Dicas de como limpar PC gamer em casa

jovem instalando placa gráfica no desktop
HARDWARE

Se você tem um PC gamer, sabe que um hardware de qualidade não é a única coisa necessária para mantê-lo funcionando com um bom desempenho.

Você precisa também limpar os componentes regularmente, para evitar acúmulo de sujeira e consequentes problemas como o superaquecimento e mau funcionamento das peças, por exemplo.

Pensando nisso, elaboramos dicas importantes sobre como limpar o PC de uma forma fácil e rápida e a importância de fazer a higienização regularmente. Confira!

Por que é importante aprender como limpar PC?

Você precisa saber como limpar o PC para manter o desempenho lá em cima. Independente de usar PC diariamente ou só de vez em quando, ele vai acumular sujeira. Isto acontece, principalmente, devido ao sistema de refrigeração da máquina, que acabam sugando pó para dentro do seu mecanismo.

O ideal, se você não tem experiência com isso, é levar seu PC para uma higienização profunda e completa em uma assistência técnica de sua confiança a cada seis meses.

Mesmo assim, é válido aprender como limpar PC de forma mais básica e corriqueira, afinal nem sempre dá para investir em uma assistência para limpeza, mas é preciso considerar a importância da refrigeração do computador!

close-up de especialista limpeza pc com pincel

Como fazer a limpeza do PC para ficar mais rápido?

Veja nosso passo a passo de como limpar o PC em casa. Confira!

Atenção: nós não nos responsabilizamos por qualquer dano causado à sua máquina. OK? Nosso tutorial é apenas informativo e, caso não esteja seguro, leve a uma assistência técnica de confiança!

1. Limpe os cabos e as entradas do computador

Antes de mais nada, nunca queira fazer a limpeza com a máquina ligada. Desconecte todos os cabos e certifique-se de registrar de quais entradas você está tirando cada um, para não haver confusão na hora de colocar de volta. Uma ideia é fotografar tudo para não se perder depois.

Por mais que diversos dispositivos possam ser conectados em várias entradas, muitas vezes a escolha de entrada é feita pensando na comodidade e facilidade de uso.

Tudo desconectado, aproveite para limpar os cabos em todo o comprimento com uma flanela seca e com muito cuidado tire a poeira acumulada.

Para limpar as entradas do PC e os conectores dos cabos, use um pincel de cerdas finas. Passe-o levemente nos conectores para tirar a sujeira. Nessa parte, não é recomendado a utilização de cotonetes ou similares, visto que podem soltar pequenas partículas de algodão.

limpe os cabos e as entradas do computador

2. Parta para faxina na parte interna do PC

Com os cabos, conectores e os plugues limpos, é hora de realizar a limpeza interna do PC. Com cuidado, deixe a CPU em um lugar amplo, onde você consiga visualizar e limpar todos os componentes com clareza e espaço.

vista de cima de cpu do pc em manutenção

3. Dê um trato no gabinete

O primeiro passo é desparafusar o gabinete para ter acesso aos componentes internos. Aproveite para limpá-lo com um pano umedecido. Dê uma atenção especial à grade de ventilação, pois é um local propenso a acumular mais poeira.

Para limpar sua estrutura interna e as ventoinhas do cooler, utilize uma haste flexível com algodão na ponta, de preferência umedecido. A sujeira presente na parte interna traseira do gabinete pode ser limpa com um pequeno aspirador de pó, com cautela.

limpar estrutura interna do pc

Se você quer saber sobre como higienizar as teclas da sua máquina, dá uma olhada no nosso post sobre como limpar o teclado!

4. Higienize os cabos internos

Limpe-os exatamente como fez com os cabos externos. Utilize uma flanela levemente umedecida e a passe pelo cabo, com cuidado para não danificar os conectores.

Se você perceber que a sujeira está grudada demais, não insista muito, você pode acabar danificando componentes sensíveis. Vá até onde o seu bom-senso te guiar, e se precisar, o melhor a fazer é levar a máquina em uma assistência técnica.

higienizar cabos internos do pc

5. Cuide dos componentes internos

Os componentes internos como placa mãe, placa de vídeo e processador podem acumular uma camada de poeira também, principalmente por conta da energia estática que flui por eles.

Nestes casos, seja extremamente cuidadoso e limpe os componentes apenas com um pincel seco de cerdas finas, para tirar superficialmente a camada de poeira.

O ideal é ter uma boa iluminação direcionada para o local que você está limpando, a fim de visualizar e enxergar caso fique algum resquício ou caia alguma cerda do pincel durante a limpeza, por exemplo.

close-up de placa de circuito sendo limpada com pincel

Extra: não se esqueça do monitor

Antes de limpar seu monitor gamer, desconecte os cabos, principalmente o cabo de força da tomada. Umedeça levemente um pano limpo, de preferência de microfibra, e passe gentilmente pela tela e por todo o equipamento.

Caso a sujeira esteja impregnada na carcaça do monitor, utilize apenas um pouco de detergente neutro no pano umedecido, esfregue e seque em seguida. Hoje em dia, existem produtos específicos para este tipo de limpeza. Vale a pena o investimento!

pessoa limpado monitor de pc com flanela

Nunca utilize produtos abrasivos ou corrosivos! Telas são sensíveis e esses produtos podem danificar permanentemente seu monitor. E lembre-se que a água pode danificar componentes eletrônicos, por isso não exagere na quantidade e tenha muito cuidado, principalmente para que ela não penetre nos componentes internos do seu PC!

E na hora de montar o PC? É bom saber dos perigos e as dificuldades de montar um computador em casa.

Gostou das dicas? Assine nossa newsletter e receba listas de jogos, dicas de manutenção e hardware para seu PC gamer todas as semanas!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *