Dicas de como instalar e usar o Steam Link em qualquer dispositivo

steam link
ROTINA GAMER

O Steam Link é um hardware lançado em 2015 de forma física. Atualmente, ele funciona também por meio de um app criado para trazer a experiência de jogar seus games grandes do Steam em uma TV, dispositivo móvel ou outro PC.

A única coisa que você precisa é uma conexão de internet de boa qualidade — é interessante ter conexão por cabo também! — para assim, poder jogar em qualquer dispositivo. Aliás, agora o aplicativo também é compatível com o Remote Play Together, bastando um link para jogar os seus jogos no computador de um amigo, por exemplo.

Curtiu a proposta do Steam Link? Então, não saia daí! Neste post preparamos uma passo a passo que te mostra como instalá-lo em seu dispositivo. Confira!

Em que dispositivos e plataformas posso instalar o Steam Link?

O aplicativo é gratuito e está disponível para praticamente todas as plataformas:

Controle Joystick Para Jogo e notebook aberto

  • TVs, tablets e smartphones Android;
  • iPhone e sistema iOS, iPad e Apple TV;
  • Windows, macOS e Linux;
  • Smart TVs Samsung;
  • Raspberry Pi 3, 3+ e 4.

Passo a passo para instalar e como usar o Steam Link

O processo não é nada difícil, mas para facilitar bem, montamos um passo a passo com todas as informações que você precisa saber para rodar qualquer jogo da plataforma em seus dispositivos móveis ou PC. Dá só uma olhada:

close-up de homem mexendo em controle Joystick Para Jogo

  1. Instale o Steam Link na loja de aplicativos do seu smartphone;
  2. Conecte o PC que está rodando o Steam e o seu smartphone na mesma rede de internet;
  3. Acesse o aplicativo no celular;
  4. Tudo pronto para jogar!

O que é e quais são as utilidades do Steam Link?

O Steam Link foi desenvolvido para que você possa aproveitar a potência do seu PC Gamer para transmitir jogos para outros dispositivos. Todos os comandos e dados de áudio e vídeo são enviados pelo PC para o dispositivo em tempo real, sem lags.

homem jogando videogame com controlador no computador

Com o Steam Link você pode executar diversas tarefas, como:

  • Jogar: você pode transmitir jogos para dispositivos iOS e Android, como exemplo, os aparelhos da Apple TV e Android TV;
  • Acessar: é possível acessar jogos pesados em sistemas com menor potência mesmo que eles não estejam disponíveis no sistema operacional nativo;
  • Baixar: com o Steam Link você baixa o seu jogo uma única vez e poderá jogá-lo em qualquer lugar, sempre que quiser;
  • Continuar: continue seus jogos de onde você parou, mesmo que acesse uma vez em cada dispositivo diferente.

Legal, né? Com o aplicativo fica muito mais simples de se tornar um player de elite. Afinal, graças a ele você pode jogar em qualquer lugar e há qualquer momento de onde você parou.

Compatibilidade com o Remote Play Together

Se você é gamer do universo multiplayer online, essa novidade vai te deixar muito animado: agora o Steam Link também é compatível com o Remote Play Together e você pode convidar qualquer pessoa que também tenha o app do Steam Link para entrar no seu jogo!

amigos em casa jogando jogos vídeo game no sofá

Como funciona o Remote Play Together com o Steam Link?

Quando você roda um jogo com amigos, o vídeo, o áudio e a voz são compartilhados entre os jogadores, cada um com seus próprios comandos, sendo possível até mesmo compartilhar o controle de mouse e teclado.

Para usá-lo, basta seguir o seguinte passo a passo:

  1. Inicie o seu jogo no Steam;
  2. Convide seus amigos através da lista de amigos ou do Painel Steam;
  3. Assim que seus amigos aceitarem o convite, já era! Só jogar!

A única coisa que os seus amigos precisam é ter um dispositivo com o app da Steam Link e uma conexão à internet. Não é necessário ter uma conta na Steam, sabia?

Quem estiver no jogo, só verá a sua tela de partida e você, como anfitrião, é que poderá limitar o acesso aos seus controles para os outros jogadores.

A Tecnologia Remote Play

O App Steam Link usa a tecnologia do Remote Play para entregar uma codificação de vídeo com excelente desempenho em tempo real com um protocolo de rede de baixa latência especial. Isso significa que: o áudio e o vídeo do seu PC são transmitidos para o dispositivo remoto e voltam para o PC com os seus comandos em questão de milissegundos.

Com isso, você pode ajustar as configurações de resolução para obter o melhor desempenho possível da sua experiência. Com uma conexão boa e uma placa de vídeo com bom desempenho, você transmite facilmente conteúdos em 1080p a 60 QPS.

Aliás, se você tiver uma conexão cabeada com um bom dispositivo receptor, é possível rodar os jogos de até 4K a 60 QPS!

Requisitos mínimos de sistema para rodar o Steam Link

O app não é pesado para baixar no seu dispositivo móvel. Na Play Store, por exemplo, o tamanho é de 30 MB. O software também não requer muito do sistema, por isso os requisitos mínimos para funcionamento com certeza não será problema:

  • Aparelho Steam Link, ou um dispositivo capaz de usar a aplicação do Steam Link;
  • Um Comando Steam ou outro dispositivo de input compatível;
  • Conectividade de rede doméstica no Steam Link e no computador a ser utilizado. Aqui, uma ligação de rede por cabo é altamente recomendada, sempre que possível;
  • Um computador com SteamOS ou modo Big Picture do Steam no Windows Vista, ou em versão mais recente; Mac OS X 10.10 (Yosemite) ou em versão mais recente; Linux Ubuntu 12.04 ou em versão mais recente.

Controles compatíveis com o Steam Link

Para jogar pelo Steam Link, você pode usar bom teclado e mouse ou optar por controles de diversos dispositivos, se você prefere esse tipo de jogabilidade. Confira abaixo uma lista com os principais modelos de controles compatíveis:

arranjo de controladores de alto angulo

  • Sony DualShock 4;
  • Controle de Xbox One e 360 com fio;
  • Controle de Xbox 360 para Windows sem fio;
  • Logitech Wireless Gamepad F710;
  • Steam Controller.

Controles mais antigos como do PS3, Xbox One e Nintendo Switch Pro também são compatíveis, apesar de não serem oficializados pela Steam Link.

E aí, curtiu o conteúdo? Continue acompanhando nossos posts e fique por dentro das notícias e informações mais recentes do universo Gamer!

Aproveite e conheça os principais componentes para instalar no seu PC gamer e aumentar a sua performance em suas partidas.

Até a próxima!

2 thoughts on “Dicas de como instalar e usar o Steam Link em qualquer dispositivo

  1. Para games Steam, mesmo por WI-FI, funciona perfeitamente.
    Agora jogos “No-Steam”, é uma tristeza. Joystick’s (360 e One) ficam totalmente desconfigurados. Mas como quase tudo que é bom têm na Steam, a perda não é tão grande…

    1. Oi Luciano, beleza? Obrigado pelo seu comentário e dica!
      Assine nossa newsletter para receber dicas do mundo gamer todas as semanas em seu e-mail!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *