Como melhorar o desempenho da placa de vídeo?

aumentar desempenho da placa de vídeo
HARDWARE

Todo jogador experiente, que pretende investir tempo na hora de montar um computador, precisa entender como melhorar o desempenho da placa de vídeo. Isso vai ajudar não apenas na qualidade dos gráficos, mas também gera economia no preço da build final, com uma melhor utilização de hardware.

Para aumentar a capacidade de uma GPU, primeiro precisamos conhecer algumas características dessas peças e como as fabricantes tratam seus produtos. Em seguida, com muito cuidado (não tente nada se não estiver 100% seguro do que está fazendo!), podemos começar a mexer nas configurações de operação.

Se quiser saber mais sobre como configurar a placa de vídeo para melhorar a performance, sem gastar um centavo a mais, continue a leitura deste texto!

Cuidados essenciais

Placas de vídeo dedicadas são peças capazes de melhorar muito o desempenho de um PC gamer, tanto que, em alguns casos, a performance no game pode ficar limitada pela CPU, e não pelo chip gráfico. Esse é um caso clássico de escolha equivocada dos componentes.

Por isso, antes de começar a testar métodos para aumento de desempenho, tenha certeza de que há espaço para melhoramentos. De nada adianta empurrar a GPU se o processador não vai conseguir lidar com determinados jogos, por exemplo. O mesmo vale para a memória RAM.

Banner para a página do quiz com dicas de jogos em 2 minutos.

Como funciona uma placa de vídeo dedicada

Antes de começarmos com as dicas, vamos discutir o principal motivo de podermos falar em melhorias de desempenho em placas de vídeo dedicadas. E o principal tópico é entender as margens de segurança impostas pelas fabricantes.

As empresas que fabricam as GPUs, sejam da Nvidia ou AMD, precisam encontrar a melhor forma de incorporar as placas de circuito, processador, saídas HDMI e outros componentes em um hardware, equilibrando custo, desempenho e refrigeração. É por esse motivo que, dependendo da fabricante, encontramos diferenças nas placas de vídeo, na aparência, número de coolers e outras características de construção.

O ponto principal é: para garantir uma vida útil segura para os produtos, as empresas que fabricam placas de vídeo costumam travar a potência e temperatura de funcionamento, para valores que são bem menores do que os equipamentos aguentariam em condições normais.

Por isso, quando falamos em melhorar o desempenho, é aí que começa o jogo: trabalhando dentro dessa margem e indo além, a partir dela. Para além desses limites, entramos no assunto de overclocking, que é mais arriscado e exige soluções de resfriamento mais robustas.

Dicas de como aumentar o desempenho da placa de vídeo

Antes de partirmos para as dicas, vale destacar que, quando estamos em busca do melhor desempenho possível, algumas atitudes podem ser tomadas de início:

  • Fechar janelas abertas do navegador de internet (alô, Google Chrome, estou falando com você)
  • Desabilitar os aplicativos das lojas virtuais de jogos que não estiverem em uso, como Steam, Origin, Epic Games, entre outros – manter apenas o que for daquele jogo
  • Desativar qualquer programa que esteja exibindo alguma imagem ou vídeo, como players de filmes, por exemplo

Agora que cobrimos o básico, vamos para algumas dicas mais aprofundadas. A seguir, você vai encontrar soluções de ajustes nas configurações do Windows, modificações leves nas condições de operação da GPU e, por fim, o famigerado overclock da GPU.

Game Mode do Windows 10

Computadores são dispositivos multifuncionais, ou seja, desenvolvidos para diversas atividades. Cada uma delas possui um processo diferente, como no caso dos games. Por isso, ao jogar, o computador o reconhece como apenas mais um processo.

Porém, isso mudou com uma atualização do Windows 10. Agora, o sistema conta com o Game Mode (Modo de Jogo), que melhora o desempenho da máquina durante as partidas.

O Game Mode faz com que o computador coloque o jogo como grande prioridade do PC, dedicando diversos recursos da CPU e GPU exclusivamente para ele. Além de aumentar o desempenho da placa de vídeo, permitindo maior armazenamento de dados na memória, o modo faz com que a maioria dos núcleos do processador sejam dedicados à renderização e execução do game.

Para ativar o Game Mode, pressione a tecla Windows (WinKey) junto com a letra G. Alternativamente, se estiver jogando com um controle de Xbox adaptado para o PC, clique o botão Xbox (central). 

Marque a opção “Sim, isso é um jogo” e, ao aparecer a barra de jogos, ative o modo.

Screenshot da tela de configurações do Modo de Jogo do Windows.
Outro caminho é entrar em Configurações > Jogos > Modo de Jogo.
  • Além de ativar o Game Mode, você pode usar a barra de jogos para gravações e transmissões!

Nvidia GeForce Experience e AMD Adrenalin

As placas Nvidia GeForce contam com um recurso para aumentar o desempenho da placa de vídeo, de acordo com o game que está sendo jogado. Chamado de Nvidia GeForce Experience, o recurso é compatível com mais de 500 jogos diferentes e define automaticamente quais são as melhores configurações gráficas para o jogo que está sendo executado, de acordo com a sua placa de vídeo, CPU e monitor.

Do lado da AMD, os drivers Adrenalin de 2020 prometem melhorar a performance gráfica, por meio de alguns recursos ativados pelo usuário. Entre eles, o mais interessante é o Radeon Boost. 

Essa configuração dá permissão para que a GPU modifique a resolução do jogo, em tempo real, sempre que ele estiver em uma situação de queda de frames – no meio de uma teamfight, por exemplo. Vale lembrar que essas ferramentas só funcionam em alguns jogos compatíveis com a tecnologia. 

Para além desses recursos, o driver também permite alterar condições de operação da placa, em uma espécie de overclock. No entanto, é preciso tomar cuidado ao utilizar essas opções.

Drivers atualizados

Manter os drivers da placa de vídeo atualizados também é importante. A cada atualização, os desenvolvedores procuram refiná-los para extrair o máximo possível da placa. Tanto os drivers da AMD quanto da Nvidia possuem aplicativos que permitem que o usuário escolha configurações detalhadas, o que pode aumentar bastante o desempenho da placa.

Algumas das configurações mais importantes para aumentar o desempenho da placa de vídeo são o VSync e o número de frames pré-renderizados. Essas opções podem lhe ajudar a diminuir o lag, melhorar a qualidade gráfica e o tempo de resposta do jogo.

Banner para o quiz da Shopinfo para testar o PC.

MSI Afterburner

Essa ferramenta nos permite manipular as margens para três principais variáveis de operação da placa de vídeo, sem colocar riscos para a saúde do componente, uma vez que esse software não consegue ultrapassar as travas da BIOS da GPU.

Em primeiro lugar, após iniciar o MSI Afterburner, vamos acessar o menu de configurações (ícone de engrenagem) e marcar três opções:

  • Desbloquear controle de tensão
  • Desbloquear monitoramento de tensão
  • Forçar tensão constante

Observação: esse software pode ser utilizado para fazer overclocking na GPU, com opções para modificar outras variáveis, como as frequências. No entanto, nessa dica, vamos apenas fazer ajustes seguros, sem mexer com nada que possa exigir mais do que os limites normais da placa.

Agora, na tela principal do programa, vamos ajustar o Power Limit (%), arrastando o slider até o máximo possível. Isso vai fazer com que a GPU fique “liberada” para puxar mais energia da fonte, para entregar mais desempenho.

Em contrapartida, você verá que o indicador de limite de temperatura (Temp. Limit) também vai se arrastar junto. Isso acontece porque, ao liberar mais energia para a placa, inevitavelmente ela acabará gerando mais calor, subindo sua temperatura de operação.

Por fim, também podemos habillitar a curva de ventoinhas, que permite manipular a velocidade com que as fans vão rodar, de acordo com a temperatura da placa. Quanto mais rápidas, melhor a capacidade de resfriamento, mas elas também geram mais barulho.

Overclock da GPU

Se você deseja ainda maior performance, fazer overclock da GPU irá te ajudar. É importante lembrar que, por mais que o procedimento ajude a aumentar o desempenho da placa de vídeo, ele também traz sérios riscos. Além disso, peças danificadas por overclock não são cobertas pela garantia.

(Antes de começar o overclock, garanta que os drivers estejam atualizados!)

Detalhe de uma placa de vídeo instalada no PC.
Fazer um overclock na placa de vídeo vai permitir que ela opere a frequências maiores do que os limites normais, exigindo cuidado na hora de refrigerar a peça.

Fazer um overclocking na placa de vídeo vai permitir que ela opere a frequências maiores do que os limites normais, exigindo cuidado na hora de refrigerar a peça.

Baixe um programa de benchmark – Heaven ou 3DMark são os mais populares. Um software para overclock também é necessário, sendo que tanto a Nvidia quanto a AMD contam com utilitários próprios para a técnica. 

Outro programa muito usado para overclock é o próprio MSI Afterburner. Se você ainda não possui um software de monitoramento de velocidade e temperatura, baixe também (o GPU-Z é uma boa e leve opção).

Rode o benchmark com as configurações de sua preferência para receber os dados de como está o desempenho da sua GPU atualmente. Depois disso, abra o programa de overclock e configure a porcentagem.

Uma porcentagem segura para a maioria das placas é de 10%, que aumenta o desempenho e garante maior estabilidade. Depois de aplicar, verifique no software de monitoramento se a velocidade realmente aumentou.

Ao terminar o processo, rode o benchmark novamente para verificar o quão melhor está a performance do seu computador.

Detalhe de uma GPU branca com duas fans.
O overclock da GPU aumenta o desempenho da placa, mas a coloca sob um estado de maior instabilidade, sendo necessário cuidado com as condições de operação.

Rode o benchmark com as configurações de sua preferência para receber os dados de como está o desempenho da sua GPU atualmente. Depois disso, abra o programa de overclock e configure a porcentagem.

Uma porcentagem segura para a maioria das placas é de 10%, que aumenta o desempenho e garante maior estabilidade. Depois de aplicar, verifique no software de monitoramento se a velocidade realmente aumentou.

Ao terminar o processo, rode o benchmark novamente para verificar o quão melhor está a performance do seu computador.

Quando devo trocar a placa de vídeo?

Placas de vídeo são componentes muito importantes para quem é gamer. Ao mesmo tempo, são investimentos altos e é preciso planejamento antes de adquirir uma nova.

Se você é paciente, uma ideia bastante usada é esperar até que você consiga comprar uma nova placa que te dê entre três e quatro vezes mais desempenho e pelo mesmo preço que pagou pela sua atual. Normalmente, para chegar nesse ponto, é necessário esperar cinco anos.

Antes de trocar sua placa de vídeo, lembre-se de checar a compatibilidade da que você deseja com a placa-mãe. É importante notar que apenas uma placa de vídeo poderosa, junto com outros componentes medianos, não é o suficiente para uma boa sessão de jogos.

Está preparado e chegou a hora de adquirir uma nova placa de vídeo? Conheça as opções da Shopinfo!

Banner para a página de placas de vídeo no site da Shopinfo.

6 thoughts on “Como melhorar o desempenho da placa de vídeo?

    1. Boa tarde, Michael!

      Qual é a configuração do seu computador? O MSI Afterburner não é recomendado para notebooks, por exemplo. O uso é mais comum em setups com processadores e placas de vídeo dedicadas.

      Obrigado!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *