Qual a configuração mínima para fazer stream?

Um PC gamer preocupado e seu gato, em frente ao computador.
ROTINA GAMER

A configuração mínima para fazer stream depende do tipo de jogo que vai ser transmitido e da qualidade da imagem que será projetada na tela para os espectadores.

Com isso em mente, podemos estabelecer alguns padrões para começar no mundo do streaming. Mais do que o FPS e a resolução da imagem, o conteúdo é a peça principal para uma boa transmissão.

Acompanhe a leitura para saber mais sobre como o computador encara esse tipo de tarefa, juntamente com algumas recomendações de peças fundamentais para fazer uma stream de respeito! 

O processamento de uma stream

Para transmitir o conteúdo de um game pela internet em tempo real, alguns recursos a mais são exigidos do computador. Em primeiro lugar, a renderização das imagens do jogo fica a cargo da GPU.

No entanto, o processador é a peça chave de um PC para fazer stream. Isso porque, além de ter que realizar os cálculos do jogo, a CPU precisa receber as imagens da placa de vídeo e transformá-las em um código a ser interpretado pela plataforma de streaming.

O processo acontece da seguinte forma:

1. O jogo exige que o computador trabalhe as imagens e processe as ações dos players

2. As imagens são renderizadas, gerando um fluxo de vídeo

3. O PC precisa receber o conteúdo, transformá-lo em código e enviar até a plataforma – Twitch, por exemplo

Banner para o teste de desempenho de PC da Shopinfo.

A dificuldade de realizar todas essas operações em tempo real aumenta, à medida que a qualidade dos gráficos do jogo e das imagens também cresce. Portanto, vamos nos basear em uma stream com gráficos em 1080p (Full HD) rodando a 60 FPS.

Para além do hardware, é preciso dizer que a conexão de internet também precisa ser rápida, para dar conta de enviar todos os arquivos até a plataforma sem qualquer tipo de lag.

Por isso, no streaming, conexões por cabo são preferíveis ao Wi-Fi, por terem menos risco de instabilidades e garantirem uma velocidade consistente.

Requisitos para fazer stream

Como discutimos antes, o setup ideal vai depender do tipo de jogo. Depois de entender um pouco mais sobre como os recursos do PC são utilizados nessa tarefa, vamos recomendar algumas configurações para garantir uma performance satisfatória:

CPU

Para o processador, uma CPU quad core (de quatro núcleos) com mais de 2 GHz de velocidade do clock é um bom ponto de partida, capaz de abrigar o multiprocessamento necessário quando estamos jogando e transmitindo.

Como indicações, vamos deixar dois processadores, um Intel e um AMD:

  • Intel Core i3-9100F: quad core; 3,6 GHz
  • AMD Ryzen 3 2200G: quad core; 3,5 GHz
CPU Ryzen instalada na placa-mãe.
CPUs Ryzen oferecem boa performance e ótimo custo-benefício.

GPU

A placa de vídeo não é necessariamente obrigatória para fazer stream, mas é fundamental para rodar alguns jogos mais pesados. Portanto, vamos indicar alguns modelos de entrada, que já vão dar conta de garantir um gameplay fluido.

Aqui, uma Nvidia Geforce GTX 1650 já é suficiente para começar, considerando que as configurações de vídeo dos games não vão estar nos valores máximos.

Memória RAM e armazenamento

Para finalizar, recomendamos escolher memórias RAM na faixa de 8 GB de capacidade, para conseguir uma boa performance nos jogos, além das outras atividades que acontecem enquanto fazemos uma stream.

Esse componente não é o mais caro do setup. Portanto, caso consiga investir em um segundo pente e totalizar 16 GB, as tarefas vão ganhar um desempenho ainda melhor durante a transmissão.

Ao pensar em armazenamento, a disputa entre HDs e SSDs parece cada vez mais vencida pelo segundo lado. Porém, buscando a economia total, um disco rígido convencional não vai comprometer o processo.

Software

O sistema operacional mais indicado para fazer stream é o Windows 10, pela compatibilidade com os jogos e alguns programas para transmissão de tela, como OBS.

Esses softwares são responsáveis por traduzir as imagens do jogo em dados que serão interpretados pelas plataformas de streaming, além de oferecer algumas funcionalidades úteis, como configuração de múltiplas telas, inserção de banners e ajustes na resolução e no áudio de saída.

Acessórios e periféricos

Depois de analisar o hardware principal do computador, precisamos de alguns acessórios para conseguir gravar a voz e a imagem, deixando a stream mais completa e a interação mais dinâmica.

Microfones

Um item essencial para qualquer transmissão é o áudio. Ele é tão importante que pode denunciar o amadorismo de uma stream e irritar o público de tal forma que as pessoas nunca mais vão querer assistir a outra live. Por isso, é necessário investir em um bom microfone.

Um som claro e sem ruídos ajuda o espectador a entender melhor o que está querendo ser dito e pode acarretar em mais viewers e seguidores.

Headsets

Em primeiro lugar, para capturar a voz, muitos streamers utilizam headsets, com fones de ouvido combinados a microfones. Além da comodidade, você garante que o áudio do jogo não vai ser captado juntamente com a fala.

Para um setup iniciante, qualquer headset cumprirá o papel. No entanto, os mais sofisticados trazem mais conforto e qualidade de som, essenciais para streams que duram muito tempo.

Gamers utilizando headsets.
Headsets gamer possuem boa qualidade de som e microfones embutidos para maior comodidade.

Outro ponto interessante é que os games possuem o próprio áudio, ou seja, esse som pode acabar atropelando a fala do streamer. Por isso, ter um headset ajuda a ter uma experiência completa, pois você pode colocá-lo e sentir a ambientação do jogo, sem que uma fonte sonora atrapalhe a outra.

O Headset H60 7.1 da Motospeed é uma ótima opção. Com espuma suave nos protetores de orelha, superfície confortável, graves mais profundos, luzes de LED e microfone extensível, esse acessório digno de pro-players irá elevar seu jogo a outro patamar. 

Botão de compra pelo e-commerce

Webcam

No caso do vídeo, você pode capturar a imagem por meio de uma webcam. Hoje em dia, há vários modelos que suportam resolução Full HD e altas taxas de atualização. Apenas tenha em mente que esse complemento também vai consumir recursos do PC.

Investir nesse equipamento é primordial para as streams ficarem com aparência profissional. Uma imagem com boa resolução e nitidez é o que o público espera.

A webcam Redragon Streaming APEX tem ótima relação custo-benefício. Possui resolução 1920 x 1080 de 30 fps, lentes ópticas antirreflexo de dupla face, taxa de quadros de H264, 1080 a 30 fps e foco automático. Além disso, tem microfone embutido.

Botão de compra pelo e-commerce

Cadeira gamer

Outro acessório importante é a cadeira. Justamente por ficarmos muito tempo sentados durante a transmissão, investir em um produto confortável e ergonômico é ótimo para diminuir o estresse sobre o corpo.

A cadeira gamer Dazz Prime-X é um modelo ideal com estilo de pro-player. Possui apoio de braço ajustável, almofada para pescoço e mecanismo de ajuste com 180°. Além de ter um visual lindo. 

Botão de compra pelo e-commerce

Computador extra

Por fim, vale lembrar que também existe a possibilidade de utilizar um segundo computador só para fazer stream, separado do PC que está executando os jogos. Nesse caso, a carga sobre a máquina é menor, assim como as configurações mínimas.

Para utilizar outro computador, é preciso enviar as imagens transmitidas do PC principal, o que pode ser feito por meio de uma placa específica para captura de vídeo, que também vai garantir que o envio das imagens ocorra de forma fluida.

Onde fazer stream?

Existem diversas plataformas para fazer stream. As principais são Twitch e YouTube Gaming. Confira as características de cada uma e escolha a ideal para você. 

Twitch

Para quem deseja se profissionalizar nos streamings, a Twitch é, com certeza, o lugar. Sendo a maior plataforma de stream, é possível ter uma ótima exposição. A ideia é focar na produção de conteúdos e ter bons equipamentos para se destacar.

YouTube Gaming

Para aqueles que estão começando, YouTube Gaming é uma ótima opção. Por um lado, é possível monetizar transmissões com anúncios e inscrições no canal. No entanto, pensando nos pontos negativos, tem baixíssima possibilidade de customização e algoritmos complicados.

Para conferir como fazer stream no YouTube, se liga no vídeo do Produccine.

https://www.youtube.com/watch?v=HaK2PPGx4Vs

Facebook Gaming

Um ponto positivo do Facebook Gaming é a grande variedade de customização e a rede de conhecidos que você já possui. Tornando-se boa opção para quem está começando, essa plataforma tem ganhado cada vez mais visibilidade nos últimos tempos.

Mixer, Nimo.TV, Nonolive e Cube.TV. são outras opções de plataformas para stream.  Observe a interface, conheça as configurações e os sistemas de configuração de cada uma e escolha aquela que mais faz sentido para você. 

Como começar a fazer stream?

Para começar, antes de mais nada, são necessários alguns passos, como instalar um software de transmissão, podendo ser os programas para fazer streamXSplit ou OBS. O primeiro é gratuito e mais simples de usar e para fazer o download é preciso entrar no site. Já o segundo vem ganhando cada vez mais espaço.

Outro ponto para começar com os streams é definir um nicho. Essa ação permite que os seus conteúdos sejam focados em um único tema, e não uma bagunça de assuntos em que ninguém se acha.Uma questão também importante é quanto de upload para fazer stream. O recomendado é que fique a 672 kbps e um pouco acima de 1,6 Mbps. Além disso, como já ressaltamos, a escolha de bons equipamentos é muito importante para ter resultados positivos.

E o seu PC, já está preparado para fazer uma stream? Se precisar fazer um upgrade, ou estiver em busca de uma nova máquina, não deixe de conferir o site da Shopinfo, com opções de setups para vários orçamentos diferentes. Clique no banner para acessar a loja virtual!

Banner para a loja virtual da Shopinfo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *