Lista de jogos baseados em filmes: conheça 9 opções!

Imagem de um claquete de cinema.
GAMES

Se o cinema é chamado de sétima arte, alguns poderão dizer que a oitava são os videogames. Uma definição interessante para essa forma de entretenimento é a de que ela é um meio de interagir com uma história.

Jogos baseados em filmes não são o gênero mais popular entre os gamers. Pela quantidade de títulos lançados ser grande, muitos deles passam despercebidos e não chamam atenção do público. Porém, alguns se destacam e conquistam um lugar no coração da comunidade.

Reunimos, neste post, nove opções de games inspirados em obras do cinema. Confira!

1. Middle-Earth: Shadow of Mordor

Screenshot do game Middle-Earth: Shadow of Mordor.
Imagem: Steam / Divulgação.

O primeiro jogo da lista faz parte das obras baseadas na série de livros O Senhor dos Anéis, de J. R. R. Tolkien. A história rendeu três filmes que marcaram o cinema, ganhando Oscars e revolucionando nos efeitos especiais.

O game faz parte do universo fantástico criado por Tolkien, mas sem relação direta com os acontecimentos contados nos livros. Aqui, você acompanha a saga de um guerreiro contra um exército de orcs.

Entre os destaques de Shadow of Mordor, estão a mecânica de combate, com combos de ataque e contra-ataque e uma nova dinâmica de adversários, que aumenta as possibilidades dentro do jogo.

Por exemplo, quando um inimigo te derrota no combate, ele sobe na hierarquia de comando de seu exército, assumindo um posto de maior poder. Da mesma forma, ao derrotar o chefe de algum batalhão, você enxerga a ascensão de um novo inimigo para a liderança.

Essas interações deixam o gameplay mais dinâmico e aproximam o jogador dos adversários no game, criando um relacionamento que se desenvolve ao longo da história do jogo.

Dados do game

Lançamento: 30/set/2014

Desenvolvido por: Monolith Productions, Feral Interactive (Mac), Feral Interactive (Linux)

Compre na Steam

Requisitos mínimos Windows Mac OS X SteamOS + Linux
Processador Intel Core i5-750, 2.67 GHz / AMD Phenom II X4 965, 3.4 GHz Intel Core i5, 2.4 GHz Intel Core i5-750, 2.67 GHz / AMD Phenom II X4 965, 3.4 GHz
Memória RAM 3 GB 8 GB 4 GB
Placa de vídeo Nvidia GeForce GTX 460 / AMD Radeon HD 5850 Nvidia 650M, 1 GB / AMD R9 M290, 2 GB / Intel Iris Pro 5200, 1.5 GB Nvidia 640, 1 GB
Espaço em disco 44 GB 67 GB 47 GB

2. Star Wars – Knights of the Old Republic

Screenshot do jogo: Star Wars - Knights of the Old Republic.
Imagem: Steam / Divulgação.

A franquia Star Wars ultrapassou, em muito, o cinema. Desde o lançamento do primeiro filme, em 1977, a obra de George Lucas deu origem a um universo completo de histórias, que já viraram livros, séries animadas e vários videogames.

Por isso, os próximos três games da lista são derivados de Star Wars. Por mais que sejam um pouco antigos, todos eles carregam elementos que ajudam a expandir o que foi retratado pelos filmes.

Knights of the Old Republic (Cavaleiros da Velha República) se passa milhares de anos antes do primeiro filme da cronologia Star Wars. A história envolve a lendária guerra entre os Jedi e os Sith, mas sem relação com os filmes.

Os jogadores vão poder aproveitar muitos elementos do cânone de Star Wars: os veículos especiais, a Força, sabres de luz e a política intergaláctica estão presentes. As decisões tomadas no meio do game também interferem na história.

Dados do game

Lançamento: 19/nov/2003

Desenvolvido por: BioWare, Aspyr (Mac)

Compre na Steam

Requisitos mínimos Windows Mac OS X
Processador Intel Pentium 3, 1 GHz / AMD Athlon, 1 GHz Processador Intel, 1.8 GHz
Memória RAM 256 MB 512 MB
Placa de vídeo 32 MB com Hardware T&L ATI Radeon HD 2600 / Nvidia Geforce 8800 / Intel HD 3000
Espaço em disco 3.5 GB 5 GB

3. Star Wars Battlefront

Screenshot do jogo: Star Wars Battlefront.
Imagem: Steam / Divulgação.

O game, lançado em 2004, possui uma proposta simples e direta: colocar o jogador na frente de batalha da guerra espacial entre os Jedi e os Sith, com a possibilidade de jogar com a maioria dos personagens dos filmes.

Esse jogo de tiro oferece visão em terceira ou primeira pessoa (FPS). A campanha segue capítulos separados em batalhas que são jogadas individualmente. Em cada fase, há uma série de classes de combate diferentes, desde stormtroopers até alguns Jedi.

Além da história principal, o game também possui um modo multiplayer, com a possibilidade de criar batalhas individualmente, apenas com o objetivo de dominação do adversário. Portanto, o gameplay pode ser aproveitado com mais liberdade, sem caminhos muito rígidos.

Um dos elementos mais legais desse jogo é a interatividade com os veículos e o cenário, totalmente inspirados nos filmes. Você realmente se sente em uma guerra, com muitos inimigos ao redor e ambientes gigantescos.

Star Wars Battlefront teve uma continuação em 2005 (Battlefront II). Já em 2015, a DICE desenvolveu um novo game da série, com gráficos modernos, para PS4, PC e XBox One.

Dados do game

Lançamento: 21/set/2004

Desenvolvido por: Pandemic Studios

Compre na Steam

Requisitos mínimos Windows
Processador 1.8 GHz
Memória RAM 1 GB
Placa de vídeo Placa compatível com DirectX 9, 256 MB (VRAM)
Espaço em disco 3 GB

4. Star Wars – Jedi Knight II: Jedi Outcast

Screenshot do jogo: Jedi Knight II - Jedi Outcast
Imagem: Steam / Divulgação.

Um dos pontos altos de Star Wars é a mística em torno dos cavaleiros Jedi, com suas acrobacias, sabres de luz e o uso da Força. Em Jedi Outcast, você tem a chance de vivenciar todos esses elementos.

A história acompanha um personagem em busca de justiça, que precisa retomar seu treinamento Jedi e reaprender a dominar suas habilidades. No meio da campanha, ele recebe ajuda e interage com personagens da trilogia clássica, chegando a lutar lado a lado com Luke Skywalker.

O destaque do jogo vai para o combate, que é recheado de movimentos incríveis, que só poderiam ser realizados pelos Jedi. A combinação de ataques com sabre de luz com a levitação de objetos permite realizar combos criativos nas batalhas.

Dados do game

Lançamento: 16/set/2003

Desenvolvido por: Raven Software

Compre na Steam

Requisitos mínimos Windows
Processador Intel Pentium II / AMD Athlon 350 MHz
Memória RAM 64 MB
Placa de vídeo Placa compatível com OpenGL, 16 MB
Espaço em disco 800 MB

5. Alien: Isolation

Screenshot do jogo: Alien - Isolation.
Imagem: Steam / Divulgação.

O filme de Ridley Scott, lançado em 1979, marcou a história do cinema nos gêneros de sobrevivência e ficção científica. Alien cria uma atmosfera sensacional de desconforto e suspense.

A história, que acompanha as tentativas de sobrevivência da tripulação da nave Nostromo, é bem retratada na atmosfera do jogo. Assim como no filme, as chances de escapar do ser extraterrestre são bem reduzidas.

Banner para o teste de desempenho de PC da Shopinfo.

Por isso, prepare-se para repetir diversas fases no gameplay, uma vez que o salvamento não é automático e depende de alguns checkpoints, localizados dentro da nave. Durante a campanha, é comum ter que se esconder e esperar até a barra ficar limpa.

Dados do game

Lançamento: 6/out/2014

Desenvolvido por: Creative Assembly, Feral Interactive (Mac), Feral Interactive (Linux)

Compre na Steam

Requisitos mínimos Windows Mac OS X SteamOS + Linux
Processador Intel Core 2 Duo E8500, 3.16 GHz Intel Core i5, 2 GHz Intel Core i3, 2.6 GHz ou equivalente
Memória RAM 4 GB 4 GB 4 GB
Placa de vídeo AMD Radeon HD 5550, 1 GB / Nvidia GeForce GT 430, 1 GB Nvidia 650M, 1 GB / AMD 5750, 1 GB / Intel Iris Pro 5200, 1.5 GB Série Nvidia 6XX
Espaço em disco 35 GB 35 GB 35 GB

6. Batman: Arkham City

Screenshot do jogo: Batman - Arkham City.
Imagem: Steam / Divulgação.

Batman é um dos personagens de quadrinhos mais conhecidos da cultura pop. Com o lançamento de Batman Begins, em 2005, o hype do personagem cresceu ainda mais.

Também presente em desenhos animados e séries de TV, o maior detetive do mundo encontra seus principais inimigos em Arkham City. A continuação do game Arkham Asylum (2009) continua o bom trabalho de seu predecessor e se destaca pela mecânica e pela história.

Para te colocar na pele do homem-morcego, o jogo oferece uma enorme variedade de gadgets, desde o clássico Batarang até equipamentos mais modernos como um gel explosivo.

Nos combates, você consegue optar por estratégias mais furtivas ou, se preferir, partir para a luta, encarando vários inimigos de uma vez. A capa, ainda, permite que o personagem realize pequenos voos e aproveite o visual da cidade noturna.

Dados do game

Lançamento: 18/out/2011

Desenvolvido por: Rocksteady Studios, Feral Interactive (Mac)

Compre na Steam

Requisitos mínimos Windows Mac OS X
Processador Intel Core 2 Duo, 2.4 GHz / AMD Athlon X2 4800+ Intel Core 2 Duo, 2 GHz
Memória RAM 2 GB 4 GB
Placa de vídeo ATI 3850HD, 512 MB / NVIDIA GeForce 8800 GT, 512 MB Nvidia 640M, 512 MB / Intel HD 4000, 1.5 GB / AMD 290M, 2 GB
Espaço em disco 17 GB 16 GB

7. Indiana Jones and the Fate of Atlantis

Screenshot do jogo: Indiana Jones and the Fate of Atlantis.
Imagem: Steam / Divulgação.

Indiana Jones é um dos maiores clássicos do cinema de aventura. Esse jogo, do gênero point-and-click, pode não trazer muita ação no gameplay, mas compensa com uma história cheia de quebra-cabeças.

Nesse tipo de game, as decisões tomadas e os diálogos com os outros personagens são essenciais para avançar na história. A ambientação é a Segunda Guerra Mundial, com uma corrida para encontrar artefatos raros.

Indiana Jones and the Fate of Atlantis é o título mais antigo (1992) entre os jogos baseados em filmes dessa lista. Esse é um game característico de sua época, sem muitos recursos gráficos e com interações reduzidas. Porém, a atmosfera de mistérios e os puzzles ajudam a prender a atenção.

Dados do game

Lançamento: 1/jun/1992

Desenvolvido por: LucasArts

Compre na Steam

Requisitos mínimos Windows Mac OS X
Processador Qualquer um do ano de 2002, ou superior Intel, 1.8 GHz
Memória RAM 32 MB 128 MB
Placa de vídeo PCI Graphics Card, 2 MB
Espaço em disco 155 MB 2 GB

8. Aladdin

Screenshot do jogo: Aladdin.
Imagem: Steam / Divulgação.

Aladdin voltou à cena com o lançamento do novo filme, a versão live action do clássico da Disney. A história acompanha um jovem pobre, que precisa se virar para sobreviver sozinho na cidade de Agrabah.

As habilidades acrobáticas do protagonista são bem aproveitadas nesse jogo de plataforma. Para avançar nas fases, é preciso executar pulos, desviar de obstáculos e escalar cordas.

A diversão do game passa pelos personagens do desenho animado, como o gênio da lâmpada e o tapete mágico. Feito no molde dos clássicos de plataforma, Aladdin é um jogo de filme ótimo para se divertir e lembrar da animação.

Uma curiosidade: esse game foi originalmente lançado para o console Mega Drive, recebendo versões para outros consoles da época (e computadores) um tempo depois.

Dados do game

Lançamento: 11/nov/1993

Desenvolvido por: Virgin Games

Compre na Steam

Requisitos mínimos Windows Mac OS X
Processador 1.8 GHz 1.8 GHz
Memória RAM 1 GB 1 GB
Placa de vídeo Placa compatível com DirectX 9.0c, 256 MB (VRAM) 256 MB (VRAM)
Espaço em disco 9 MB 9 MB

9. The Lion King

Screenshot do jogo: The Lion King.
Imagem: Steam / Divulgação.

Mais um filme que ganhou notoriedade recente foi O Rei Leão, que também recebeu uma versão live action nos cinemas. A história, que acompanha o desenvolvimento do jovem Simba, é recheada de cenários incríveis e personagens cativantes.

O jogo, em formato plataforma, foi lançado na mesma época da primeira animação. As mecânicas são simples, com alguns comandos de ataque, pulos e escaladas. O design de arte do game é impecável e traz detalhes muito legais como, por exemplo, um efeito de folhas caindo quando Simba pula no topo de uma árvore.

O que marcou, porém, não foi a semelhança com o longa-metragem e os ótimos gráficos para a época. Por outro lado, a dificuldade que o jogo apresenta aos players é o fator que mais se destaca, com escassez de vidas, poucas instruções e algumas travas de movimentação.

The Lion King é um daqueles jogos de filmes que exploram todo o potencial de um bom desenho animado, podendo ser aproveitado por pessoas de todas as idades.

Dados do game

Lançamento: 8/dez/1994

Desenvolvido por: Westwood Studios

Compre na Steam

Requisitos mínimos Windows Mac OS X SteamOS + Linux
Processador 1.8 GHz 1.8 GHz 1.8 GHz
Memória RAM 1 GB 1 GB 1 GB
Placa de vídeo Placa compatível com DirectX 9.0c, 256 MB (VRAM) 256 MB (VRAM) 256 MB (VRAM)
Espaço em disco 9 MB 9 MB 9 MB

Jogos baseados em filmes são muito comuns no mercado, ainda mais quando uma obra faz muito sucesso no cinema. Nessa lista, reunimos apenas algumas opções de games nessa categoria, incluindo títulos bem antigos, mas que resistiram ao tempo por sua qualidade e originalidade.

Encontrar um bom jogo é sempre um desafio. Nos tempos atuais, comandados pelas plataformas digitais, a diversão custa caro para os games modernos, que nem sempre entregam muitas horas de gameplay.

Por isso, vamos dar um crédito especial aos jogos mais antigos desta lista. Com todas as suas limitações de época, é impressionante ver o cuidado estético aos detalhes, que dão um charme especial e os tornam resistentes à passagem dos anos.

Para os gamers que não possuem os PCs mais incríveis do momento, os jogos clássicos são uma ótima oportunidade de experimentar a essência de bons videogames, sem se preocupar com taxas de FPS e configurações no ultra.

E, para os mais velhos, que puderam jogar esses títulos no passado, a possibilidade de retornar àquelas histórias é também uma viagem no tempo, com muita nostalgia e lembranças boas – no caso de O Rei Leão, um pouco frustrantes, também.

Jogar no PC tem suas vantagens. A compatibilidade com games antigos e a disponibilidade de títulos, para todas as configurações de computadores, permite experimentar muitas horas de diversão, independentemente do seu orçamento.

Assine a newsletter da Shopinfo, preenchendo o formulário abaixo, para continuar acompanhando mais dicas de jogos para PC!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *