Como melhorar a mira no CS: GO? Dicas de pro!

Jogador de CS: GO.
ROTINA GAMER

Uma boa mira é fundamental para mandar bem no CS. O jogo tem suas particularidades nas mecânicas de funcionamento dos tiros, que sofrem grande influência da movimentação durante as partidas.

Para aumentar o nível do seu jogo, há algumas estratégias que podem ser praticadas e aplicadas, buscando maior efetividade com as balas. Confira, a seguir, algumas dicas sobre como melhorar a mira no CS: GO!

A movimentação no combate

A movimentação do jogador é tão importante quanto sua habilidade com a mira, em quase todos os jogos de FPS. Porém, nas partidas de Counter-Strike, andar enquanto atira é uma péssima escolha de ação.

Movimentar-se com o gatilho apertado diminui a precisão dos tiros, aumentando as chances de erro quanto mais longe estiverem os adversários. Portanto, sempre que for atirar, procure manter o personagem parado.

Screenshot do game CS: GO, com os personagens agachados.
Atirar com o personagem parado é sempre a melhor alternativa (Imagem: Steam / Divulgação).

O problema é que, ao ficar parado, você também fica mais vulnerável a tiros inimigos. Portanto, existem alguns truques para combinar um certo nível de movimentação com o comando para atirar.

A primeira dica é parar apenas no momento do tiro, enquanto se movimenta no combate. Como não existe um comando de freio no CS, você consegue esse efeito ao apertar a tecla da direção contrária à que estiver indo.

Por exemplo: se estiver andando para a esquerda (com o A), quando for atirar, aperte a tecla D apenas uma vez. O comando que faria o personagem andar para a direita, nesse caso, vai causar a parada total.

Essa técnica também funciona com a movimentação frente/trás (W e S), mas não é recomendada. Inclusive, para andar no mapa do CS, uma dica é sempre se mover em diagonal, com W+A ou W+D, evitando caminhar de costas.

Outra estratégia, conhecida como “caranguejar”, combina movimentação lateral com o agachamento, mantendo a tecla Ctrl pressionada. Ao andar agachado, você não sofre com os mesmos problemas de atirar com movimentação normal.

Banner para o quiz da Shopinfo para testar o PC.

O tempo entre os tiros

Outra habilidade que ajuda a melhorar a mira no Counter-Strike é entender a duração do recoil das armas. Isso significa memorizar o tempo que demora para que a mira volte à posição inicial, após o efeito de rebote que as armas dão quando atiram.

Dessa forma, ao invés de manter o clique do mouse na hora de atirar, você poderá dar tiros intercalados. Isso garante que a mira permaneça no mesmo local e aumenta as chances de acerto.

Como estratégia de treino de mira no CS: GO, pratique dar três tiros ao invés de um. O objetivo é reduzir ao máximo o tempo entre os disparos.

A técnica do spray

Spray é o nome de uma estratégia para controlar o recoil das armas, para quando se quer aplicar vários tiros em sequência (segurando o clique do mouse). A técnica é mais aplicada em rifles que têm modos automáticos de tiro.

Em geral, quando se dá vários tiros sem parar, a mira do CS sobe. Ou seja, em uma situação de combate, na qual os jogadores estão mirando na cabeça dos oponentes, isso significa maiores chances de erro.

Marcação dos tiros durante o recoil.
Imagem: CS:GO Skills Academy

Portanto, para corrigir a subida de mira, você deve abaixá-la enquanto estiver atirando, compensando esse efeito. Para alcançar um bom spray, é preciso praticar com diferentes armas e situações.

Um comando de console pode auxiliar nos treinos de mira do CS: digitando sv_showimpacts 1, é possível visualizar onde os tiros estão parando, o que facilita na hora de calibrar o spray.

No site CS:GO Skills Academy, você pode conferir animações sobre o comportamento de recoil em várias armas do jogo, bem como os movimentos necessários para compensar o desvio da mira.

Hardware e acessórios gamer

Fugindo das especificações técnicas do game, você também pode investir em equipamentos mais adequados para melhorar a mira no CS: GO. Estamos falando de, basicamente, mouse e mousepad.

Um bom mouse gamer vai ter uma boa resolução, com DPI (pontos por polegada) alto. Quanto maior esse valor, mais preciso vai ser o acessório. Você pode, ainda, modificar a sensibilidade da mira nas configurações do jogo, aumentando a região de atividade do mouse.

Para exemplificar, quanto maior a sensibilidade, mais o mouse tem que se movimentar para chegar até um determinado local na tela. Portanto, maior é o controle e a precisão do jogador.

É por isso que, no mundo gamer, mousepads com tamanhos grandes são tão comuns. Além de oferecerem suporte aos movimentos mais estendidos, os periféricos são feitos de materiais adequados para melhor deslize do mouse.

A Shopinfo possui vários modelos de mouses, mousepads e outros acessórios gamer. Clique no banner para conferir e upar o nível dos seus equipamentos para o CS: GO!

Banner para a página de acessórios gamer da Shopinfo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *