos clássicos, de corrida, de estratégia, entre outros.

Segue uma lista de opções, em português e inglês:

Hoje em dia, os PC gamers têm à disposição uma infinidade de jogos free-to-play, nos mais diferentes estilos e gêneros. Dos mais alternativos aos grandes títulos, eles contribuem para a popularização dos videogames em geral.

Se você achou essas dicas úteis, preencha o formulário abaixo e assine a newsletter do blog, para receber todos os conteúdos diretamente por e-mail.

Deixe nos comentários quais são os melhores jogos free-to-play, bem como a sua opinião sobre o futuro da indústria dos games!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *