Dota vs LoL: qual é o melhor MOBA?

Arena de um campeonato de MOBA.
ROTINA GAMER

MOBA é um dos gêneros mais populares de games. Parte do sucesso pode ser atribuída pelo enorme cenário competitivo, com DotA e LoL despontando entre os jogos que mais pagam em premiações de campeonato.

Na discussão entre qual desses dois MOBAs é o melhor, muito se pode falar. Gráficos, gameplay, comunidade e a cena profissional são pontos a considerar. Neste post, trazemos alguns argumentos para a discussão Dota vs LoL. Confira!

A origem dos MOBAs

O primeiro MOBA – Multiplayer Online Battle Arena – surgiu como um mod do jogo Warcraft, em 2003. No famoso game de estratégia, havia uma grande seleção de heróis para escolha.

Então, alguns desenvolvedores acharam que seria uma boa ideia criar uma arena de batalha entre esses heróis, sem o elemento de estratégia e comando de tropas em massa.

Banner para o quiz da Shopinfo para testar o PC.

Dessa ideia, adicionou-se um mapa com algumas torres de defesa, barracas e uma construção principal, que determinaria o vencedor. Destruindo o Ancient, a equipe formada por cinco heróis consegue a vitória.

Cada personagem possuía seu set de skills, com várias lojas para comprar itens mágicos. A moeda do jogo era resultado da morte de creeps (ou minions) – soldados controlados pelo computador, que caminham em direção ao Ancient inimigo.

Esse foi o surgimento do primeiro MOBA: DotA, ou Defense of the Ancients, combinava todos esses elementos de gameplay com o universo e as criaturas de Warcraft 3. O jogo rapidamente ganhou popularidade nas lan houses.

Mesmo com todo o hype gerado ao redor do DotA, o game ainda permaneceu como apenas um mod de Warcraft. Até que, em 2006, começou a ser desenvolvido o que viria a ser o maior concorrente do primeiro MOBA: o game League of Legends.

Ilustração de League of Legends.
League of Legends foi desenvolvido com base no DotA (Imagem: RIOT / Divulgação).

O LoL surgiu como um game completo, com sua própria engine e plataforma. Porém, com algumas diferenças nas mecânicas de batalha, no formato do mapa e, principalmente, nos heróis e itens de compra.

Por fim, depois de muitos anos, em 2013 foi lançado o Dota 2, desenvolvido pela Valve. O game trouxe uma nova cara para seu antecessor, com alguns elementos mais atuais e uma repaginação dos heróis.

Dota vs LoL: semelhanças

Os dois games possuem uma mesma raiz e, portanto, carregam vários elementos em comum. Por ser um dos primeiros MOBAs depois do DotA 1, League of Legends carrega algumas skills e heróis parecidos seu predecessor.

O modo de jogo principal, com batalha de 5v5, também é compartilhado pelos dois, bem como a mecânica de minions/creeps e a existência de um monstro principal no mapa, que garante bônus especiais para a equipe que o conquistar – Baron Nashor (LoL) e Roshan (Dota 2).

Também podemos falar que as duas cenas competitivas desses games são as maiores do mundo, com comunidades engajadas e atualizações constantes por suas desenvolvedoras.

PC gamer comemorando.
Dota 2 e LoL compartilham de uma mesma origem e possuem, em seu núcleo, características semelhantes.

Dota vs LoL: diferenças

Não há como negar que existe uma rivalidade entre esses games. Na batalha Dota 2 vs LoL, algumas características diferenciam os dois jogos.

No Dota 2, todos os heróis ficam disponíveis para escolha dos players, a partir do nível 1. Por outro lado, no LoL é preciso comprar os heróis, com moedas do jogo ou em dinheiro.

No LoL, há algumas habilidades escolhidas para o perfil do jogador, que não dependem dos heróis. Dessa forma, as partidas ficam mais dinâmicas e há mais possibilidades de estratégias de jogo.

O gameplay também possui tendências um pouco diferentes. No LoL, existem alguns bônus temporários, principalmente os concedidos pelas criaturas da jungle. Esses elementos a mais tendem a deixar as batalhas mais complexas.

Por outro lado, no Dota 2 há uma dependência maior nos itens comprados nas lojas, que podem fazer toda a diferença em um PvP. E isso também influencia na duração das partidas.

Outra diferença é uma ação que se chama deny. No Dota 2, ao contrário do LoL, é possível atacar os próprios creeps, torres e heróis, quando estiverem com a vida baixa. Dessa forma, o jogador consegue negar a experiência e o gold que iriam para o inimigo pela morte daquela criatura.

Conclusão

Na briga Dota vs LoL, é difícil determinar um vencedor. Apesar de todos os fatores comentados, existem outros aspectos mais importantes e subliminares. Eles incluem, principalmente, a experiência com a comunidade gamer e a influência de amigos.

Por melhor que seja um jogo, o player precisa se identificar com a comunidade, em especial quando estiver no começo e aprendendo os comandos. Além disso, se ele tiver amigos que jogam aquele game, isso fará toda a diferença para o seu engajamento.

Para quem prefere um gameplay mais rápido e dinâmico, com uma forte dependência de bônus temporários, o LoL é a melhor opção entre os dois. Porém, se você é o tipo de gamer que gosta de complexidade no começo e mais estratégia do que dedos, Dota 2 é uma ótima alternativa.

Dessa forma, não há como estabelecer uma opção melhor entre Dota e LoL. Isso vai depender de cada jogador e da sua própria experiência com o jogo. E aí, concorda com esses argumentos? Qual o seu MOBA favorito: Dota 2, LoL ou algum outro? Contribua nos comentários!

 


Mais conteúdos sobre LoL:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *