Processador Intel ou AMD: quais as principais diferenças?

Técnico de laboratório segurando uma CPU (chip).
HARDWARE

A batalha entre as duas maiores fabricantes de CPUs está cada vez mais complexa. A cada ano são lançados novos modelos e tecnologias para conseguir melhores desempenhos de processamento.

Para quem é gamer, cada detalhe importa, na busca pela melhor peça. Por isso, fizemos um comparativo para te ajudar a entender as principais diferenças entre as duas marcas e te ajudar a decidir entre um processador Intel ou AMD. Go!

Evolução das CPUs

As tecnologias de processamento evoluíram muito nos últimos anos. Quem lembra do lançamento das primeiras CPUs dual core, nos velhos Intel Core 2 Duo? Em pouco tempo, já é quase impossível encontrar algum processador que não seja multicore.

O sistema de multiprocessamento foi acompanhado pelo desenvolvimento de maiores clock speeds que, juntamente com a evolução dos pentes de memória RAM e das placas de vídeo dedicadas, vêm proporcionando a execução de programas com alta velocidade e fluidez.

A Intel popularizou a série de CPUs “i”, com os modelos i3, i5 e i7 e, mais recentemente os potentes i9. Por outro lado, a AMD apostou na série Ryzen, em versões Ryzen 3, 5 e 7.

Banner para o quiz da Shopinfo para testar o PC.

Quando testamos os limites máximos de performance, a Intel apresenta seus processadores Xeon, com versões que chegam a 28 núcleos, com foco em workstations. Do lado da AMD, a série Threadripper possui modelos com 16 núcleos de processamento.

Vale lembrar que a arquitetura dos chips das duas marcas é diferente. E isso resulta em caminhos distintos para processar os cálculos exigidos pelo PC. Portanto, não podemos considerar apenas as especificações técnicas como determinantes para a performance de uma CPU.

Intel: tradição

Até uns anos atrás, a escolha certa para uma boa CPU seria Intel, para a maioria das pessoas. Com um histórico de bons produtos e uma marca estabelecida, seus processadores sempre tiveram boa reputação, quando se fala em estabilidade e performance.

Porém, o peso da marca reflete no seu preço. Desde sempre, CPUs da Intel são, em geral, mais caros do que os produtos de seus concorrentes.

Um outro benefício da tradição da Intel em fabricar processadores é que as empresas que produzem os componentes que acompanham a CPU também estão mais acostumadas com a marca. Ou seja, há mais experiência de outras fabricantes com produtos Intel, quando comparado a seus concorrentes.

Detalhe de um chip Intel i5.
CPUs da Intel possuem um histórico de excelência.

AMD: custo-benefício

A AMD evoluiu muito com seus processadores. Para os orçamentos mais enxutos, a marca traz opções de CPUs mais em conta, além de uma série de APUs – chips que integram uma GPU ao processador.

Quando comparados com os produtos da Intel, a diferença de preço chama a atenção, principalmente quando consideramos que os chips da AMD já vêm com um cooler na caixa, o que não acontece na concorrente azul.

Sem falar do preço, também vale lembrar que a performance dos chips da AMD, hoje, consegue competir com seus equivalentes em preço da Intel, com modelos que carregam mais núcleos de processamento e são mais adequados para a execução de várias tarefas ao mesmo tempo.

Detalhe de um chip AMD Ryzen.
Processadores da série Ryzen elevaram a AMD para um novo patamar de qualidade.

Processador Intel ou AMD: qual o melhor?

Nesta análise, ficou claro que ambas as fabricantes possuem qualidades e pontos a melhorar. Do lados dos reds (AMD), temos o foco no custo-benefício em opções de CPUs com multiprocessamento.

Por outro lado, a Intel conta com uma melhor performance single core e velocidades de clock mais altas, além de toda a tradição da marca e a confiabilidade que ela carrega em seus produtos.

Portanto, podemos concluir que a resposta para essa pergunta é: depende. De fato, não existe uma CPU melhor, mas sim a melhor opção para cada usuário. Isso vai depender de inúmeros fatores.

Se você está focado em alta performance em jogos, edição de vídeo e outras tarefas pesadas e tem um orçamento encorpado, pode ir de Intel sem medo. Porém, se o dinheiro está mais curto, ou se você prefere economizar na CPU e gastar mais com uma placa de vídeo, por exemplo, talvez a melhor saída seja um processador da AMD.

A Shopinfo é uma loja especializada em peças e computadores Gamer, com várias opções de processadores Intel e AMD. Clique no banner para conferir!

Banner para a página de processadores da Shopinfo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *