Como escolher o processador ideal para seu PC gamer

como escolher processador para pc gamer
HARDWARE

O processador é um dos componentes mais importantes em um PC gamer. Responsável por receber as tarefas e enviá-las a um dispositivo de saída, para poder jogar com qualidade é de extrema importância saber como escolher o processador.
Pensando nisso, separamos algumas dicas valiosas para acertar na escolha do processador. Continue a leitura para conferir!

Escolha de marca

Atualmente, existem duas principais empresas que desenvolvem processadores: Intel e AMD. Atualmente, os processadores da Intel são mais poderosos e entregam melhor performance para quem joga. Porém, a AMD ganha em um ponto muito importante ao montar um PC gamer: seu preço é consideravelmente menor.
Por isso, a escolha entre as duas marcas depende das suas prioridades. Se você prefere desembolsar um valor mais alto para ter a melhor performance possível, vá de Intel. Porém, se prefere economizar e ainda ter uma ótima performance, vale a pena conhecer os processadores da AMD.

Quantidade de núcleos

Algumas pessoas acreditam que quanto mais núcleos, melhor o processador. Porém, é preciso aprofundar um pouco nessa questão e analisar melhor.
Um processador com míseros dois núcleos está fora de questão para computadores gamers. Por mais que sua capacidade não deixe a desejar em atividades comuns, nem os PCs para uso casual possuem processadores com apenas dois núcleos.
A partir de quatro núcleos, a história muda. Não adianta ter um processador octa core que deixe a desejar em outros pontos. Um processador de quatro núcleos é o suficiente para um PC gamer de entrada, porém você estará mais seguro com um que entregue boa performance e com outros pontos positivos de 6 ou 8 núcleos.
processador para pc gamer 2

Frequência do processador

Para aprender como escolher o processador ideal, é necessário prestar muita atenção na frequência, ou clock, do processador. Esse fator mostra a quantidade de operações que o processador consegue fazer em um segundo.
A frequência é medida em Giga Hertz (GHz). Se um processador tem clock de 3,6GHz, ele consegue realizar 3,6 bilhões de operações em um segundo, ou seja, cada GHz representa o total de um bilhão de operações que podem ser realizadas nesse espaço de tempo.
Você já deve ter ouvido falar em overclock. Essa operação é nada mais que sobrecarregar o processador para que a frequência fique maior. Por mais que isso possa fazer uma bela diferença na partida, fique atento! O overclock causa superaquecimento e pode causar danos em seu processador.
A maioria dos processadores para PCs gamer possuem overclock seguro desbloqueado de fábrica. Na Intel, por exemplo, a maioria desses processadores vem com uma letra K no final de código de produto.

Memória cache

A memória cache é um dos componentes que mais confundem gamers novatos na hora de aprender como escolher processador.
Essa característica é responsável por armazenar os dados mais utilizados pelo processador, assim agilizando o processamento deles. Uma boa memória cache é capaz de aumentar a produtividade da máquina, assim como diminuir seu consumo de energia e, consequentemente, sua temperatura. Ou seja: quanto mais memória cache, melhor.

processador para pc gamer 2
Processador Intel i7.

Compatibilidade

Se o seu processador não tiver um soquete compatível com a sua placa-mãe, você simplesmente não conseguirá usá-lo em sua máquina. Por isso, é essencial verificar se o processador que você está querendo comprar é compatível com a sua máquina.
Se sua placa-mãe estiver obsoleta, dificilmente aceitará processadores mais recentes. Caso essa seja a sua situação, vale a pena fazer um upgrade de placa-mãe.
Aprender como escolher o processador certo para suas necessidades de gamer é de extrema importância para garantir partidas de qualidade, sem lags ou outros problemas. É também importante notar que não basta um processador de alta qualidade: os outros componentes, como a placa de vídeo, também devem ser ideais para jogar.
A Shopinfo conta com os processadores ideais para todos os tipos de gamer. Clique no banner abaixo e conheça as opções!
processador para pc gamer banner

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *